Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Estudo vincula exposição intrauterina a poluição emitida por automóveis a problemas respiratórios na infância

Mulheres expostas a altos níveis de poluição emitida por automóveis no segundo trimestre de gravidez correm um risco maior de dar à luz uma criança com problemas pulmonares, alertaram cientistas em um novo estudo [Intrauterine and early postnatal exposure to outdoor air pollution and lung function at preschool age]. Por Por Richard INGHAM, da AFP, no Yahoo Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.

FAPESP divulga resultado de chamada do Programa BIOTA

 FAPESP anunciou o resultado de uma chamada de propostas do Programa FAPESP de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA-FAPESP) para apoiar projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo, em caracterização biológica, avaliação de riscos e danos, prevenção e controle de espécies invasoras.

Estudo diz que grande erupção vulcânica poderá destruir o Japão

Cerca de 120 milhões de pessoas, quase toda a população japonesa, poderá morrer se ocorrer uma grande erupção vulcânica, como a que aconteceu há milhares de anos no arquipélago, alerta um estudo de dois vulcanólogos japoneses. De acordo com trechos do trabalho de Yoshiyuki Tatsumi e Keiko Suzuki, cuja versão completa será publicada em novembro, o risco de ocorrência deste cenário catastrófico é de 1% durante o próximo século.
quinta-feira, 23 de outubro de 2014

TCU DECIDE APURAR SE ÓRGÃOS FEDERAIS TÊM RESPONSABILIDADE NA CRISE DA ÁGUA

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira (22) abrir auditoria para apurar a responsabilidade Nacda Agência Nacional de Águas (ANA) e do Ministério do Meio Ambiente pela crise no abastecimento de água nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Evite o leite, pela sua saúde!

As indústrias de laticínios americanas gastaram rios de dinheiro para convencer o público em geral que o leite é necessário por razões de saúde, mas o que não nos disseram é que para os adultos o consumo de leite animal pode estimular doenças coronárias, obesidade, diabetes, câncer de mama, próstata e cólon, doenças autoimunes, osteoporose, algumas doenças da retina e dos rins e diabetes tipo 1 em crianças predispostas, em que o pâncreas sofre uma destruição autoimune. Por isso, o alimento pode e deve ser evitado, sem prejuízo para o organismo.

No rastro dos pneus: soluções sustentáveis para a borracha

Cerca de 790 mil veículos circulam, atualmente, em Porto Alegre, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). Com o aumento de aproximadamente 35% no número de automóveis na cidade, nos últimos 10 anos, ocorrido devido ao crescimento na renda per capita e a redução dos juros, potencializaram-se os impactos ambientais.

Custo e oportunidade do petróleo não convencional na Argentina

A vida deste povoado da Patagônia argentina mudou para sempre, por ser o município mais próximo da maior jazida de petróleo e gás não convencionais da América Latina. Añelo agora tem cinco mil habitantes, o dobro de apenas dois anos atrás, e calcula-se que em 15 anos terá 25 mil moradores.

Estiagem longa no Rio de Janeiro pode deixar população sem água

A falta de chuva na Região Sudeste reduziu o nível nos reservatórios de água e no Rio Paraíba do Sul. Conforme especialistas, o problema do Rio de Janeiro é tão grave como o do estado de São Paulo e também pode faltar água para a população fluminense. Segundo eles, os níveis estão menores que o normal para a época e a Represa do Funil, em Itatiaia, sul fluminense, opera abaixo de 20%, quando o normal seria entre 70% e 80%.

Nível de água dos principais reservatórios do país é o mais baixo desde 2001

A falta de chuvas dos últimos meses fez com que o volume de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas que operam nas regiões Sudeste e Centro-Oeste atingisse na terça-feira (21) o nível mais baixo desde 2001, ano em que o país foi obrigado a adotar o racionamento de energia.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014

2014 já é o terceiro ano mais quente da história

De acordo com a Nasa, os meses de agosto e setembro deste ano já foram os mais quentes desde que os registros meteorológicos começaram a ser feitos. A expectativa dos cientistas é de que a situação continue assim, e, se as previsões se confirmarem, 2014 pode ter o recorde das altas temperaturas.

As vantagens da água de reúso, artigo de Sergio Werneck Filho

A economia e o reaproveitamento da água são preocupações crescentes entre a população. Em São Paulo, medidas de racionamento de água adotadas nos últimos meses mostraram que o uso irracional dos recursos hídricos já atinge índices que comprometem o abastecimento e precisa de soluções eficazes no longo prazo.

Fogo destruiu o equivalente a 916 mil campos de futebol em reservas federais

Pelo menos 916,8 mil hectares de vegetação de áreas de unidade de conservação ambiental federal foram consumidos por incêndios desde o começo do ano, segundo a Coordenação de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Sabesp avança e capta 4,6 bilhões de litros de 2º volume morto, diz

Um boletim da Agência Nacional de Águas (ANA) apontou que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) captou 4,6 bilhões de litros de água além do limite autorizado pelos órgãos reguladores para a primeira cota da reserva técnica (volume morto) da Atibainha.

Países se reúnem na ONU para traçar acordo climático antes da COP 20

As Nações Unidas deram início nesta semana à última reunião climática antes da Conferência das Partes, a COP 20, que acontece em novembro no Peru. A rodada de negociações, que entrou nesta terça-feira (21) em seu segundo dia, acontece com um apelo para que as nações superem as diferenças, enquanto cientistas anunciavam um recorde global de calor para um mês de setembro.
terça-feira, 21 de outubro de 2014

Organizações mapeiam produção de alimentos saudáveis para deixar como legado após Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016

Um diagnóstico elaborado pela iniciativa Rio Alimentação Sustentável traçou o perfil de abastecimento de alimentos saudáveis e sustentáveis no Brasil, em especial no território carioca, com o objetivo de orientar os passos que garantirão a oferta dos alimentos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os impactos e danos ambientais do turismo ecológico, artigo de Roberto Naime

O turismo ecológico é conceitualmente entendido como uma forma de viajar e usufruir de paisagens, que incorpora tanto o compromisso com a proteção da natureza como a responsabilidade social dos viajantes com o meio visitado. O turismo ecológico tem contribuído para mitigar os impactos negativas das atividades turísticas sobre as localidades visitadas.

Cientistas criam intestino humano dentro de rato pela 1ª vez

Um grupo de cientistas americanos conseguiu cultivar segmentos de intestino humano dentro do corpo de um rato de laboratório. A ideia – que é inédita – seria produzir, nos seres humanos, algo parecido com “peças de reposição” para a reparação de tecidos e órgãos, usando células da pele dos próprios pacientes doentes. As informações são do The Independent.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros