Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Embarcações precisarão usar transposição para cruzar rio Xingu

Embarcações que se deslocam pelo Xingu, no sudoeste do Pará, precisarão usar um sistema de transposição para cruzar a região da Volta Grande, onde está sendo construída a usina hidrelétrica Belo Monte.

De acordo com a Norte Energia, responsável pelo empreendimento, o sistema de transposição existe desde 2013 e já transportou mais de duas mil embarcações, mas a partir de 6 de julho ele será a única forma de atravessar o rio perto do canteiro de obras.

A transposição é uma das exigências do Projeto Básico Ambiental da usina – sem ele, a construção da hidrelétrica não teria sido autorizada. O sistema garante a navegabilidade das embarcações entre a Volta Grande do Xingu e o trecho posterior da barragem principal do empreendimento, situada próximo à Casa de Força Complementar da Usina, no Sítio Pimental.

Segundo a norte, o serviço será totalmente gratuito e terá capacidade para transportar embarcações de até 35 toneladas entre os dois lados do rio. Os barcos serão içados, retirados da água, postos em carretas e levados para a outra margem do rio, enquanto passageiros seguem por vans. O trajeto tem aproximadamente 800 metros e o processo leva entre oito e 12 minutos.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros