Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Seca em São Paulo comprova crise ambiental mundial

Este foi o ano em que a terra da garoa, literalmente, secou. Além da mais severa estiagem que o estado de São Paulo já enfrentou nos últimos 80 anos, diversos fenômenos influenciados pelo aquecimento global também causaram impactos significativos em outras áreas do planeta. É o caso, por exemplo, da Califórnia – que lida com a maior seca do milênio -, das ondas de calor em pleno inverno no Alasca e das tempestades em países da Europa, como a Itália e a Grã-Bretanha.

2015: Ano Internacional dos Solos

A América Latina e o Caribe têm as maiores reservas de terras cultiváveis do mundo, por isso o cuidado e a preservação dos solos são fundamentais para que a região alcance sua meta de erradicar a fome; os solos são de enorme importância para a produção mundial de alimentos, mas não prestamos suficiente atenção neste “aliado silencioso”, disse o Diretor Geral da FAO, José Graziano da Silva durante o lançamento do Ano Internacional dos Solos 2015 (AIS). A FAO é a responsável pela implementação do AIS 2015 no âmbito da Aliança Mundial pelo Solo e em colaboração com os governos e a Secretaria da Convenção das Nações Unidas de Luta contra a Desertificação (UNCCD).

Rosetta pesquisará a origem dos oceanos na Terra

A sonda Rosetta da Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu que o vapor de água do cometa que está estudando, o 67P/Churyumov–Gerasimenko, é significativamente diferente daquele encontrado na Terra. A descoberta reacende o debate acerca das origens dos oceanos no nosso Planeta. As medições foram feitas no mês que se seguiu à chegada da nave a esse cometa, fato que aconteceu no dia 6 de Agosto último. Este é um dos resultados mais esperados da missão, já que a origem da água na Terra ainda é uma questão em aberto.

Cientistas do MIT desenvolvem super bateria para carros elétricos

Chegamos a um ponto no mercado de carros híbridos e elétricos em que sentamos quietinhos esperando que alguém surja com a grande ideia a respeito de uma das coisas que realmente fazem falta: uma bateria de grande capacidade que, além de tudo, não custe os olhos da cara. Afinal, o desafio é fazer os carros elétricos populares, e não apenas produzir um item de luxo, acredite, estão pensando nisso.

Chuveiro a vapor pode ser alternativa para economia de água

Quem é que não gosta de tomar um bom banho de chuveiro, principalmente no inverno? O problema é que essa prática é uma das principais vilãs das contas de luz e água. Só para se ter ideia, cerca de 135 litros de água são gastos a cada 15 minutos embaixo do chuveiro.

Chuvas não mudam realidade de reservatórios do noroeste paulista

2014 foi marcado por uma das estiagens mais severas das últimas décadas. O país inteiro sofreu com a seca e nas últimas semanas tem chovido mais forte, mas o índice de chuvas não foi o suficiente pra mudar a situação dos reservatórios. As três usinas hidrelétricas da região noroeste paulista ainda operam no limite. O sistema Ilha Solteira(SP) – Três Irmãos – continua com 0% da capacidade.
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

30 minutos de exercício físico por dia já ajudam a ter vida mais saudável

Que é importante fazer atividade física para proteger a saúde e evitar doenças, todo mundo já sabe. Mas quanto de exercício é preciso fazer por dia? No Bem Estar desta sexta-feira (26), o endocrinologista Mário Carra explicou que 30 minutos por dia, 5 vezes por semana, já são suficientes para ter uma vida mais saudável.

‘Decisão histórica’, diz cientista da USP sobre liberação do canabidiol

Referência no cenário científico pelas pesquisas com canabidiol, o psiquiatra José Alexandre Crippa, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto (SP), afirmou que é histórica a decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) que autoriza o uso da susbtância – encontrada na maconha – para o tratamento de epilepsia em crianças e adolescentes até 18 anos.

SE: Baixo São Francisco já tem Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

O Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Região do Baixo São Francisco (PIRS|BSF), instrumento de grandes mudanças da administração pública municipal relativa ao lixo, foi entregue na manhã de terça-feira, 23, em ato na Câmara de Vereadores da cidade de Propriá.

Uso intenso de smartphones provoca alteração no cérebro

A utilização intensa de certos tipos de telefones celulares está provocando uma alteração no cérebro de usuários pela adaptação à nova atividade motora. A conclusão faz parte de um estudo feito pelo Instituto de Neuroinformática da Universidade de Zurique, que analisou as reações de um grupo de 37 voluntários.

Tecnologia transforma flatulência de vacas em sacolas plásticas

Em seu complexo processo digestivo, as vacas expulsam entre 100 e 200 litros de metano por dia. “É biomagia”, diz sorrindo Oliver Campbell, diretor do departamento de embalagens da empresa de tecnologia Dell, enquanto segura em uma das mãos uma sacola plástica comum… ou quase.

Ler livro impresso prejudica menos o sono que leitura em tablet, diz estudo

Para dormir bem, é melhor ler um livro impresso do que um e-book, afirma um estudo divulgado nesta segunda-feira (22) na revista da Academia Americana de Ciências, a “PNAS”. A pesquisa explica que a luz azul dos aparelhos eletrônicos afeta o sono.

Força-tarefa investiga se ‘oceano verde’ da Amazônia está em risco

As nuvens que pairam sobre a Floresta Amazônica possuem características similares às das nuvens existentes em regiões de alto mar. Como há muita umidade na atmosfera e baixíssima concentração de material particulado – que oferece superfície para condensação do vapor d’água – as gotas aumentam de tamanho rapidamente e logo adquirem massa suficiente para precipitar.

Volume morto de reservatório do Rio de Janeiro deve ser usado no início de 2015

O reservatório do Funil, no Rio de Janeiro, que integra o sistema do Rio Paraíba do Sul, começará a operar com o volume morto no início de janeiro. A avaliação foi feita na segunda-feira (22), durante reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento de Operações Hidráulicas (GTAOH).

Japão atrasa por tempo indeterminado armazenamento de resíduos de Fukushima

O governo japonês atrasou, por tempo indeterminado, o armazenamento de resíduos radioativos recolhidos nos trabalhos de descontaminação perto da Central Nuclear de Fukushima, por não ter sido construído nenhum depósito seguro, segundo fontes oficiais citadas na segunda-feira (22) pela imprensa.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros