Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Califórnia determina grandes cortes de água para agricultores

O estado da Califórnia ordenou o maior corte de água já registrado aos agricultores que detêm alguns dos mais antigos direitos sobre a água do estado, segundo a Associated Press.

As autoridades anunciaram nesta sexta-feira (12) a decisão de cortar os direitos de mais cem agricultores que utilizam as águas das bacias do Rio Sacramento e San Joaquin.

Esta é a primeira vez que o estado obriga um grande número de antigos detentores de direitos de água a cortar o consumo.

A medida adotada pelo Conselho Estadual de Controle de Recursos Hídricos mostra que a Califórnia está aplicando restrições a cada vez mais usuários afim de reduzir o uso de água durante a atual seca, que se afeta o estado há mais de quatro anos.

“Estamos agora no ponto em que a demanda está superando nosso sistema de abastecimento inclusive para os etentores de direitos hídricos mais antigos”, disse Caren Trgovcich, vice-diretora do conselho de recursos hídricos.

A ordem é válida para agricultores cujos direitos ao uso de água foram reivindicados há mais de um século. Muitos desses agricultores dizem que o estado não tem autoridade para ordenar os cortes.

Há poucos medidores de água ou sensores instalados para monitorar o consumo, portanto o cumprimento das restrições não podem ser fiscalizados de forma plena.

A Califórnia já ordenou cortes de água nas cidades e para muitos outros agricultores. Milhares de agricultores com direitos de água mais recentes já foram obrigados a cessar todo o bombeamento de água das bacias do San Joaquin e Sacramento. Eles estão recorrendo a outras fontes, como poços e barragens.

No início do ano, em uma ação semelhante, foi anunciada uma restrição do uso de água dos rios que abastecem os reservatórios da Grande São Paulo. Foi uma ação conjunta dos governos federal e estadual.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros