Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Baixa umidade leva capital federal a decretar emergência ambiental

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou estado de emergência ambiental devido à queda da umidade relativa do ar, comum nesta época do ano no Distrito Federal.  
O decreto foi publicado na edição de terça-feira (16) do Diário Oficial do Distrito Federal e autoriza participantes do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais a desenvolver ações para minimizar as ocorrências de queimadas.

O subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos dos Animais, Rômulo Mello, disse que entre as medidas sprevistas no plano estão a realização de palestras de conscientização, além de trabalhos de manejo em áreas de campo para dificultar a proliferação de incêndios, além da contratação de profissionais temporários.

“Daremos palestras e oficinas para conscientizar as pessoas sobre os riscos de incêndio nessa época mais seca. Construiremos aceiros para dificultar a proliferação de incêndios em áreas de maior risco e vamos orientar os produtores rurais para que façam abafadores para combater pequenos focos de incêndio”, detalhou Mello.

Ele acrescentou que as medidas preventivas adotadas apresentaram resultado e que órgãos envolvidos no plano de prevenção, como o Corpo de Bombeiros, já identificaram redução de 50% no total de incêndios em relação ao mesmo período do ano passado.

Outra medida é a contratação de profissionais para atuar no combate a incêndios. A assessoria do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou serão contratados brigadistas temporários para combater o fogo dentro de parques, reservas ambientais e unidades de conservação. Eles devem atuar nos seis meses de seca no Distrito Federal.

Segundo assessores do Ibram, ainda não foram registradas queimadas em áreas de proteção.

A umidade relativa do ar ainda não apresenta estados críticos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a medição mais baixa, nesta semana, foi 44%. De acordo com técnicos do Inmet, até o fim da semana, a umidade do ar pode chegar a 35%.

O decreto prevê que os órgãos participantes do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais executem as medidas necessárias para minimizar as ocorrências e os efeitos das queimadas.

Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros