Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Haiti: o déficit ambiental no país mais pobre das Américas, artigo José Eustáquio Diniz Alves

O Haiti é o país mais pobre das Américas e tinha um Índice de Desenvolvimento Humano de somente 0,471, em 2013, ocupando a 168º posição entre 187 países. O crescimento demográfico, a baixa produtividade econômica e a degradação ambiental contribuem para o baixo IDH.

Plantio é estratégia de enfrentamento do aquecimento global

Em um artigo publicado na seção de opinião do jornal norte-americano The New York Times, em 19 de setembro, Nadine Unger, professora da Yale University, afirmou serem fracas as evidências científicas sobre os benefícios proporcionados pelo reflorestamento e pela redução do desmatamento na mitigação das mudanças climáticas.

União Europeia adota medidas para evitar que o ebola chegue a continente

Embora se considere “altamente improvável” o risco de uma epidemia de ebola no território da União Europeia, o bloco adota desde o verão no hemisfério Norte medidas de prevenção para detectar de forma eficaz a chegada do vírus no continente europeu. Cada estado-membro é responsável por sua aplicação.

Especialistas alertam para longa luta contra aquecimento global

Autoridades americanas comemoravam, nesta quinta-feira (9), ter conseguido evitar as inundações sistemáticas em Miami Beach, Flórida (sudeste dos EUA), usando um sistema de bombas, mas admitiram que, a longo prazo, a verdadeira luta será contra as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global.

Pesquisas sobre Amazônia são tema de simpósio nos Estados Unidos

Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos estarão reunidos em 28 de outubro no Wilson Center’s Brazil Institute, em Washington, DC, para discutir uma série de estudos durante o FAPESP-U.S. Collaborative Research on the Amazon, encontro que apresentará na capital norte-americana alguns dos mais importantes projetos de pesquisa sobre biodiversidade, clima e questões socioeconômicas na Amazônia.

Treinamento prepara equipes do SUS para diagnóstico precoce de transtornos mentais

Um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infância e Adolescência (INPD) desenvolveu, testou e comprovou a eficácia e a viabilidade de um treinamento para capacitar médicos e enfermeiros de Unidades Básicas de Saúde (UBS) a identificar transtornos mentais em crianças e adolescentes.
quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ebola continua se propagando e número de mortos chega a 3.879

A pior epidemia de ebola já registrada matou 3.879 pessoas, de 8.033 casos até o dia 5 de outubro na África Ocidental, de acordo com um balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (8). Não há evidência de que a epidemia esteja sob controle.

Barco movido a energia solar é criado em Santa Catarina

O Instituto Ekko Brasil (IEB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), acaba de lançar o primeiro barco brasileiro que usa energia solar, limpa e renovável a ser utilizado para trabalhos de pesquisas, mobilização social e educação ambiental na Lagoa do Peri.

Brasileiros criam método para estudar danos do Alzheimer ao cérebro

Pesquisadores do Brasil e do Canadá desenvolveram um novo protocolo de pesquisa com exemplares de macacos para analisar os efeitos do Alzheimer no cérebro e, com isso, ajudar na busca da cura para a doença, que, segundo estimativas, afeta 36 milhões de pessoas no mundo.

Pacto pela sustentabilidade faz cinco anos e envolve 160 empresas

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou, na terça-feira (7), em São Paulo, da comemoração dos cinco anos do Pacto pela Sustentabilidade. Na ocasião, destacou a necessidade de mudança e de mais engajamento “em direção a um mundo que todo mundo acredita, que é um mundo mais sustentável”. Trata-se de uma iniciativa da rede de supermercados Walmart Brasil, que engajou mais de 160 empresas fornecedoras em prol de processos produtivos mais sustentáveis.

Conferência BBEST discutirá avanços recentes em bioenergia

A segunda edição da Brazilian Bioenergy Science and Technology Conference (BBEST) apresentará em Campos de Jordão (SP), entre 20 e 24 de outubro, avanços recentes da pesquisa científica e tecnológica sobre bioenergia e outras fontes de energias renováveis no mundo. O objetivo da reunião é contribuir para a tomada de decisões bem informadas sobre a redução de emissões de carbono e a transição para uma economia sustentável.

Nível do Sistema Cantareira cai para 5,5% e Sabesp estuda reduzir vazão

O superintendente de Produção de Águas da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Marco Antonio Lopez Barros, admitiu que estuda reduzir a vazão do Sistema Cantareira. Os ministérios públicos Estadual e Federal já ajuizaram ação civil pública pedindo que o uso da água do Cantareira seja restringido.

Imposto zero para peças e componentes de aerogeradores só poderá ser usado por fabricantes nacionais

A redução a zero do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para peças e componentes de aerogeradores (que produzem energia a partir do vento) só valerá para fabricação dos equipamentos no país, esclareceu o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira. O incentivo consta da Medida Provisória 656, publicada hoje (8) no Diário Oficial da União.

Saneamento da Baía de Guanabara pode gerar ganhos de R$ 13 bi em 30 anos

A universalização dos serviços de água tratada e a coleta de esgotos nos municípios em torno da Baía de Guanabara podem representar ganho econômico de até R$ 13,8 bilhões, em 30 anos, de acordo com o estudo Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento à Sociedade dos Municípios da Baía de Guanabara, divulgado ontem (8) pelo Instituto Trata Brasil.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ibama institui sistema de comunicação de acidentes ambientais

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instituiu, por meio de instrução normativa publicada na edição de hoje (7) do Diário Oficial da União, o Sistema Nacional de Emergências Ambientais (Siema).

Modelo matemático para diluir agrotóxicos diminui risco de contaminação ambiental

A mais recente edição da Spanish Journal of Agricultural Research, revista científica do Instituto Nacional de Investigación y Tecnologia Agraria y Alimentaria do Ministério de Economia e Competitividade espanhol, traz um modelo matemático capaz de estimar o volume de água cinza necessário para diluir misturas de agrotóxicos na água e minimizar os riscos ao ambiente aquático.

Plantio de florestas é estratégia de enfrentamento do aquecimento global

Em um artigo publicado na seção de opinião do jornal norte-americano The New York Times, em 19 de setembro, Nadine Unger, professora da Yale University, afirmou serem fracas as evidências científicas sobre os benefícios proporcionados pelo reflorestamento e pela redução do desmatamento na mitigação das mudanças climáticas.

Uso excessivo de antibiótico na produção de peixes, afeta o ambiente dos rios e a saúde do homem

A aplicação excessiva de antibióticos para tratamento de peixes no Rio Paraná, no reservatório de Ilha Solteira, em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, pode comprometer a sustentabilidade do pescado na região, que é responsável por 65% da produção de tilápia do Estado. O uso sem controle do remédio destrói a microbiologia do rio, afetando os peixes que vivem fora do cativeiro, e facilita o surgimento de bactérias resistentes, que dificultam o cuidado dos peixes e ainda podem ser transferidas aos homens, com implicações para a saúde.

MP quer preservar água do Cantareira para 2015, diz especialista da Unicamp

A ação dos ministérios públicos (MP) Estadual e Federal para coibir a retirada de mais água do Cantareira pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tenta evitar um colapso do sistema no próximo período de seca, em 2015, segundo o professor de hidrologia e recursos hídricos da Universidade de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo.

Governo cria grupo para definir ajuda a países da África atingidos pelo ebola

O governo federal anunciou nesta terça-feira (7) a criação de um grupo interministerial para definir medidas de ajuda humanitária destinadas a países da África atingidos pelo ebola. Os recursos seriam adicionais às remessas de remédios e insumos enviadas para Guiné Serra Leoa e Libéria entre junho e agosto.
terça-feira, 7 de outubro de 2014

A Terra está ficando quente muito mais rápido do que pensávamos

Sabemos que o planeta está ficando mais quente - mas acontece que isso está acontecendo muito mais rápido do que imaginávamos. Nossos cientistas subestimaram o aquecimento global devido a relatos de temperatura imprecisos feitos nos oceanos do sul.

Estudo do Nobel pode levar a terapias para doenças que afetam orientação

O conhecimento sobre como determinadas células do cérebro funcionam como uma espécie de GPS interno pode levar a novas terapias para doenças que comprometem a orientação espacial, como o Alzheimer, de acordo com o neurocientista Jaderson Costa da Costa, diretor do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, da PUCRS. Nesta segunda-feira (6), três cientistas foram laureados com o prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre as células do cérebro que permitem que as pessoas se localizem no espaço.

Nasa anuncia que águas profundas dos oceanos pararam de esquentar

A temperatura média das águas frias dos oceanos parou de aumentar desde 2005, o que traz novos questionamentos aos cientistas sobre por que o aquecimento global parece ter diminuído nos últimos anos, apesar do aumento das emissões de gases causadores de efeito estufa.

Conferência sobre diversidade biológica tem início na Coréia

Representantes de mais de 160 países, inclusive o Brasil, iniciaram, nesta segunda-feira, reunião para avaliar o progresso na implantação do Plano Estratégico para a Biodiversidade Mundial. A 12ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP 12) acontece de 6 a 17 deste mês na cidade de Pyeongchang, na Coreia do Sul, para debater as novas medidas destinadas a proteger a biodiversidade em favor do desenvolvimento sustentável.

Mundo está fracassando nas metas para 2020 de proteção da natureza

Governos estão fracassando no cumprimento de metas para proteger animais e plantas sob um plano estabelecido para a biodiversidade até 2020, o qual também busca aumentar o abastecimento alimentar e desacelerar a mudança climática, mostrou um relatório da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira.

Nanotermômetro luminescente é desenvolvido por pesquisadores europeus

Os termômetros convencionais utilizados hoje para medir a temperatura corpórea poderão ser substituídos, em breve, por dispositivos em escala nanométrica (da bilionésima parte do metro) capazes de medir as variações de temperatura em nível molecular.

Ministério quer adotar guia eletrônica para transporte de animais em seis meses

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu prazo de seis meses para adoção da guia de trânsito animal eletrônica em todo o território nacional. A guia é o documento oficial para transporte interestadual de animais, ovos férteis e material de multiplicação.

Suplementação luminosa, com lâmpadas de LED em cultivo protegido, aumenta produção de mini tomates

Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, alunos do Grupo de Estudos e Práticas em Olericultura (Gepol), orientados pela professora Simone da Cosra Mello, estudam a eficiência da tecnologia de cultivo protegido com suplementação luminosa no interior do dossel das plantas com lâmpadas de LED em condições tropicais e subtropicais.

ONU desafia alunos a reduzirem desperdício de alimentos nas escolas

Com base na campanha “Pensar.Comer.Conservar – Diga Não ao Desperdício”, lançada este ano pela ONU, um concurso para conscientização do desperdício de alimentos em escala global foi passado aos alunos universitários e de ensino médio de todo o mundo.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Solo brasileiro agora tem mapeamento digital

O mapa digital de carbono orgânico dos solos brasileiros recém-lançado pela Embrapa une modelagem matemática e conhecimentos levantados em campo para ajudar em diversos programas de conservação de recursos naturais. Um dos beneficiários imediatos será o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que poderá utilizá-lo para direcionar práticas de redução de emissão de gases de Efeito Estufa.

Prefeitura de São Paulo também quer multar quem joga lixo no chão

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pretende multar as pessoas que jogam lixo nas ruas. A medida aplicada na capital paulista deve seguir o modelo já em vigor no Rio de Janeiro, com algumas diretrizes inspiradas em uma política semelhante usada em Bruxelas, na Bélgica.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros