Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Fiscalização flagra despejo de óleo queimado em açude de Maceió/AL

Uma retífica situada num complexo de galpões às margens da Avenida Menino Marcelo, em Maceió, teve suas atividades suspensas, nesta segunda-feira (17), devido a um flagrante de crime ambiental que autuou o local por dois atentados criminoso.  
Fiscais da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) que estavam realizando um procedimento de coleta de água no açude do Distrito Industrial testemunharam os crimes.

A empresa foi interditada pela acusação de cometer o derramamento de óleo queimado nas margens do açude e também por armazenamento de óleo em caixa improvisada que pode provocar contaminação do solo. A multa por este crime pode chegar a até R$ 200 mil. O estabelecimento tem o prazo de 48 horas para apresentar defesa à Sempma.

O secretário de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia, afirma que o flagrante é grave, pois há riscos de contaminação do lençol freático. “Este crime é gravíssimo. Corre risco toda uma população que é abastecida por poços artesianos desta região. A absorção de água com quantidades consideráveis deste óleo pode ocasionar sérios riscos à saúde”, relata.

Devido ao flagrante, uma operação foi iniciada no local e doze galpões foram notificados por não terem a Licença Ambiental de Operação. Em um deles um caminhão de recolhimento de resíduos estava com o material recolhido, de pelo menos três dias, parado, e o chorume escorria pela calha do caminhão, contaminando o solo.

De acordo com o fiscal da Sempma, Rosivan Mendes, esses atentados colocam a vida das pessoas em risco. “Todo esse chorume é absorvido pelo solo e consequentemente, agride a região, podendo ocasionar reações à saúde humana por inalar os gazes”.

Os proprietários dos galpões devem procurar a secretaria para se regularizar e obter a licença. Já no caso da empresa que presta serviços de recolhimento de lixo, as providências foram tomadas no mesmo dia, e o caminhão foi direcionado ao aterro sanitário. Os proprietários devem pagar multa pelo dano causado.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros