Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

As ameaças da Grande Transformação(I)

A Grande Transformação consiste na passagem de uma economia de mercado para uma sociedade de mercado. Ou em outra formulação: de uma sociedade com mercado para uma sociedade só de mercado. Mercado sempre existiu na história da humanidade, mas nunca uma sociedade só de mercado. Quer dizer, uma sociedade que coloca a economia como o eixo estruturador único de toda a vida social, submetendo a ela a política e anulando a ética. Tudo é vendável, até o sagrado.

Pescadores reclamam de perda de espaço e da diminuição de espécies na Baía de Guanabara

Os pescadores artesanais perderam espaço de trabalho dentro da Baía de Guanabara com o crescimento da indústria petrolífera e off-shore (que faz exploração em alto-mar). A reclamação é do diretor da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (Feperj) Gilberto Alves. Segundo ele, falta contrapartida das empresas que se instalam nas águas para compensar a perda de trabalho dos pescadores.

Falta de saneamento básico agrava poluição na Baía de Guanabara

A principal fonte de poluição da Baía de Guanabara é o esgoto doméstico dos 15 municípios que ficam na região e que é despejado nos rios e no espelho d’água sem tratamento adequado. A constatação é compartilhada pelo Comitê de Bacia da Baía de Guanabara, por especialistas em recursos hídricos, pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Governo não prorrogará prazo para lei que extingue lixões

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (31) que o governo federal não determinará a prorrogação do prazo para o início da aplicação da lei que proíbe o uso de lixões no país. Mais de metade dos municípios do país não tomaram as medidas necessárias para cumprir a determinação, que é conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos. O prazo de adequação é até este sábado (2).

Crateras da Sibéria teriam surgido devido a erosão, diz cientista

A descoberta de uma terceira cratera na Sibéria suscitou uma discussão mais ampla entre cientistas sobre a aparição desses buracos em áreas remotas da Rússia. Inicialmente atribuída a uma explosão subterrânea de gás, a cratera, que tem um formato cilíndrico, com quatro metros de diâmetro e entre 60 e 100 metros de profundidade, ela seria resultado de uma erosão hídrica, segundo um pesquisador.

Ambientalista pede rigor na aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos

O fim do prazo para que os municípios acabem com os lixões e passem a armazenar os resíduos sólidos em aterros sanitários, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, no próximo sábado (2), é um marco importante para a política ambiental brasileira, segundo o ambientalista carioca Mário Moscatelli, que há 25 anos se dedica a reflorestar e fiscalizar áreas de manguezais no Rio de Janeiro, principalmente no entorno da Baía de Guanabara.

Ferramenta prevê qualidade do ar com 48 horas de antecedência

Uma ferramenta computacional desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) permite prever com pelo menos 48 horas de antecedência como será a qualidade do ar nas diferentes partes da Região Metropolitana de São Paulo considerando as condições meteorológicas e os níveis de emissão e dispersão de poluentes.
quinta-feira, 31 de julho de 2014

Projetos eólicos e solares dominam cadastro para Leilão de Energia

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) revelou nesta terça-feira (29) que cadastrou 1.034 projetos interessados em participar do Leilão de Energia de Reserva 2014, previsto para 31 de outubro. No total, os empreendimentos têm uma oferta de 26.297 megawatts (MW) de capacidade instalada.

Professores do sul fluminense recebem capacitação sobre energia nuclear

Nova turma de professores da rede municipal de ensino de Angra dos Reis e de Paraty, municípios da costa verde do estado do Rio de Janeiro, concluiu na quinta-feira (30) o curso de capacitação sobre energia nuclear, promovido pelo Plano de Emergência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). A iniciativa é do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).

Pressões territoriais forçam índios isolados a estabelecer contato

Um grupo indígena de etnia ainda não identificada estabeleceu em junho o primeiro contato com funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai) e com índios Ashaninka, na Aldeia Simpatia, da Terra Indígena Kampa e Isolados do Alto Envira, na fronteira do Acre com o Peru.

Estudo explica caráter atípico de família de asteroides do Sistema Solar

O caráter atípico da família de asteroides de Eufrosina – uma das várias situadas entre os planetas Marte e Júpiter, que durante anos intrigou os astrônomos – acaba de ser explicado pela equipe liderada por Valerio Carruba, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Guaratinguetá.

FAO pede apoio urgente a plano global de proteção contra degradação e esgotamento do solo

Em uma reunião da Parceria Global pelo Solo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pediu medidas urgentes para melhorar a “saúde” das fontes limitadas do solo no mundo, como forma de garantir que as gerações futuras tenham comida, água e energia suficientes.

Extração de recursos naturais, obras de infraestrutura e o turismo ameaçam comunidades isoladas sul-americanas

A extração de recursos naturais, obras de infraestrutura e o turismo põem em risco as comunidades indígenas que vivem isoladas nas regiões mais remotas da América do Sul, revelou um informe da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), publicado esta terça-feira. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias.

O ser humano provoca a sexta extinção em massa da fauna do planeta

A extinção em massa da fauna não é nenhuma novidade: ocorreram cinco nos 600 milhões de anos em que os animais povoam a Terra, causadas por vários tipos de catástrofes planetárias como o vulcanismo intenso, os impactos de meteoritos e outros ainda não esclarecidos.

Quem tem medo da agricultura ecológica? (I) artigo de Esther Vivas

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff, no Humor Político

Civilização e barbárie, artigo de Montserrat Martins

Nos 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial, ao final de julho de 1914, o mundo vive uma crise civilizatória com evidentes focos de barbárie, que resistem aos esforços de evolução da comunidade internacional. Em pleno século XXI ainda resistem práticas imperialistas e colonialistas tais como os Estados Unidos invadirem o Iraque, a Rússia cobiçar territórios da Ucrânia armando rebeldes a seu favor, a China mantendo a ocupação do Tibet.

Lata e vidro são embalagens que conservam melhor os alimentos

Latas e vidros são os tipos de embalagens que melhor conservam os alimentos. Eles duram 2 anos, em média. Depois, vêm o sachê (1 ano e meio) e a caixinha longa vida (1 ano). Independentemente do material, porém, uma coisa é certa: produtos vendidos sem embalagem estragam muito mais rápido, pois o material de revestimento protege o conteúdo da luz, da umidade e do contato com o oxigênio.

Desmatamento da Amazônia aumenta poluição em países da América do Sul

Os estados amazônicos do Pará, Rondônia, Amazonas e Acre têm “exportado” a fumaça produzida pelo desmatamento por fogo para Bolívia, Peru e Paraguai e contribuído para aumentar os níveis de poluição atmosférica nesses países vizinhos. Ao lado do Mato Grosso, esses quatro estados também registram o maior número de focos de queimadas na América do Sul.

Limpeza do rio Tietê recolhe toneladas de lixo acumulado em Salto/SP

O tempo está colaborando e a limpeza do rio Tietê continua no município de Salto (SP) nesta segunda-feira (28). Em três dias de operação, foram retiradas 2,5 toneladas de lixo em um local em que passa o rio, próximo a Ponte Pênsil, que é onde a sujeira fica represada.

Vizinhos de reatores nucleares recebem doses de iodo no Japão

A prefeitura de Kagoshima, sudoeste do Japão, distribuiu doses de iodo estável às pessoas que vivem a menos de 5 km dos reatores nucleares Sendai 1 e 2, na primeira aplicação de medidas de precaução depois do acidente em Fukushima. “Esta disposição diz respeito a 4.715 pessoas com mais de 3 anos e 2.420 já receberam comprimidos de iodo estável”, explicou um funcionário local.

‘Churrasquinho de gato’ ameaça animais de estimação no Vietnã

A popularidade do “little tiger” (pequeno tigre, em tradução literal), um aperitivo feito com carne de gato apreciado para acompanhar a cerveja no Vietnã, representa uma ameaça para os donos de animais de estimação, apesar de o país proibir oficialmente o consumo deste tipo de carne.

Desmatamento da Amazônia aumenta poluição em países da América do Sul

Os estados amazônicos do Pará, Rondônia, Amazonas e Acre têm "exportado" a fumaça produzida pelo desmatamento por fogo para Bolívia, Peru e Paraguai e contribuído para aumentar os níveis de poluição atmosférica nesses países vizinhos. Ao lado do Mato Grosso, esses quatro estados também registram o maior número de focos de queimadas na América do Sul.
segunda-feira, 28 de julho de 2014

Hidrelétricas de países tropicais não emitem mais gases

Estudo divulgado na sexta-feira pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), da Eletrobras, rebate a hipótese defendida por parte da comunidade científica de que usinas hidrelétricas instaladas em países tropicais emitem mais gases de efeito estufa que usinas térmicas a carvão com mesma capacidade.

Remador cruzará Oceano Atlântico para financiar pesquisas sobre câncer

O caso de um grande amigo diagnosticado, em 2005, com osteossarcoma (tumor maligno dos ossos) inspirou o advogado e remador Caetano Penna Franco Altafin Rodrigues da Cunha a se aventurar e contribuir para ajudar no financiamento às pesquisas do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into).

Astrônomos observam pela primeira vez as entranhas de uma estrela

Em um pequeno telescópio instalado no topo de uma montanha coberta por bananeiras, entre os municípios sul-mineiros de Brazópolis e Piranguçu, um grupo de cientistas vem acompanhando um fenômeno astronômico inédito, cujo ápice deverá ocorrer nos próximos dias: a abertura de um buraco na superfície de uma estrela gigante, conhecida como Eta Carinae, que permitirá desvendar os segredos de seu interior.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros