Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Sistema de baixo custo economiza até 30% de água na agricultura

Uma ferramenta que permite evitar o desperdício de água em até 30% no manejo da irrigação na agricultura foi desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Segundo os criadores, ela pode ser aplicada em produções agrícolas de todos os portes de forma prática.

A pesquisadora do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Araraquara, Sonia M. Zanetti explica que a ferramenta inclui um sensor que mede a umidade do solo e um equipamento eletrônico sem fio que envia as informações obtidas para um computador, que realiza a análise dos dados ao produtor.

O sensor é uma mistura de óxidos semicondutores e o pó obtido é conformado por prensagem, gerando um elemento cerâmico poroso. “As propriedades elétricas do sensor são alteradas pela presença da água, assim é possível medir a umidade pelo monitoramento da resistência elétrica do sensor cerâmico. Quanto mais água estiver presente no solo, maior será a alteração da resistência”, explicou a pesquisadora.

O sistema é composto por sondas instaladas na plantação e uma plataforma online. As sondas monitoram a temperatura e a umidade do solo em até três níveis de profundidade simultaneamente, coleta os dados e envia para uma plataforma online, que permite ao produtor acessar e tomar decisões relacionadas ao manejo da irrigação da cultura.

Além de coletar dados e os disponibilizar para o produtor, o sistema pode ser integrado com dados climáticos disponíveis, como previsão do tempo, índices pluviométricos, temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento. Por meio da utilização de inteligência artificial, é possível fazer análises avançadas do solo e do plantio com base em históricos de dados, tendências e estatísticas, fornecendo ao produtor uma segurança e otimização no manejo da irrigação.

Desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Sencer, o sistema de monitoramento é de baixo custo, dispensa manutenção e é compatível com várias plataformas.

Valdir Pavan, diretor da Sencer, explica que a maioria dos produtores rurais irriga, em média, 30% a mais que o necessário. Por isso, além de uma simples solução, o objetivo do sistema é gerar conhecimento para o agricultor. “Se ele contar com ferramentas para monitorar sua propriedade e melhorar o manejo da irrigação, haverá economia de água e energia, além do aumento de produtividade e melhoria na qualidade do cultivo”, destacou.

Água na agricultura

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a atividade agropecuária é a principal responsável pelo uso da água. Cerca de 70% de toda a água consumida no mundo, é utilizada na irrigação das lavouras, número que se eleva para 72% no caso do Brasil, país com forte produção neste segmento da economia. Depois do setor agrícola, vem a atividade industrial, que é responsável por 22% do consumo de água no mundo, somente depois vem o uso doméstico, que é responsável por 8% de toda a utilização dos recursos hídricos.

Esse cenário revela que não apenas as residências e os comércios devem economizar, mas também os setores primário e secundário da economia, adotando medidas de contenção da utilização de água.


Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros