Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

BRT Transcarioca recebe prêmio internacional de transporte sustentável

O BRT (Bus Rapid Transit) Transcarioca, corredor rápido de ônibus que liga a Barra da Tijuca, na zona oeste, ao Aeroporto Internacional Galeão – Antonio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, recebeu um prêmio internacional de transporte sustentável, o Sustainable Transport Award (STA).
Anualmente, o STA reconhece cidades que implementam iniciativas para melhorar a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público, assim como para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. São Paulo e Belo Horizonte também foram premiadas.

A homenagem é organizada pelo ITDP (sigla em inglês do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) desde 2005. A cerimônia de entreta de prêmios é em Washington, nos Estados Unidos, e o comitê que define os ganhadores é formado por membros de organizações internacionais que trabalham com transportes.

A diretora de Comunicação do ITDP no Brasil, Thaís Lima, disse que, no caso do Rio, o prêmio levou em consideração as transformações do Rio de Janeiro nos transportes de alta capacidade de passageiros. “Não pretendemos dizer que a mobilidade urbana do Rio é perfeita. Pelo contrário, tem muito que melhorar, principalmente em termos de superlotação. Mas reconhecemos que os investimentos no setor foram significativos e contribuem para melhor circulação das pessoas e para o meio ambiente”, afirmou Thaís.

Apesar de comemorar o prêmio, o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, reconheceu a necessidade de mudanças. “[O prêmio] é uma prova do quanto o sistema BRT é seguro, confortável e cômodo. Esperamos que seja seguro para o usuário, já que tem uma pista exclusiva, acesso de embarque e desembarque por estações. É evidente que o sistema precisa de ajustes, mas o prêmio mostra que estamos no caminho certo.”

O BRT Transcarioca foi inaugurado em junho do ano passado. O sistema cobre 39 quilômetros e liga 27 bairros do Rio de Janeiro, atendendo, em média, a 300 mil passageiros diariamente. 

Fonte: Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros