Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 25 de maio de 2015

França proíbe supermercados de destruírem comida não-vendida

Os deputados franceses aprovaram por unanimidade a lei que proíbe o supermercados de destruir os alimentos que sobram nas prateleiras. A medida visa diminuir o desperdício alimentar, inibindo uma prática muito comum entre as grandes redes varejistas: despejar água sanitária sobre os alimentos que não foram vendidos para deixá-los impróprios para o consumo.


De acordo com o deputado socialista e autor do projeto, Guillaume Garot, "ver produtos químicos despejados sobre grandes latas de lixo repletas de alimentos consumíveis é um escândalo". Por isso, a partir de agora, os distribuidores serão obrigados a utilizar todos os víveres que não forem consumidos, seja por meio de doações, para a alimentação animal ou, em último caso, para serem usados como adubo na agricultura.

Supermercados e hipermercados com mais de 400 metros quadrado terão de estabelecer convênios com associações de caridade, de modo a facilitar as doações. Os produtos que levam a marca dos mercados - que, atualmente, retornam ao fornecedor para serem destruídos - também passarão a ser doados. A lei prevê ainda que a luta contra o desperdício seja integrada à grade escolar.

Reação

A Federação do Comércio e da Distribuição emitiu um comunicado lamentando a aprovação da medida. De acordo com o texto, assinado pelo presidente da associação, Jacques Creyssel, "a grande distribuição representa apenas 5% do desperdício alimentar". Portanto, a lei estaria "errando o foco".

"Somos os primeiros doadores e mais de 4,5 mil lojas assinaram convênios com associações humanitárias. Vamos reunir em caráter de urgência as associações com as quais trabalhamos para examinar as consequências da nova medida", afirma a Federação.

Em média, cada francês joga fora entre 20 e 30 quilos de comida por ano, o que representa um prejuízo anual de 12 a 20 bilhões de euros. Em 2012, o governo estabeleceu a meta de reduzir pela metade o desperdício alimentar até 2025.

Fonte MSN Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros