Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Campina Grande tem projeto educacional para plantar 40 mil árvores

A Prefeitura de Campina Grande, na Paraíba, está desenvolvendo importantes ações visando a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida da população.


Uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) teve início em junho do ano passado, com o lançamento do programa "Minha Árvore", que consiste no plantio de diversas espécies ornamentais nas ruas, praças, canteiros e outros logradouros públicos. A previsão é plantar 40 mil novas árvores na cidade. O programa já proporcionou o plantio de cinco mil mudas.

O programa de educação ambiental está sendo desenvolvido numa parceria da Coordenadoria de Meio Ambiente com a Secretaria de Educação, junto às escolas da rede municipal de ensino.

"Além de participar das atividades teóricas e práticas, os alunos da rede municipal aprendem a exercer cidadania. Percebe-se a imensa satisfação de estudantes de várias idades envolvidas no processo. Sempre atentos às explicações e nas atividades práticas, eles demonstram a plena satisfação. Eles serão desta forma, importantes agentes multiplicadores, incentivando, inclusive os pais e as mães para plantar as mudas em suas casas, embelezando o bairro e trazendo mais qualidade de vida para a população", ressaltou Denise Sena, coordenadora de Meio Ambiente.

A coordenadora lembra os importantes benefícios trazidos pela vegetação, a exemplo da oferta de sombras, possibilitando a consequente diminuição da temperatura; conservação da saúde dos solos, evitando a erosão, com suas raízes; redução das doenças respiratórias e da poluição sonora.

O programa "Minha Árvore" já beneficiou mais de 1.500 estudantes da rede pública. Paralelamente às aulas e ao plantio de mudas, técnicos da Prefeitura estão realizando visitas residenciais, fazendo o cadastramento, incentivando a adesão ao projeto e a ampliação do número de plantas em jardins e quintais. "A Prefeitura presta total assistência para quem aderir ao projeto e plantar uma árvore em casa", garantiu a coordenadora.

Com o objetivo de identificar a atual situação em relação às áreas verdes de Campina Grande, a Prefeitura está realizando um censo arbóreo, em toda a cidade, tendo em vista não haver, ainda o real déficit. O trabalho, que visa levantar dados sobre o total de plantas existentes, deverá ser concluído até o final do ano.

Qualquer cidadão pode aderir ao "Minha Árvore", basta telefonar para a Sesuma e solicitar o plantio, informando o bairro e o local, que é escolhido pelo próprio morador e pode ser na calçada, jardim ou no próprio quintal. A equipe responsável vai até o local, realiza o plantio e instalada a grade de proteção.

Serviço:

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) – (83) 3341-0600. 

Fonte: Ciclo Vivo

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros