Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Alunos de escola público do AC desenvolvem ‘mini placa solar’

Um projeto desenvolvido por um grupo de quatro estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Rio Branco utiliza o calor do sol para a produção de energia de forma sustentável. De acordo com os estudantes, o trabalho deles foi selecionado para participar de uma feira de ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul.

A criação dos estudantes é o protótipo de uma mini placa solar. O calor do sol aquece uma folha de papelão e com a ajuda de pequenos transmissores, é transformado em energia. A pesquisa deles foi selecionada para participar do Mostratec.

Segundo os alunos, foi através de muitas horas de estudo na biblioteca da escola que a ideia de desenvolver o projeto surgiu. “Nós observamos que o que mais aqui é o calor do Sol. Ou seja, é uma energia extremamente abundante. Então procuramos aplicar ela em um projeto que seria sustentável”, explica a estudante Bruna Letícia.

De acordo com os estudantes, a pesquisa contou com o apoio do professor de Física. O professor Paulo César diz que mesmo antes deles embarcarem para o Rio Grande do Sul, ele se sente orgulhoso com os resultados e conquistas dos alunos.

“Mostra que a gente está tentando fazer um trabalho científico, voltado para todas as disciplinas. O essencial de tudo é a busca de um conhecimento mais diferenciado para que eles tenham capacidade de desenvolver todas as habilidades. Quem sabe, futuramente, eles serão pesquisadores ou cientistas, que o Brasil tanto precisa”, diz o professor de física.

A coordenadora de ensino Rosana Paiva diz que o reconhecimento do grupo serve de exemplo para os outros estudante. “A gente percebe que os meninos buscam, estudam, procuram fazer e mostrar o melhor. Com certeza vai refletir no conhecimento, no crescimento como pessoa, como aluno e também como aprendizado mesmo”, afirma.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros