Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ONU diz que aquecimento global pode ficar mais grave e irreversível

Os impactos gerados pelo constante aumento nas emissões mundiais de gases de efeito estufa podem ser cada vez mais graves e até irreversíveis. Esta é a conclusão do estudo mais recente feito pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que será divulgado oficialmente no próximo mês.

Estudo revela dano hepático em roedor exposto a radiação de celular

A exposição à radiação de telefones celulares provocou danos hepáticos em ratas grávidas numa pesquisa desenvolvida no Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O próximo passo do estudo é avaliar de que forma a radiação pode interferir no desenvolvimento das crias desses animais expostos.

Com 0,01% do PIB, Brasil preservaria Mata Atlântica

O Brasil conseguiria preservar a Mata Atlântica investindo apenas 0,01% do seu PIB (Produto Interno Bruto), garante um estudo feito por cientistas e relatado à revista Science nesta quinta-feira (28). Os pesquisadores afirmam que US$ 198 milhões por ano (o equivalente a cerca de R$ 443 milhões) seriam suficientes para conservar a maioria das espécies e preservar muitos dos benefícios que vêm do ecossistema da floresta, tais como controle de pragas e polinização.

Diversidade genética em áreas restauradas de Mata Atlântica surpreende pesquisadores

Ao comparar a diversidade genética vegetal de três remanescentes florestais de Mata Atlântica com a de duas áreas em processo de restauração, todas no interior de São Paulo, pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) não observaram diferença significativa na maioria dos parâmetros analisados.

‘O meio urbano se tornou a expressão mais pura da Civilização do Lixo’. Entrevista com Maurício Waldman

As evidências demonstram que a quantidade de lixo gerada tem crescido consideravelmente nos últimos anos, mas quando se trata de quantificar os dados, “as disparidades nos levantamentos estatísticos constituem controvérsia endêmica entre os especialistas em resíduos”, assinala Maurício Waldman, autor de Lixo: Cenários e Desafios (Cortez Editora, 2010), em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line.
quinta-feira, 28 de agosto de 2014

MPF ajuiza ação civil pública para que Casan atue na despoluição da praia de Canasvieiras

A Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF/SC) ajuizou ação civil pública contra a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), para que a empresa solucione o problema de extravasamento de esgoto na estação de tratamento (ETE) de Canasvieiras.

Governo, catadores e prefeitos vão atualizar a lei de resíduos sólidos

Representantes do governo federal, Ministério Público, dos municípios e dos catadores de material reciclável decidiram formar um grupo de trabalho para negociar junto ao Congresso Nacional com o objetivo de aprimorar a lei que estabeleceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O que você precisa saber antes de reutilizar garrafas plásticas

Pergunta: se ela só contém água, qual é o problema se eu não lavar minha garrafinha de plástico? Resposta: se você tem uma garrafa que usa diariamente para tomar água, parabéns! Nós achamos ótimo que todos fiquem hidratados. Mas a questão é a seguinte: qual foi a última vez que você lavou essa garrafa d’água? Afinal, se você só a enche de água, ela não chega a ficar suja, certo?

Governo destina 3,2 milhões de hectares para conservação ambiental

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (27), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, anunciou que a pasta irá destinar 3,2 milhões de hectares de terras federais para a conservação do meio ambiente nos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia por meio do programa Terra Legal, do governo federal.

Estresse precoce pode agravar depressão na vida adulta, indica pesquisa

Uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) verificou que o chamado estresse precoce – termo que engloba tanto traumas e maus-tratos físicos como abusos sexuais e emocionais sofridos por crianças e adolescentes – pode agravar quadros de depressão na vida adulta.

O neoextrativismo e o saque. Entrevista com Dário Bossi e Marcelo Sampaio Carneiro

“Um dos muitos ‘mitos’ promulgados pela propaganda empresarial e dos governos é que ‘a mineração instala-se em regiões atrasadas, cria um círculo virtuoso, gera desenvolvimento e eleva o nível de vida da população’”, constatam os entrevistados.

Norma estadual facilita desmatamento no Pará

Nos últimos dois meses, os focos de calor e o desmatamento no estado do Pará aumentaram substancialmente, segundo o INPE e o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon. Segundo dados do INPE o Estado apresentou um aumento de 363% nos focos de incêndio este ano. Em julho, o Sistema de Alerta de Desmatamento, operado pelo Imazon, constatou que 57% do desmatamento na Amazônia ocorreu no Pará.

China provoca chuva artificial para aliviar seca no nordeste do país

As autoridades do nordeste da China, que sofre a pior seca em mais de 60 anos, decidiram recorrer à chuva artificial mediante o “bombardeiro” de nuvens com produtos químicos, para tentar aliviar a situação que faz temer grandes problemas alimentares e a alta da inflação por causa das más colheitas.

Especialista afirma que epidemia de ebola deve aumentar

O professor belga Peter Piot, um dos responsáveis pela descoberta do vírus ebola em 1976, afirmou nesta terça-feira (26) que estão reunidas as condições para que a epidemia acelere e lamentou a “extraordinária lentidão” da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Turismo na Namíbia movimenta a economia e preserva o meio ambiente

A Namíbia, localizada no Sudoeste do continente africano, entre Angola e a África do Sul, é uma referência para ambientalistas. Premiado pela WWF, o país conseguiu criar um modelo de negócios para o turismo que integra a iniciativa privada, as comunidades locais e a preservação do meio ambiente.
terça-feira, 26 de agosto de 2014

Normatização dos resíduos sólidos, artigo de Roberto Naime

A partir do conjunto de regramentos e definições da Associação Brasileira de Normas Técnicas através de NBRs (Normas Técnicas Recomendadas), os resíduos sólidos são classificados e enquadrados em uma das seguintes classes, conforme normatização da NBR 10.004 do ano de 2.004:

Casos de câncer de tireoide são detectados em jovens de Fukushima

Um total de 57 jovens de Fukushima desenvolveram câncer de tireoide desde o acidente nuclear de março de 2011, segundo as últimas estatísticas das autoridades de saúde da região japonesa. Este número, publicado em um relatório do comitê de pesquisa médica da cidade de Fukushima, representa um aumento de sete casos em relação aos últimos dados apresentados em maio passado.

Vigilância Sanitária de SC divulga alerta sobre consumo de moluscos

Sob suspeita de contaminação pela toxina diarreica (DPS), o consumo e o comércio de moluscos bivalves, como ostras, vieiras, mexilhões e berbigões, continuam proibidos em algumas localidades de Santa Catarina. A Vigilância Sanitária informou que adotou medidas para retirar os animais do comércio e impedir a venda ao consumidor.

Agropecuarista defende mais florestas para combater falta d’água

As secas prolongadas que têm afetado diversos estados e levado à iminência de racionamento na maior cidade do país, São Paulo, não se resolverão só com a volta das chuvas. É preciso reflorestar as nascentes e margens dos rios para garantir um suprimento de água confiável e perene. O alerta não vem de setores ambientalistas, mas de um segmento durante muitos anos associado à derrubada das matas: os agropecuaristas.

Cientistas criam 1º órgão artificial dentro de animal

Cientistas da Escócia criaram, pela primeira vez, um órgão a partir do zero dentro de um animal. Um timo – parte importante do sistema imunológico – de camundongo foi gerado artificialmente dentro de uma cobaia.
O experimento, descrito na publicação científica “Nature Cell Biology”, pode ajudar a abrir caminho para alternativas ao transplante de órgãos.

Estudante cria sistema capaz de purificar a água com a luz do Sol

A água pode parecer um recurso natural abundante. Mas, além de estar cada vez mais escassa, há lugares no mundo que ainda não têm água filtrada. Pensando nisso, Deshawn Henry, estudante de Engenharia Civil da Universidade de Buffalo, criou uma lente solar capaz de filtrar a água. O sistema de baixo custo tem potencial para ajudar as comunidades mais carentes.

Evento em MS vai discutir uso do sorgo para a produção de etanol

A Embrapa Agropecuária Oeste promove em sua sede em Dourados, no dia 9 de setembro, um evento voltado para a atualização tecnológica de produtores, técnicos, estudantes e empresários do agronegócio sobre a cultura do sorgo em Mato Grosso do Sul e a potencialidade do seu uso para a produção de etanol.

‘Ideia veio em boa hora’, diz paciente sobre campanha do balde de gelo

Para o administrador Carlos Eduardo Uchôa Fagundes, diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em 2010, a ideia da campanha do balde de gelo “veio em boa hora”. “Se essa campanha ajudar no desenvolvimento de um remédio, seria fabuloso para nós e para a humanidade como um todo”, diz.

Conhecimento indígena é preservado em livro de papel sintético

Um papel sintético feito de plástico reciclado – resultado de uma pesquisa desenvolvida com apoio da FAPESP – está ajudando a preservar o conhecimento sobre plantas medicinais transmitido oralmente há séculos pelos pajés do povo Huni Kuĩ do rio Jordão, no Acre.

Agência envia à Casa Branca metas para biocombustível

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) enviou para a Casa Branca nesta sexta-feira suas metas finais para utilização de biocombustíveis em 2014, regra há muito adiada que entra agora em sua última rodada de revisão antes do lançamento público.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros