Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Obras de despoluição da Ilha de Paquetá entram em fase de finalização

As obras de despoluição da Ilha de Paquetá, na Baía da Guanabara, entraram na fase de finalização. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2) pela prefeitura do Rio de Janeiro. As obras, iniciadas em dezembro de 2013 pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), devem ser concluídas até o final deste ano e tem investimento de R$ 22 milhões para ampliação e recuperação do sistema de esgoto local. O projeto irá beneficiar cerca de 20 mil pessoas, entre moradores e visitantes.

Brasil tem oportunidade para controle biológico

Maior consumidor mundial de agrotóxicos, o Brasil tem uma oportunidade de reduzir a aplicação de químicos na lavoura após a identificação no país, feita no ano passado, de uma praga exótica quarentenária, a Helicoverpa armigera. A opinião é do engenheiro agrônomo José Roberto Postali Parra, professor titular de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Japão recebe prêmio irônico ‘Fóssil do Dia’ por incentivar uso do carvão

O “Fóssil do Dia”, um prêmio irônico concedido por ambientalistas a quem menos colabora com as negociações da Conferência Climática das Nações Unidas, a COP 20, foi dado ao Japão nesta terça-feira (2), segundo dia do encontro realizado em Lima, no Peru.

Taxa de mortalidade infantil cai para 15 a cada mil nascimentos, diz IBGE

A taxa de mortalidade infantil voltou a cair no Brasil, segundo dados das Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2013, divulgados nesta segunda-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Centro do Rio de Janeiro. De acordo com os números, houve 15 mortes de crianças até 1 ano para cada mil nascimentos, contra 15,7 em 2012.

Para conter praga, agricultores de AL não poderão plantar durante 3 meses

Para combater a praga Helicoverpa amigera, um grupo técnico formado pela Agência De Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria da Agricultura de Alagoas, Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) decidiu criar entre os meses de janeiro a março de 2015 o chamado vazio sanitário. Nesse período, os agricultores do estado estão proibidos de plantar feijão, milho, algodão, sorgo (milho-zaburro) e soja.

COP 20 começa com missão de criar rascunho básico de acordo climático

Começou na manhã desta segunda-feira (1º) em Lima, no Peru, a COP 20, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Os diplomatas e cientistas reunidos no evento até o dia 12 de dezembro têm a missão de chegar ao “rascunho zero” de um acordo multilateral que obriga as nações a cortar emissões de gases-estufa a partir de 2020.

ANA reduz vazão de barragem para preservar estoque de água no Rio Paraíba do Sul

A Agência Nacional das Águas (ANA) determinou que a barragem Santa Cecília, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, reduza a vazão de água de 190 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 160 m³/s, até 31 de dezembro deste ano. Com a medida, a agência pretende preservar os estoques de água do reservatório da bacia do Rio Paraíba do Sul, composto também pelos barramentos de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil.

SOS Mata Atlântica quer esclarecer morte de 40 toneladas de peixes em Salto/SP

Os sedimentos que tornaram preta a água do rio Tietê em Salto, São Paulo, e provocaram a morte de cerca de 40 toneladas de peixes na região podem não estar relacionados apenas a causas naturais, decorrentes do grande período de estiagem. A coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, suspeita que tenha havido movimentação de lodo com sedimentos no fundo dos reservatórios da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).

Primeiro ônibus movido a dejetos de aves é lançado no Brasil

O primeiro ônibus movido a biometano da história da indústria de veículos comerciais começou a circular recentemente no Brasil. A iniciativa é fruto de parceria da fabricante sueca Scania com a Itaipu Binacional, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Granja Haacke, de Santa Helena (PR), responsável pelo fornecimento do biometano.

COP 20 começa com missão de criar rascunho básico de acordo climático

Começou na manhã desta segunda-feira (1º) em Lima, no Peru, a COP 20, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Os diplomatas e cientistas reunidos no evento até o dia 12 de dezembro têm a missão de chegar ao “rascunho zero” de um acordo multilateral que obriga as nações a cortar emissões de gases-estufa a partir de 2020.

Cientistas testam pílula que prolongaria vida até 120 anos

Imagine poder adiar o envelhecimento e prolongar a vida até 120 anos. Parece ficção, mas é o que os cientistas da Universidade Estadual de Moscou, Rússia, estão testando. Um novo tipo de antioxidante teria impacto sobre as mitocôndrias, parte das células responsável pela produção de energia e ligada ao envelhecimento. Os dados são do jornal Daily Mail.

No Peru, cúpula climática da ONU tenta ‘rascunho zero’ de acordo global

Começa nesta segunda-feira (1º) em Lima, no Peru, a COP 20, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Diplomatas e cientistas reunidos até o dia 12 de dezembro têm em mente desta vez uma regra clara: é preciso sair dali com o “rascunho zero” de um acordo multilateral que obriga as nações a cortar emissões de gases a partir de 2020.

Concluído primeiro recenseamento de nuvens do Brasil

Para conseguir prever com precisão eventos extremos, como tempestades, ou simular cenários de impactos das mudanças climáticas, é preciso avançar no conhecimento dos processos físicos que ocorrem no interior das nuvens e descobrir a variação de fatores como o tamanho das gotas de chuva, a proporção das camadas de água e de gelo e o funcionamento das descargas elétricas.
domingo, 30 de novembro de 2014

Saiba mais sobre o câncer de próstata

Atualmente o câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e mesmo assim ainda falta muito que os homens se conscientizem da importância de sua prevenção. Os dados acerca da doença são assustadores: quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista, segundo dados do site Novembro Azul. No Brasil, a doença é a 2ª causa de morte por câncer entre os homens perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Oficial da ONU diz que Brasil é referência latina em agricultura familiar

O Brasil é referência na América Latina no apoio à agricultura familiar, mas ainda tem muito que aprender na relação entre Estado e entes privados, como o agronegócio. A avaliação é de Mônica Rodrigues, oficial de Assuntos Econômicos da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pesquisadores da USP criam caixas desmontáveis com sobras da cana

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga (SP), desenvolveram caixas feitas com resíduos de cana-de-açúcar que eram descartados. A invenção surge para facilitar o transporte de frutas, legumes e bebidas, além de ser uma alternativa para que restos de materiais não aproveitados se transformem em produtos e ganhem valor de mercado.

Diretor de Itaipu diz que preservação do ambiente evitaria a crise da água

A crise da água no estado de São Paulo evidencia a necessidade de preservação do meio ambiente para que a produção de itens primários seja sustentável no Brasil, disse nesta quinta-feira (27) o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek. “Se fizéssemos a reutilização das águas da chuva e preservássemos a mata ciliar, onde existem córregos e nascentes, a crise de São Paulo seria menos da metade do que está sendo”, salientou.

Brasil dá salto em sobrevivência a câncer de mama e próstata, diz estudo

O Brasil deu importantes saltos nas taxas de sobrevivência de câncer de mama e próstata, segundo estudo publicado nesta quarta-feira na edição online do periódico especializado “The Lancet”. O estudo mapeou diversos tipos de tumores em 67 países e quantas pessoas sobreviviam a eles cinco anos após seu diagnóstico.

China terá postura de ‘tolerância zero’ com poluidores regionais

A China vai assumir uma postura de “tolerância zero” em relação a uma ampla gama de violações ambientais e tem prometido tomar atitudes enérgicas contra governos regionais que acobertam poluidores ou impedem inspeções, de acordo com um documento do gabinete central.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros