Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Aposentado já plantou mais de 16 mil árvores em SP

Caminhando pela parte mais fechada da vegetação até o local onde as mudas são recém-plantadas, o administrador aposentado Hélio da Silva, 62, sabe dizer a idade de quase todas as árvores do parque linear Tiquatira, na Penha, zona leste de São Paulo. É ele quem vem plantando exemplares na região há 10 anos.

A ideia era colocar 5 mil unidades. Hoje, no entanto, na contagem do próprio Hélio, são 16.591 árvores, de 170 espécies diferentes, a maioria nativa da Mata Atlântica.

“Algumas pessoas acham que sou funcionário da prefeitura”, afirma ele, que teve de conseguir autorização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente antes de plantar e não ganha nada pelo trabalho. Por um tempo, diz que gastou R$ 2 mil por mês com mudas e adubo.

Problemas – Além de plantar, é preciso cuidar da herança que ele diz deixar para os três filhos, os netos e a cidade. Assim, agora no outono, que não é época de plantio, ele poda as mudas. “São Paulo me deu tudo. Estou só retribuindo.”

Ele conta que, quando começou, achavam que era louco. Sua mulher, Leda Vitoriano, era uma dessas pessoas. “Eu dizia: ‘você faz tudo e quem vai levar a fama são os vereadores’”, conta ela, que acha que o casal comprou brigas desnecessárias.

A principal foi com comerciantes da região, já que a vegetação começou a tapar a visão das lojas da Avenida Carvalho Pinto. As primeiras 500 mudas foram destruídas. “De cada 10 que eu plantava, arrancavam oito.”

Após quatro anos e 5 mil árvores, a prefeitura transformou, em 2007, o Tiquatira no primeiro parque linear (ao longo de rios) da cidade e lá instalou banheiros e equipamentos de lazer.

Há 12 anos no ponto, o vendedor de coco Antônio Ferreira, 52, testemunhou o processo. “As pessoas começaram a caminhar mais aqui, o movimento dobrou.”

Mas Hélio também ouve piadinhas. “Me perguntam para quem estou plantando. Digo: ‘para o seu neto, porque logo, logo você já era!’.”

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros