Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Nova usina de biogás transformará lixo de 20 municípios em energia

Uma das soluções ambientalmente corretas para os resíduos sólidos é a transformação em biogás. A Estre, proprietária do aterro de Guatapará, inaugurou na quarta-feira, 13 de agosto, uma usina de geração de energia a partir do biogás. O local recebe lixo de 20 municípios da região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Para ativistas, vazamento de ácido no México é golpe mortal ao meio ambiente

Ativistas denunciam que o vazamento de grandes proporções de ácido sulfúrico em um rio do norte do México representa um “golpe mortal” para o meio ambiente e rechaçam que a mineradora responsável pelo acidente seja a encarregada das análises de água nos próximos anos.

Produtos da biodiversidade ganham visibilidade em oficina

Até esta sexta-feira (15/08), a cidade de Montes Claros (MG) abriga a oficina “Acesso a Mercados Institucionais”, promovida pelo Centro de Agricultura Alternativa (CAA), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e parceria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Polo gesseiro busca energia limpa

Terminou, nesta quinta-feira (14), o Simpósio “Polo Gesseiro do Araripe: Potencialidades, Problemas e Soluções”, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento reuniu representantes do governo, do setor produtivo e da sociedade civil organizada, com o objetivo de debater e buscar meios de sustentabilidade na produção do gesso.

Descoberta abre caminho para nova geração de quimioterápicos

Um novo mecanismo de inibição do proteassomo – complexo proteico considerado um alvo terapêutico contra o câncer – é o tema de um artigo publicado na revista Chemistry & Biology. A primeira autora do trabalho é a brasileira Daniela Trivella, pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNBio/CNPEM).

Brasil poderia satisfazer toda a sua demanda de alimento até 2040 sem derrubar mais árvores

Uma utilização mais eficiente das suas vastas áreas de pastagens poderia permitir que o Brasil aumentasse drasticamente a produção agrícola sem a necessidade de destruir um único hectare de floresta amazônica, de cerrado ou de mata atlântica. É o que defende um novo estudo publicado pela revista Global Environmental Change.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Novo portal pretende reduzir lixo ensinando como consertar eletrônicos

Atualmente, é cada vez mais difícil encontrar eletrônicos com uma durabilidade maior do que alguns poucos anos. Além do impacto no bolso do consumidor, isso resulta na geração cada vez maior de resíduos desnecessários, já que muitos dos defeitos poderiam ser consertados.

Sociedade e educação evitariam fracasso de acordos ambientais

O ótimo exemplo dos turistas japoneses na Copa do Mundo do Brasil, ao recolherem o lixo dos setores que ocuparam nas arenas durante os jogos de sua seleção, contrasta com a atitude negativa de torcedores de nosso país e outras nações, inclusive desenvolvidas, que sujaram de modo exagerado alguns estádios e bairros, como a Vila Madalena, em São Paulo. As duas atitudes opostas demonstram o significado da educação para o sucesso de qualquer programa nacional e acordos internacionais de proteção do meio ambiente e reversão das mudanças climáticas.

Cientistas pedem apoio da Igreja no combate aos organismos transgênicos

Por solicitação da Via Campesina, os engenheiros agrônomos Paulo kageyama e Rubens Nodari entregaram ao secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Leonardo Ulrich Steiner, e à sociedade brasileira uma carta condenando o uso de transgênicos e explicando seus impactos. O mesmo documento foi entregue ao Papa Francisco em abril com o intuito de pedir que o Sumo Pontífice se posicione, criticamente, sobre este tipo de cultivo e apoie a agricultura campesina.

Infectologista da Fiocruz esclarece dúvidas sobre a epidemia de ebola e aborda os riscos para o Brasil

A África Ocidental está enfrentando um novo surto de ebola, o maior em quase quatro décadas de história da doença. As proporções têm chamado a atenção das autoridades e órgãos de saúde em todo o mundo. O mais recente boletim da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre todo o oeste da África, divulgado na última quarta-feira (7/8), aponta 932 mortos desde o começo do ano, com 1.711 casos confirmados de ebola, sobretudo na Guiné (363), Libéria (282) e Serra Leoa (286). No mesmo dia, a Libéria decretou estado de emergência.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos – foco na situação de Minas Gerais, por Marcos Paulo Gomes Mol e Danielli Vazzoller Fittipaldi

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pela lei 12.305 de 2010, tramitou por aproximadamente 20 anos antes de ser oficializada no país. A efetivação da legislação representa, sem sombra de dúvidas, um importante marco na trajetória ambiental de nossa nação. Contudo, é chegado o momento de efetivar as prerrogativas da lei, adequando a realidade de cada município às formas apropriadas de destinação de resíduos.

Otimização do uso de recursos hídricos, artigo de Roberto Naime

A água é encontrada no estado líquido, constituindo-se em recurso natural renovável por meio do ciclo hidrológico. Os recursos hídricos são caracterizados em função de sua quantidade e qualidade, estando estas características intimamente relacionadas, pois a qualidade da água depende diretamente da quantidade existente para dissolver, diluir e transportar as substâncias que serão aproveitadas nas cadeias alimentares (Braga et al., 2002).

Fernando de Noronha instala usina de energia solar

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, Fernando de Noronha, arquipélago de Pernambuco, inaugura sua primeira usina solar fotovoltaica. Localizada em um terreno de cinco mil metros quadrados, terá potência instalada de 400 kWp (quilowatt-pico) gerando cerca de 600 MWh/ano, equivalente a 4% do consumo da ilha.

Brasil é eleito para acolher Congresso Internacional de Matemáticos em 2018

O diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura (IMPA) do Brasil, César Camacho, manifestou nesta quarta-feira sua satisfação pela escolha do Rio de Janeiro como sede do Congresso Internacional de Matemáticos de 2018, que considerou um “reconhecimento internacional à pesquisa no país”.

Sabonete e outros bactericidas podem trazer risco à saúde

Um novo estudo divulgado pela Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês) indica que o triclosan e o triclocarban, dois assassinos de germe comumente empregados em sabonetes, detergentes e outros produtos antibacterianos de uso diário, representam um sério risco à saúde.

Protetor solar pode liberar substância tóxica para algas

Que o protetor solar é um tremendo aliado dos banhistas contra a radiação ultravioleta perigosa, não há dúvidas. Mas pouco ainda se sabe sobre o impacto desse produto nos oceanos. E aí, de protetor, ele pode não ter nada. É o que alerta um novo estudo publicado na revista científica Environmental, Science & Technology.

Pesquisa propõe nova interpretação para emissões solares

Uma explicação para as radiações de altas frequências produzidas pelas explosões solares acaba de ser proposta com base em processo físico observado em aceleradores de partículas de laboratório. O artigo detalhando o estudo – The contribution of microbunching instability to solar flare emission in the GHz to THz range of frequencies, de John Michael Klopf, do College of William and Mary (Williamsburg, Virginia, Estados Unidos), e Pierre Kaufmann, Jean-Pierre Raulin e Sérgio Szpiegel, os três da Universidade Presbiteriana Mackenzie – foi publicado em 10 de agosto no periódico The Astrophysical Journal.
quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Comitê da Bacia do São Francisco discute construção de hidrelétricas em Curaçá, BA

“A hora de se manifestar é agora”, disse o Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Uilton Tuxá, se referindo à necessidade da população de Curaçá resistir ao Projeto de construção das Hidrelétricas de Riacho Seco e Pedra Branca. A discussão esteve em pauta em reunião regional do Comitê que aconteceu no município de Curaçá (BA) no último dia 07.

Cisternas de enxurrada garantem produção agrícola com água de chuva em comunidades Fundo de Pasto de Uauá, BA

Região conhecida nacionalmente como terra do bode e referência em todo Semiárido brasileiro pelo trabalho de beneficiamento de frutas da Caatinga, especialmente o umbu, Uauá, no sertão da Bahia, é um dos municípios contemplados pelo Projeto Mais Água, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia – Sedes, que nesta região é executado pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa.

Mortalidade infantil e esperança de vida na América Latina, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Morria-se muito e se vivia pouco tempo na América Latina e Caribe (ALC), em meados do século passado. No quinquênio 1950-55, o número médio de óbitos era de 126 crianças de 0 a 1 ano de idade para cada mil nascimentos e a esperança de vida (para ambos os sexos) estava em 51 anos, segundo dados da Divisão de População da ONU. No mesmo período, os Estados Unidos tinham esperança de vida de 69 anos. Diferença de 18 anos.

Em 16 anos, poluição do ar matará 256 mil

Nos próximos 16 anos, 256 mil pessoas mortas, 1 milhão de internações e um gasto público estimado em mais de R$ 1,5 bilhão. Você certamente associou estes números a uma possível guerra no Oriente Médio ou no leste europeu, mas, na verdade, eles dizem respeito ao estado de São Paulo. A causa? A poluição atmosférica, decorrente da concentração de material particulado no ar.

Cientistas americanos criam tecido tridimensional semelhante a cérebro

Bioengenheiros do Centro de Recursos de Engenharia de Tecidos na Universidade Tufts, em Boston, criaram um tecido tridimensional semelhante ao tecido presente no cérebro de ratos, que poderá ser usado para simular as respostas cerebrais a drogas em estudos científicos.

Mineradora do México nega que ácido sulfúrico que vazou em rio seja tóxico

A empresa administradora de uma mina de cobre no noroeste do México, que derramou 40.000 metros cúbicos de ácido sulfúrico no rio Sonora, afirmou nesta terça-feira (12) que a substância não é tóxica e não representa risco para os sete municípios afetados.

Vazão das Cataratas do Iguaçu cai 73% em 3 dias

A vazão das águas das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, caiu para 373 mil litros por segundo na manhã desta terça-feira (12), 73% a menos do nível registrado no final de semana, 1,4 milhão de litros por segundo. A média da vazão das cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Pesquisador brasileiro ganha prêmio equivalente a ‘Nobel’ de matemática

O matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo, de 35 anos, recebeu, nesta terça-feira (12), a Medalha Fields, um prêmio equivalente ao “Nobel” de matemática. Ávila é o primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a medalha. Ela é dada pela União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro pesquisadores do mundo. O prêmio foi anunciado em um congresso de matemáticos na Coreia do Sul.

Estudo aponta alvo para o tratamento de tuberculose grave

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com colegas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), identificaram um fator genético que aumenta a severidade e representa um potencial alvo para o tratamento de formas mais graves da tuberculose.
terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mais doenças, mais lucro

À medida que o mundo moderno continua a consumir doenças – toxicidade ambiental, alimentos geneticamente modificados, gordura TRANS, excesso de sódio, açúcar, farináceos industrializados, conservantes, agrotóxicos, corantes etc. – as consequências à saúde se tornam mais prevalecentes e difíceis de se ignorar.

Brasileiros criam sistema que transforma caixa d’água em miniusina hidrelétrica

Enquanto cientistas em todo o mundo tentam aumentar a eficiência dos grandes sistemas de produção energética, dois empreendedores brasileiros desenvolveram uma solução simples para gerar energia limpa em casa. Apelidada de UGES, a tecnologia transforma as caixas d’água em miniusinas hidrelétricas.

Brasil produziu 3 milhões de toneladas a mais de lixo em 2013

Em 2013 o Brasil produziu mais resíduos sólidos: foram 76,4 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,1% em relação a 2012, segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). O índice de 4,1% é superior à taxa de crescimento populacional no país no período, que foi de 3,7%.

Marca de roupa informa origem do material, cálculo do preço e pegada de CO2

A Honest By é uma marca de roupas belga recém-lançada que se tornou exemplo de consciência ambiental e transparência na confecção de suas peças e na origem de seus materiais. A loja fornece todos os dados detalhados de cada produto, com certificados, cálculos de preços e níveis de pegada de carbono.

USP cria adubo com resíduo do couro e acelera crescimento de pimentões

Pesquisadores da USP de São Carlos criaram um adubo que promete melhorar a produtividade nas lavouras de pimentão. O fertilizante, feito à base de resíduos descartados pela indústria do couro, acelera o crescimento e o amadurecimento das plantas. A novidade atraiu pesquisadores da Nigéria ao Brasil. O estudo continuará em Milão, na Itália, onde os professores querem descobrir se o pimentão pode ou não ser consumido.

Libéria diz que vai receber droga experimental para ebola dos EUA

O governo da Libéria divulgou nota em que afirma que a Casa Branca e a agência oficial que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA) aprovaram pedido do país africano para enviar amostras de um soro experimental para tratar os médicos infectados com vírus ebola.

Abelhas vigiadas

A população de abelhas registra um expressivo declínio em vários países, inclusive no Brasil. Em agosto do ano passado, a revista Time trazia na capa um alerta para o risco de desaparecimento das abelhas melíferas, com a chamada “O mundo sem abelhas” e o alerta: “O preço que pagaremos se não descobrirmos o que está matando as melíferas”.

O papel das Ciências Sociais em um mundo em mudança acelerada

Que traços melhor caracterizam o mundo contemporâneo? Entre as grandes mudanças ocorridas no cenário global quais são aquelas que de maneira mais completa definem o tempo presente? Como transitar da perplexidade que essas mudanças inspiram para sua inteligibilidade em grandes quadros interpretativos? Essas foram, resumidamente, as principais indagações que o sociólogo Craig Calhoun procurou responder em palestra realizada em julho na sede da FAPESP, em São Paulo.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros