Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Recuperação de rio contaminado com óleo em Joinville deve demorar 1 mês

Defesa Civil informa que bioma da região demorará para se recuperar.
Remoção de resíduos sólidos deve ocorrer em uma semana.


Com o tombamento de um caminhão, 12,4 mil litros de óleo de xisto foram derramados no Rio Seco em Joinville, no Norte catarinense. Nesta sexta-feira (16) técnicos realizam a limpeza do local com detergente biodegrádavel e material de raspagem. O acidente ocorreu na quarta-feira (14) e a previsão da Defesa Civil é que o processo de recuperação do bioma do local deve demorar cerca de um mês. A retirada do material viscoso deve ter término em uma semana.

Segundo a Defesa Civil, as famílias que moram próximas a região foram alertadas a não utilizar as águas para fins domésticos. Não houve registros de contaminação em pessoas, afirmou o órgão. Na quarta, a carga do caminhão vazou depois de uma queda de cerca de 50 metros em um barranco na Serra Dona Francisca, no km 16 da SC-418. O motorista teve ferimentos leves.

A operação de limpeza é feita por uma empresa terceirizada contratada pela companhia responsável pela carga. A Defesa Civil supervisiona a operação, que começou ainda na quarta-feira pela colocação de filtros em pontos específicos do rio, para absorção de material sólido. O óleo de xisto é uma substância utilizada para mistura de asfalto.

Conforme a Defesa Civil, ainda não é possível afirmar a extensão de contaminação do rio, que é afluente do Rio Cubatão. A Fundação Municipal de Meio Ambiente de Joinville (Fundema) monitora o caso e realizou na quarta-feira a coleta de amostras de água e solo para o acompanhamento. A prefeitura afirma que transportadora vai ser autuada por dano ambiental.

Fonte: Notícias do Dia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros