Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Vegetação na Europa absorve mais CO2 do que era esperado inicialmente

A vegetação na Europa absorve um volume anual de dióxido de carbono (CO2) duas vezes maior do que se esperava inicialmente, segundo um estudo elaborado a partir de informações obtidas por satélites e divulgadas nesta segunda-feira (5) pela Agência Espacial Europeia (ESA).


O relatório, elaborado por um grupo de cientistas da Universidade de Bremen, na Alemanha, analisou pela primeira vez as medições de dióxido de carbono registradas conjuntamente pelos satélites da ESA, da Nasa e do Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão. As conclusões foram publicados na revista científica “Atmospheric Chemistry and Physics”.

Os resultados dos dados obtidos elos três satélites coincidem ao calcular que a quantidade anual de dióxido de carbono absorvida pelas florestas europeias é duas vezes superior do que o indicado por medições anteriores, realizadas a partir de estudos de campo tradicionais.

O coordenador do relatório, Maximilian Reuter, esclareceu que, apesar de tudo, “o volume de CO2 presente na atmosfera ainda é bastante alto”.

O dióxido de carbono constitui o principal gás de efeito estufa emitido como consequência de atividades humanas – principalmente a queima de combustíveis fósseis – e sua forte presença na atmosfera explica o atual processo de aquecimento global.

Sem a ação das grandes áreas florestas, que atuam como “escoadouros de dióxido de carbono” ao extrair parcialmente este gás da camada atmosférica em um ciclo fundamental para a vida, as taxas de CO2 seriam “muito mais elevadas”, conclui o estudo. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros