Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Austrália para projeto de mineração na Grande Barreira de Corais

A justiça australiana paralisou nesta quarta-feira (5) um grande projeto de mineração do grupo indiano Adani que, segundo os ativistas ambientais, representa uma ameaça para a Grande Barreira de Corais, considerada patrimônio da humanidade.

A decisão foi aplaudida pelos ecologistas, mas o grupo Adani expressou a determinação de prosseguir com o projeto, que representa um investimento de 16,5 bilhões de dólares australianos (11,08 bilhões de euros).

“Com o consentimento das partes, a Corte Federal deixou de lado oficialmente a autorização concedida pelas autoridades ao projeto Carmichael”, anunciou o ministério do Meio Ambiente.

O projeto, que a Austrália autorizou em julho de 2014, prevê a exploração de uma mina de carvão no estado de Queensland, que seria uma das maiores do mundo, a construção de uma linha ferroviária de 189 km e a ampliação de um porto de carvão em Abbot Point, perto da Grande Barreira de Corais.

A mina deveria produzir 60 milhões de toneladas por ano de carvão térmico. Em troca, o governo australiano havia adotado severas restrições ambientais.

Associações de defesa do meio ambiente criticaram a autorização por considerarem que o projeto seria responsável pela emissão de grandes quantidades de gases do efeito estufa, por suas consequências negativas para espécies vulneráveis e pelo “pobre balanço ambiental” do grupo indiano.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros