Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O dilema do Parque dos Búfalos

SOS Mata Atlântica lamenta liberação de moradias em uma das últimas áreas verdes na Cidade Ademar, zona sul da capital paulista.
Uma má notícia para São Paulo: o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acaba de liberar a construção de moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida” na área do Parque dos Búfalos, região de manancial da represa Billings. Estão ali treze nascentes que abastecem a já tão fragilizada e poluída represa, que tem sido uma alternativa à crise de água que atinge a cidade.

Escolhido pela Prefeitura, governo estadual e federal para construção do conjunto habitacional, o Parque dos Búfalos é uma das últimas áreas verdes na Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, utilizada há anos como opção de lazer e recreação pelos moradores da região, que se mobilizam pela criação de um parque municipal. A partir de uma ação dos moradores e outra do Ministério Público, a Justiça havia concedido, em fevereiro deste ano, liminar mantendo a área do Parque dos Búfalos preservada, sem construções, sob alegação dos impactos ambientais do projeto.

Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, observa que a liberação judicial não é a licença do empreendimento e que o importante neste momento é dar continuidade ao movimento social em defesa das áreas protegidas e dos mananciais, o que incluirá também a sociedade ser ouvida nas audiências públicas do processo de licenciamento ambiental.

“Não podemos continuar a conviver com um modelo de habitação que não contempla a proteção e a recuperação de áreas verdes e de mananciais como de interesse social. Preservar mananciais é garantir a prestação de serviços ambientais essenciais à população, como o próprio abastecimento de água. A questão é até quando continuaremos com esse modelo de construção de moradias a qualquer custo”, questiona.

Ao custo de R$ 380 milhões, o projeto prevê a construção de 193 torres, com 3.860 apartamentos e capacidade para cerca de 15 mil moradores. Tamanho equivalente ao de uma pequena cidade do interior paulista, como Salesópolis ou Pirapora do Bom Jesus.

“Precisamos de moradias e de equipamentos sociais que venham a ser implantados em harmonia, equilíbrio e respeito ao ambiente e à legislação. Mananciais são áreas de interesse e função social essenciais e devem ser preservados”, conclui Malu.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros