Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Limeira atinge 6 mil casos de dengue e mortes suspeitas sobem para oito

A epidemia de dengue em Limeira (SP) chegou a 6.070 casos confirmados e oito mortes suspeitas.
De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (30), os óbitos de um homem de 79 anos, que estava internado no Hospital da Unimed, e de uma mulher de 57, atendida no Humanitária, serão investigados e aguardam o resultado do laudo do Instituto Adolfo Lutz. As vítimas morreram no sábado (28) e no domingo (29). A Secretaria de Saúde ainda aguarda a confirmação de outras seis mortes.

Além das oito mortes suspeitas, Limeira já tem sete óbitos confirmados. O último, de uma mulher de 60 anos, foi divulgado pela administração municipal na sexta-feira (27). Ela morreu no dia 15, segundo a Secretaria de Saúde. O quadro da cidade em relação à dengue é o pior entre os 18 municípios da região de Piracicaba (SP). Elias Fausto (SP) também enfrenta uma epidemia, com mais de 200 casos, mas sem nenhuma morte. Iracemápolis também tem 207 doentes e 1 morte suspeita.

Entre as sete vítimas de Limeira, seis são mulheres, com idades entre 14 e 62 anos, e uma é um idoso de 79 anos. Ele foi o único que não morreu em hospitais, segundo o Executivo. Em relação aos oito óbitos que estão sendo investigados, quatro são de mulheres e quatro de homens.

A situação de emergência que Limeira enfrenta motivou a realização de um Dia D na sexta-feira. Foi o terceiro mutirão desse tipo realizado nos últimos 30 dias. A ação visitou mais de 3 mil imóveis. No domingo, foi realizada a nebulização de 211 pontos comerciais da cidade.

Secretário volta – O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo, José Renato Nalini, suspendeu a liminar da Justiça de Limeira que determinava o afastamento do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio da Silva, por 60 dias. A decisão foi anunciada na noite de sexta-feira (27) e permitiu o retorno imediato de Silva à frente da Pasta. A Prefeitura informou ao G1 que ele retornou ao trabalho na segunda-feira (30).

A liminar que afastou o secretário foi concedida no último dia 20 pelo juiz Adilson Araki Ribeiro, que aceitou ação proposta pelo Ministério Público (MP). Além da saída temporária do responsável pela Saúde em Limeira, a ação pediu a intensificação do combate à dengue, como o uso de fumacês veiculares. Também exigiu que a Prefeitura apresentasse um cronograma de nebulização e uma lista dos bairros onde há casos confirmados da doença.

Atendimento em contêineres – Por conta da epidemia de dengue, um hospital da cidade resolveu colocar dois contêineres do lado de fora da unidade para atender pacientes com sintomas da contaminação. As estruturas têm capacidade para receber cerca de 120 pessoas diariamente.

O atendimento nos contêineres, que conta com enfermeiros e outros profissionais de saúde de plantão, está organizado em dois tipos de procedimentos, segundo a Unimed, que improvisou os espaços. Uma das unidades é destinada aos pacientes que precisam ser medicados. A outra está reservada somente para quem espera resultados. Este local, no entanto, também poderá ser usado para abrigar doentes, caso haja necessidade. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros