Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

O Planeta tem pressa; não dá para esperar

O clima estava morno na primeira semana da 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, a COP 20. Essa apatia inicial fez com que alguns participantes antecipassem sua volta aos seus países de origem, mesmo sabendo que a semana principal do evento começaria em 08 de dezembro.

População terá que aprender a conviver com a escassez de água

A crise da falta d’água vai gerar uma série de transformações daqui para frente. Além de obrigar a alteração do comportamento dos consumidores, vai exigir uma agilidade muito maior tanto de governos quanto de empresas para conviver com as consequências das mudanças climáticas.

RJ: Relatório reafirma correlação entre material expelido pela TKCSA e impactos na saúde

Três anos depois do primeiro relatório da Fiocruz sobre os impactos socioambientais e de saúde decorrentes da instalação e operação da empresa ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, a Fundação elaborou um novo relatório, com uma análise atualizada dos problemas.

Em 35 anos, ’superbactérias’ poderão estar matando mais que câncer

Bactérias resistentes a antibióticos matarão pelo menos 10 milhões de pessoas por ano a partir de 2050, mais do que o número atual de mortes provocadas por cânceres, se providências não forem tomadas por autoridades médicas ao redor do mundo. É o que afirma um estudo encomendado pelo governo britânico.

‘Soluções estão à mão’, diz chefe do painel da ONU de mudança

O cientista indiano Rajendra Pachauri caminha quase sempre solitário pelos corredores da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 20, que ocorre em Lima. Mas sua presença, no entanto, nunca passa despercebida. Sempre há alguém que o aborda para perguntar algo ou mesmo para fotografá-lo – ou tirar uma foto com ele.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A quem interessa o Brasil ser o primeiro país a liberar o plantio de árvore transgênica?

O Brasil está a poucos passos de aprovar a liberação comercial de eucalipto transgênico. Sem ter realizado devidamente os estudos para avaliar os impactos e riscos dessa tecnologia, poderemos ser o primeiro país a liberar comercialmente o plantio de árvores transgênicas no mundo.

Corrida por água em SP alimenta poços clandestinos e pode ter graves consequências para as reservas subterrâneas

Com a crise da água, São Paulo chegou, literalmente, ao fundo do poço. Ou melhor, dos poços. A avidez por encontrar fontes hídricas alternativas tem multiplicado a perfuração de poços artesianos – a maioria deles, clandestinos, segundo especialistas.

Grupo Ambiental e pescadores retiram 20 toneladas de lixo do Tietê

Pescadores da região de Botucatu (SP) retiraram mais de 20 toneladas de lixo das margens do Rio Tietê. O trecho percorrido foi de 140 km nas duas margens da Represa Barra Bonita, no trecho entre Botucatu, Anhembi e São Manuel. Todo material retirado das margens do rio é enviado à Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu, que realizam sua triagem e, posteriormente, é revertido em renda para os cooperados.

Peixes ainda procuram oxigênio em afluente do rio Tietê em Salto/SP

Um vídeo publicado nesta terça-feira (9) em uma rede social mostra um cardume ainda procurando oxigênio no córrego Ajudante, afluente do rio Tietê, em Salto (SP). Mais de 40 toneladas de peixes mortos foram retiradas do local depois da passagem da “água preta”, no dia 27 de novembro.

Anuário mapeia iniciativas de produção de biocombustíveis e química renovável

Em setembro deste ano, a empresa brasileira de biotecnologia Granbio deu partida na primeira fábrica brasileira de produção comercial de etanol celulósico – ou de segunda geração, obtido, no caso, a partir da biomassa da cana-de-açúcar. A Bioflex 1, instalada em São Miguel dos Campos (AL), tem capacidade inicial de produção de 82 milhões de litros do biocombustível por ano.

Rodoanel compromete qualidade da água em braço da Represa Billings, responsável por 7% do abastecimento em SP

A 500 metros da Represa Parque Natural Pedroso — um dos braços da Represa Billings, em Santo André, na região do ABC paulista — passa um dos trechos do Rodoanel Mário Covas, autoestrada de aproximadamente 180 quilômetros em torno da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A construção do complexo rodoviário trouxe impactos para o manancial, responsável por 7% do abastecimento de água do município.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Ecoforte destina R$ 37 milhões para projetos de produção e comercialização de produtos agroecológicos e orgânicos

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff, no Humor Político

Ministério da Saúde confirma primeiro caso da febre do Nilo no país

O Ministério da Saúde confirmou na terça-feira (9) o primeiro caso de febre do Nilo Ocidental no país. O paciente é um trabalhador rural do Piauí, que já recebeu alta hospitalar. Segundo a pasta, o homem, que estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina, deve passar por reabilitação e fisioterapia.

Governo do Rio quer sanear 80% da Baía de Guanabara para as Olimpíadas

O governo do estado Rio de Janeiro realiza obras de reforço para reverter o descaso ambiental e avançar com o saneamento da Baía de Guanabara. A previsão de sanear 80% da Baía de Guanabara até 2016 faz parte dos compromissos do governo do estado com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

‘Temos que agir já’, diz Ban Ki-moon na abertura ministerial da COP 20

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu que os países desenvolvidos e outros mais ricos se apressem para apresentar metas de redução de gases-estufa e outros planos voltados à adaptação à mudança climática no primeiro trimestre de 2015.

Leilão de energia alternativa terá 530 usinas eólicas e 40 de biomassa

A energia eólica é o destaque do leilão de fontes alternativas que será feito em abril de 2015 pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Serão 530 usinas eólicas, com um total de 12.865 megawatts (MW) de potência instalada. O leilão vai contratar energia elétrica com início de suprimento a partir de 1º de janeiro.

Ribeirinhos deixam extração ilegal de madeira e investem em turismo no AM

Isolada geograficamente, a comunidade do Tumbira, no interior do Amazonas, viveu por décadas da retirada ilegal de madeira da floresta amazônica. Situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, na Zona Rural de Iranduba – a 74km de Manaus -, área marcada por grandes índices de desmatamento, a comunidade viveu uma reviravolta nos últimos anos com o abandono da cultura extrativista e investimento no turismo ecológico.

Grupo faz caminhada para tentar recuperação do rio Carioca

O carioca começa a ver mais de perto o drama da falta de água; por isso, um grupo de pesquisadores, educadores e apaixonados pela natureza vai tentar despertar a consciência dos moradores da cidade no próximo domingo para a tragédia por que passa o Rio Carioca, que corta a cidade e que hoje já corre praticamente como esgoto.

Mesmo com chuva, Cantareira continua em queda e registra 8,2%

As chuvas sobre São Paulo não interromperam a sequência de quedas do Sistema Cantareira. Na sexta-feira (5), o nível dos reservatórios registrou 8,2%, uma redução de 0,1 ponto percentual em relação a quinta (4), segundo medição da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Dia Mundial do Solo chama atenção para a degradação de recurso limitado

O Dia Mundial do Solo será comemorado pela primeira vez nesta sexta-feira (5). O objetivo é mobilizar a população para a importância de preservar e utilizar corretamente os solos e a necessidade de sua recuperação, devido a práticas como desmatamento e uso agrícola inadequado. A data, no entanto, não vem sozinha: 2015 será declarado o Ano Internacional dos Solos.

China diz que fundo internacional de ajuda climática é inadequado

Promessas de países ricos de quase 10 bilhões de dólares a um fundo verde para ajudar países pobres a lidar com o aquecimento global estão “longe de serem suficientes”, especialmente a falta de compromisso da Austrália, afirmou o chefe da delegação da China na conferência climática da ONU nesta quinta-feira (4).

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros