Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 14 de abril de 2015

Sustentabilidade: um caminho permanente a ser trilhado

Como produzir mais com menos? Dal Marcondes, jornalista e fundador do Portal Envolverde fala sobre o assunto na entrevista a seguir. O especialista é presença confirmada no V Seminário de Sustentabilidade Ambiental do Sistema FIEPE, próximo dia 28 de abril, no Recife.


O Sistema FIEPE realiza o V Seminário de Sustentabilidade Ambiental para disseminar e debater conceitos de sustentabilidade possíveis de serem alcançados pelas indústrias. Nesta edição, que acontece dia 28 de abril na FIEPE, estarão em pauta o entendimento sobre a economia verde e a importância para a sustentabilidade corporativa. Confira.

A busca pela sustentabilidade virou prioridade para empresas ou o caminho ainda é longo?

Sustentabilidade não é uma meta a ser atingida, mas um caminho permanente a ser trilhado pelas empresas e pelas pessoas. A cada conquista uma nova demanda se abre à frente e precisa ser compreendida e equacionada pelos gestores. Sempre há mais a ser feito. O bom desse formato de busca permanente pela sustentabilidade é o estímulo que isso dá à inovação, não apenas em tecnologias, produtos e serviços, mas também em modelos de gestão.

É possível fazer com que a sustentabilidade e o desenvolvimento empresarial/industrial caminhem juntos?

Não apenas é possível, como também necessário. Para as empresas a busca pela sustentabilidade significa melhor gestão de recursos, de materiais, de energia, de água. Ou estabelecer metas de sustentabilidade, como redução de emissões de gases estufa, utilizar menos recursos naturais e buscar maior qualidade e eficiência para produção e e gestão são requisitos essenciais do século XXI e de uma economia realmente moderna.

Processos mais modernos, de menor impacto ambiental, já são realidade dentro das empresas? Você tem algum número?

As grandes empresas globais já lidam com questões relacionadas à sustentabilidade de forma muito orgânica. Não apenas trabalham em seus processos, como exigem de seus fornecedores as mesmas métricas de eficiência que impõem aos seus próprios processos. Empresas que fazem parte da cadeia de fornecimento de grandes precisam estar atentas às demandas de mercado, principalmente porque as especificações estão mudando de forma muito rápida e o que era aceito ontem pode não mais ser o suficiente amanhã. Um exemplo é o Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta trabalhado pelo Walmart Brasil com mais de 40 de seus principais fornecedores. Foram estabelecidas metas de redução de resíduos, emissões, consumo de água, utilização de energia e outros requisitos sociais e ambientais. Praticamente todos os produtos envolvidos tiveram reduções significativas de custos em seus processos de produção. Há diversos exemplos de sucesso. Os principais vêm de empresas que estão assumindo a ponta nessa direção, tais como empresas que são cotadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo – ISE-BM&FBOVESPA. São empresas que há mais de 10 anos estão aprimorando seus processos e seus modelos de gestão e incorporando valores de sustentabilidade no centro de seus planos de negócios e planejamento de operações.

De que forma as organizações podem implementar economia verde com menor comprometimento financeiro?

Economia Verde ou economia sustentável significa basicamente produzir mais com menos. Ou seja, os custos de produção caem. Claro que há investimentos em desenvolver novos modelos de produção e na busca por inovação tecnológica ou de gestão. Mas dentro de um plano de médio prazo, a empresa consolida melhores margens a partir de uma visão integrada de negócios e sustentabilidade.

As expectativas a curto e médio prazo são turvas ou já estão mais cristalinas?

No médio prazo as perspectivas dependem de decisões das empresas. As que evoluírem para uma nova forma de produzir e oferecer seus produtos e serviços à sociedade certamente terão mais competitividade. Aquelas que ficarem esperando para ver o que vai acontecer irão atuar a reboque e possivelmente não terão as mesmas oportunidades do que aquelas empresas que liderarem as mudanças.

Fonte: Envolverde

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros