Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day) chega cada ano mais cedo, diz WWF

A cada ano, a humanidade esgota mais cedo sua cota de recursos naturais do planeta. Relatório conjunto de organizações ambientais confirma aumento no consumo de recursos, afirma Jörg-Andreas Krüger, do WWF na Alemanha.

Especísmo e ecocídio: a extinção dos Guepardos, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O guepardo selvagem é considerado o animal terrestre mais rápido do mundo. Evoluiu na África durante a época Miocena (de 26 milhões a 7,5 milhões de anos), antes de migrarem para a Ásia. Sobreviveu às diversas transformações do clima no planeta, mas os cientistas dizem que pode desaparecer até 2030, não resistindo às condições impostas pelo Antropoceno.

Menos de 1 mês após megalimpeza, lixo volta a se acumular no rio Tietê

Menos de um mês depois de finalizar uma operação que retirou mais de 18 toneladas de lixo de áreas do leito seco do rio Tietê, o município de Salto (a 101 km da capital paulista) começa a ver as áreas serem novamente tomadas por entulho. A maioria do material é de pedaços de madeira.

Plano Nacional traçará estratégias para oferta de água

Depois de dois anos de negociações, o governo brasileiro firmou parceria com o Banco Mundial para a elaboração do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), cuja proposta foi apresentada na tarde de terça-feira (20), no auditório da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília.

Campanha pede que crianças doem dentes de leite em prol da ciência

Dentistas estão convocando as crianças a abandonarem o hábito de deixar seus dentes de leite para a “fada do dente”. Em vez disso, sugerem que elas os doem para a ciência. A campanha para estimular a doação de dentes de leite será lançada no 17º Congresso Latino-americano de Odontopediatria, que começa nesta quinta-feira (21) em São Paulo.

Ebola pode chegar ao Brasil, mas epidemia seria controlada, diz médico

Recém-chegado de Serra Leoa, onde, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 783 pessoas já foram infectadas com o vírus ebola, o médico carioca Paulo Reis disse, nesta quinta-feira (21), em entrevista coletiva realizada na sede do Médicos Sem Fronteiras, na Zona Sul do Rio, que o risco de importação da doença existe. Ele não considera, entretanto, que seria um problema tão grande quanto na África, devido à diferença de hábitos culturais.

Cientistas planejam detectar novas partículas elementares no LHC a partir de 2015

A operação do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern), na Suíça, poderá contribuir, a partir de 2015, para a descoberta de partículas elementares ainda não observadas experimentalmente e testar teorias que ultrapassam o conhecimento da Física atual.
quinta-feira, 21 de agosto de 2014

‘O poder público precisa parar essa fábrica insana de desmatamento ilegal e desnecessário’, entrevista com Paulo Barreto

Na semana em que publica uma série de textos sobre as eleições para o governo do Pará, o site Mídia e Desmatamento na Amazônia entrevistou o engenheiro florestal Paulo Barreto, pesquisador sênior do Instituto Homem e Meio Ambiente na Amazônia (Imazon), prestigiosa entidade não-governamental sediada em Belém (PA).

Estudo alerta para pressão contínua da sobrepesca nos mares da Europa

Uma década de esforços para reduzir a sobrepesca manteve inalterados os estragos causados por décadas de exploração sem controle, de acordo com um estudo segundo o qual muitos ecossistemas marinhos estão “gravemente perturbados”. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias.

Rio Piracicaba tem poluição cinco vezes maior que a aceitável

O rio Piracicaba registra, no trecho que corta o centro de Piracicaba (a 160 km da capital paulista), índice de poluição que supera cinco vezes o observado em rios com poluição considerada aceitável. Os dados são do Cena (Centro de Energia Nuclear de Agricultura), que funciona na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), na USP (Universidade de São Paulo) da cidade.

Produção de cerâmica na Caatinga será sustentável

A sustentabilidade do uso da lenha nos fornos de queima de cerâmica estará em debate em Campina Grande, no interior da Paraíba, nesta quinta-feira (21). O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa da Mostra de Tecnologia de Fornos para Cerâmica Vermelha, que tem o objetivo de destacar as iniciativas mais eficientes da produção e do consumo sustentáveis da cerâmica usada pela construção civil.

Ministra alerta para baixa reserva de água no Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, alertou na quarta-feira (20) para a baixa reserva de água no país, lembrando a situação vivida no início desta semana pelos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e Minas Gerais em relação ao abastecimento do Rio Paraíba do Sul.

Homem consumiu recursos do planeta para 2014 em apenas 8 meses, diz pesquisa

Ambientalistas apontaram esta terça-feira como o “Dia da Sobrecarga da Terra”, em que os recursos naturais do planeta disponíveis para 2014 já foram consumidos, o que faz com que os habitantes estejam em saldo negativo com o meio ambiente em pleno mês de agosto.

Identificados genes que podem ajudar a salvar araucária do risco de extinção

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da araucária (Araucaria angustifolia) – árvore nativa do Brasil também chamada de pinheiro-brasileiro – e de sua semente, o pinhão.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Mas afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Não há dúvidas de que “sustentabilidade” é um dos termos mais utilizados atualmente, em grande parte dos ambientes corporativos pelos quais transitamos. Mas, em um momento em que a palavra tornou-se veículo para todo tipo de propaganda, não fará mal a ninguém resgatar seu significado original.

Ibama embarga mais de 3 mil hectares desmatados no leste de Mato Grosso

A primeira etapa da Operação Pequiá, realizada pelo Ibama com o apoio da Polícia Militar Ambiental, percorreu mais de quatro mil km na região do vale do Araguaia verificando indicativos de desmatamento do Sistema de Alerta de Desmatamento (Deter),fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ministério estuda meios para reduzir fila de transplante de medula óssea

Atualmente, existem no Brasil cerca de 200 pacientes com indicação receber um transplante de medula que já encontraram doadores compatíveis no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas que não se submeteram ao procedimento por falta de vagas adequadas nos hospitais.

Embrapa assina acordo para produção de biocombustíveis alternativos

A macaúba, uma espécie de palmeira nativa do Brasil, ganhará um novo incremento para a sua utilização como alternativa na produção de biocombustíveis. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Bioenergia assinou na segunda-feira (19), um acordo de cooperação com o Centro Mundial de Agroflorestas (Icraf), para realizar projetos dentro do Programa para o Desenvolvimento de Cultivos Alternativos para Biocombustíveis.

ONGs alertam UE para risco de pensamento único no campo científico

Um grupo de ONGs pediu nesta terça-feira (20) a eliminação do cargo de conselheira científica da Comissão Europeia, atualmente ocupado por uma defensora dos organismos geneticamente modificados (OGM), diante do risco de um pensamento único e tendencioso no campo científico na União Europeia (UE).

Programa Lixo Zero aplicou mais de 57 mil multas no Rio até agora

O Programa Lixo Zero, criado pela prefeitura do Rio de Janeiro, completa um ano nesta quarta-feira (20) com balanço de 57.281 multas aplicadas durante o período, a maioria (32.860) por descarte de pequenos resíduos em locais inadequados, como a própria rua, segundo o balanço divulgado pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). A iniciativa conta com cerca de 400 agentes de fiscalização atuando em 97 bairros cariocas.
terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tratamentos de água, artigo de Roberto Naime

Os tratamentos de água são necessários para águas residuárias de sistemas industriais ou para os esgotos coletados nas áreas com populações. Objetivam devolver características físico-químicas às águas, antes das mesmas serem dispostas ou retornarem aos sistemas hídricos naturais, superficiais ou subterrâneos.

Incluir 10 gramas por dia de fibras na alimentação ajuda intestino e coração

O brasileiro consome em média 15 gramas de fibras por dia, enquanto o recomendado são 25 g. Por isso, incluir 10 g diárias na sua alimentação pode fazer bem para o intestino, para a saciedade e até para o coração, reduzindo o colesterol ruim. Atualmente, a indústria já acrescenta fibras em produtos como refrigerante, molho de tomate, barrinhas de cereais e até doces como sorvetes, bolos e geleias.

Acordo garantirá o abastecimento de água

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou, na noite desta segunda-feira (18), acordo com os estados de São Paulo (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Minas Gerais (MG) para garantir o abastecimento de água e prolongar a vida útil dos reservatórios que se alimentam da bacia do rio Paraíba do Sul.

Moscas varejeiras carregam alta porcentagem de bactérias que causam doenças em humanos

Cerca de 30% dos microrganismos encontrados em moscas varejeiras são capazes de causar doenças em seres humanos, revelou um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da PennState University, dos Estados Unidos, e da Nanyang Technological University, de Cingapura.

Deus não tem religião e ‘Cristo não veio para criar cristãos’, artigo de Gilmar Passos

No planeta há várias religiões, cada religião tem seu próprio sistema de orientação doutrinária. Por elas se distribuem milhões de pessoas. Cada pessoa que adere a determinada religião recebe orientações teóricas e práticas para se manter nela. Embora isso seja verdade não se descarta a pretensão de pessoas que optam a não pertencer a um grupo religioso especifico, outros que acreditam que o importante é absorver um pouco de cada uma delas e outras que não querem fazer parte de nenhuma delas.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Inglês de 16 anos cria solução para combater a poluição mundial

Impressionado com a quantidade de poluição vista da janela de sua casa em Manchester, Reino Unido, o jovem Samuel Burrows decidiu criar uma alternativa para deixar o mundo mais limpo. Após muita pesquisa, ele chegou à conclusão de que se misturasse materiais encontrados no protetor solar e no lápis, seria possível encontrar uma opção barata e eficiente.

Kuwait testa turbina eólica que produz água potável

Imagine gerar energia renovável ao mesmo tempo em que produz água própria para consumo? Essa possibilidade, que faria brilhar os olhos das populações que vivem em lugares remotos, já é estudada pelo holandês Piet Oosterling, fundador da empresa de tecnologia Dutch Rainmaker.

Consulta pública sobre rótulos de alimentos alergênicos termina na segunda

A consulta pública sobre a norma de rotulagem de alimentos que têm substâncias alergênicas termina nesta segunda-feira (18). Proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a consulta teve início no dia 16 de junho e trata das informações que devem estar disponíveis nos rótulos sobre alimentos, ingredientes, aditivos alimentares, coadjuvantes de tecnologia e matérias-primas embalados na ausência dos consumidores. Sugestões podem ser enviadas por meio de formulário específico no portal da Anvisa.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros