Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Google lança ferramenta que calcula custos da energia solar

Um número crescente de pessoas recorre à internet para obter informações sobre potenciais economias que poderiam fazer ao optar pela energia solar. De olho nessa demanda, o Google lançou na última segunda-feira (17) seu mais recente empreendimento no mundo das fontes renováveis: o Project Sunroof.

Trata-se de uma ferramenta on-line que ajuda proprietários a calcular o potencial de captação de energia solar dos seus telhados e decidir se vale a pena instalar um sistema fotovoltaico em casa.

De acordo com o blog Google Green, a iniciativa é testada atualmente na área da Baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston, mas poderá ser estendida para todos os 50 estados americanos e, posteriormente, para outros países.

Funciona assim: quem estiver em uma das regiões de teste, basta digitar o endereço residencial ou comercial no Projeto Sunroof para saber o quanto de luz solar atinge seu telhado ao longo do ano.

Fatores considerados – São levados em conta fatores como a orientação do telhado, sombra de árvores e edifícios nas proximidades, além dos padrões climáticos locais. Outra possibilidade é digitar o montante típico que se paga na conta de energia elétrica para personalizar os resultados.

A ferramenta combina todas essas informações para estimar a quantidade que o proprietário poderia economizar com painéis fotovoltaicos e ainda ajuda a conectá-lo com fornecedores locais da tecnologia.

De olho no potencial das energias renováveis e também na economia de suas operações, o Google já investiu US$ 1 bilhão em projetos de geração limpa, publicou um vídeo (em inglês) para divulgar o projeto.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros