Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

Programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água a partir desta segunda (16/03)

No dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Criada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro – a data visa a discutir globalmente e chamar atenção para os problemas relacionados aos recursos hídricos disponíveis no planeta.


Para colaborar com as reflexões sobre o tema, a TV Brasil apresenta, a partir desta segunda-feira, 16 de março de 2015,  programação especial com séries nacionais e internacionais, programas produzidos em diversas regiões do país e reportagens especiais que vão ao ar no telejornal Repórter Brasil, nas edições da tarde (12h) e da noite (21h). As atrações especiais vão até o próximo domingo, 22 de março.

Séries de documentários no Especial Nova Amazônia

Programa produzido pela TV Cultura do Amazonas, o Nova Amazônia vai mostrar, em cinco episódios especiais, o cotidiano de quem vive em casas flutuantes, como é feito o transporte de pessoas e cargas pelos rios da região, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, o funcionamento do ciclo hidrológico da região amazônica e como se deu a formação do maior rio do mundo - o Amazonas. Apresentada pela publicitária Barbarah Israel, a atração vai ao ar de segunda (16) a sexta-feira (20), às 17h30.



Al Natural – Água em Tempo de Sede

A série Al Natural – Água em Tempo de Sede discute, em cinco episódios, os problemas enfrentados na América Latina em relação à água. Conduzida pelo jornalista e fotógrafo Alejandro Balaguer, a atração promove a conservação dos recursos naturais, a consciência diante da mudança climática, a realidade social e a cultura tradicional dos diversos povos da América Latina e do Caribe, em busca de um crescimento sustentável. O programa está no ar de segunda (16) a sexta-feira (20), às 18h30.



Série destaca a beleza e a importância de seis rios ao redor do mundo

Em seis, a série Os Rios e a Vida desvenda os mistérios dos mais icônicos rios do mundo: o Amazonas, o Nilo, o Mississippi, o Ganges, o Yang-tse e o Reno. Na tela da TV Brasil se gunda (16) a sábado (20), às 19h, o programa revela como a cultura e a vida de milhões de pessoas é moldada pelas águas que as cercam. A atração celebra a natureza em constante movimento e o relacionamento do homem com os mais belos sistemas fluviais do planeta.



Documentário “Rios Voadores”

O filme “Rios Voadores” agendado para o sábado (21), às 18h30, aborda um fenômeno natural conhecido como “rios voadores” que é responsável por transportar a umidade da Amazônia para regiões como Pantanal, Centro Sul e Bacia do Prata, influenciando no clima dessas regiões.

A produção mostra que diante do progressivo desmatamento da Floresta Amazônica tais rios em vez de continuarem transportando umidade, passam a deslocar fumaça e poeira em suspensão (associada às queimadas) desde a Amazônia até o sul do Brasil. São recolhidos depoimentos do Cacique Aritana (líder do Alto Xingu), na Aldeia Yawalapiti, Xingu, no Brasil e de populações ribeirinhas (no Peru e Colômbia) que sentem intensamente o impacto das mudanças climáticas ocorridas nessas regiões. O documentário é todo feito a partir de imagens aéreas das regiões mencionadas.



Especial Dia Internacional da Água

No domingo (22), das 18h às 21h, a TV Brasil exibe programas que discutem a questão da água, assunto relevante e de interesse público que afeta a rotina da população brasileira.

Água_Vida orienta convívio em harmonia com o planeta

Produzido pela TV UFSC (da Universidade Federal de Santa Catarina), o programa Água_Vida traz informações para auxiliar os cidadãos a reencontrar o caminho da convivência harmoniosa com o planeta Terra. No ar às 18h, o especial contextualiza a transformação radical dos modos de produção, dos hábitos de consumo e da forma de vida de todos.



Viver Ciência Especial Dia Mundial da Água aborda projetos inovadores para recuperar recursos hídricos

Exibido às 18h30, o programa Viver Ciência Especial Dia Mundial da Água, realizado pela TV UFG (da Universidade Federal de Goiás) mostra como está a situação das nascentes e rios no estado de Goiás. A atração apresenta pesquisas e iniciativas inovadoras na preservação dos recursos hídricos.



Caminhos da Reportagem discute o problema das águas contaminadas

O jornalístico Caminhos da Reportagem da TV Brasil analisa a crise da contaminação de água às 19h. O programa vai tratar de questões relativas à qualidade dos rios e córregos que cortam o país, os tipos de contaminação que ocorrem nas cidades e no campo, o desempenho do poder público na proteção dos recursos hídricos, as histórias de pessoas que se dedicam à causa da preservação das águas no Brasil.

A equipe de reportagem percorreu quatro estados brasileiros e constatou que, apesar das ameaças, existem pequenas ações que podem trazer grandes resultados na luta pelo reequilíbrio do ecossistema.

No Amazonas, o programa mostra os efeitos da contaminação urbana. Em Manaus, destaca como os dejetos despejados nos igarapés estão colocando em risco a saúde do maior rio do país: o Amazonas. No Mato Grosso, a contaminação das nascentes e do lençol freático por agrotóxico e pelo mercúrio já põe em risco o maior aquífero do mundo: o Guarani.

Apesar deste cenário, iniciativas individuais e coletivas apostam na mudança de relacionamento do homem com as águas. O Caminhos da Reportagem aponta ações como a do fotógrafo Sebastião Salgado que transformou a fazenda da família, em Minas Gerais, numa instituição de resgate de nascentes. Nos últimos 16 anos, 1000 delas já foram recuperadas. Em São Paulo, o projeto Rios e Ruas revela centenas de córregos que foram sendo escondidos pelas redes de esgoto, pelo asfalto, prédios e marquises.



Potencial Hidroviário do Rio Grande do Sul

Nesta produção da TVE do Rio Grande do Sul, mostra-se o potencial das hidrovias gaúchas. São mais de dois mil quilômetros de rios, lagos e lagoas navegáveis cobrindo todo o território do estado. O programa exibido às 20h ressalta o potencial utilizado pelos povos originários e intensamente explorado no processo de colonização do Rio Grande do Sul.

Apesar deste histórico, hoje apenas 10% da produção gaúcha para exportação chega ao porto de Rio Grande através do modal hidroviário. A atração mostra como as hidrovias gaúchas já servem e podem servir ainda mais como caminhos para o desenvolvimento.



Entre Rios

O filme “Entre Rios” faz um resgate histórico da importância dos rios no nascimento da cidade de São Paulo. A produção mostra os impactos da chegada das estradas de ferro e detalha os problemas sanitários e o plano de urbanização pelo qual a capital enfrentou na década de 1950, quando os rios passaram a ser considerados um obstáculo ao desenvolvimento.



Série de reportagens especiais no Repórter Brasil

O telejornal Repórter Brasil exibirá de 16 a 20 de março e de 23 a 25 de março, nas edições da tarde (12h) e da noite (21h), uma série especial sobre recursos hídricos e a crise no abastecimento em algumas cidades brasileiras.

A série vai averiguar a condição das nascentes dos principais rios brasileiros e a situação das bacias hidrográficas. As reportagens mostram como a ocupação desordenada do cerrado tem impactado no curso e vazão dos rios que passam pela região. A polêmica ao redor da transposição do rio São Francisco e a seca no Nordeste também estão em debate.

O jornalístico da emissora pública acompanha também ações alternativas para driblar a falta d'água em São Paulo e outras capitais que sofrem crises de abastecimento. A série tem ainda a participação de correspondentes internacionais que informam como alguns países da Europa e das Américas cuidam da água.

Fonte: TV Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros