Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

IBGE disponibiliza mapas vetoriais sobre a hidrogeologia na região Sul

O IBGE disponibiliza um conjunto de dados hidrogeológicos (ciência que estuda as águas subterrâneas) da região sul do país em formato digital (shape) e no formato pdf, realizados pelo IBGE e outros órgãos que atuam nesta área.


As informações apresentadas visam fornecer um maior conhecimento sobre o comportamento dos aquíferos (formações geológicas capazes de armazenar, circular e produzir águas subterrâneas) que compõem a região Sul, oferecendo subsídios para o planejamento, gestão e uso racional e sustentável dos recursos hídricos. Estes mapas podem ser acessados pelo link




O mapa hidrogeológico da região Sul em formato vetorial permitirá maior manipulação pelo usuário. A escala de disponibilização é de 1:1.700.000 (1 cm = 17 km).

O mapa compartimenta cartograficamente um conjunto de unidades hidrogeológicas, definidas com base nas suas características geológicas e nos valores das vazões dos poços tubulares perfurados nesta região, dos quais 19.707 serviram de base para esta pesquisa. Com isso, podem ser individualizados três grandes conjuntos ou domínios hidrogeológicos: poroso, fissural e poroso-fissural; as variações de potencial são identificadas no mapa através da gradação de tons de cor mais claros (menor produtividade) a mais escuros (maior produtividade).

Fonte: IBGE

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros