Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mutação de margaridas de Fukushima pode ter acontecido por causas naturais

As imagens de margaridas ‘mutantes’ fotografadas na região de Fukushima, no Japão, onde um acidente nuclear ocorreu após um terremoto em 2011, podem não ser o que parecem.  
A foto foi publicada no twitter por um usuário japonês no dia 27 de maio e repercutiu nas redes sociais. Normalmente ele posta informações sobre radiação e quando as pessoas viram a foto já consideraram que a radiação teria causado a má-formação. A foto foi tirada a 112 quilômetros de Fukushima. A causa da má-formação pode ser um fenômeno chamado faciação.

Os biólogos ouvidos pelo UOL explicam que o fenômeno é recorrente na natureza e que determinar a relação com materiais radiotivos é precipitado. O formato como cresceram as flores é bastante conhecido e chamado de faciação.

“Não temos as informações necessárias para saber se estas flores incomuns são o resultado de mutações genéticas, muito menos para saber se estas mutações são o resultado da radiação proveniente de Fukushima”, disse o coordenador do Laboratório de Fisiologia Molecular de Plantas do Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo), Carlos Hotta.

O pesquisador do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética da Unicamp (Universidade de Campinas) Cleverson Matiolli explica que esse tipo de formação traz desvantagens reprodutivas para a planta, e por isso, encontrar plantas nesse formato é raro. As mutações podem ter diversas causas, segundo Matiolli. Desde os raios ultra-violetas emitidos pelo sol, até fatores ambientais, infecções por vírus e bactérias. Para ele, não há razão para alarme sem uma investigação adequada.

Fonte: UOL

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros