Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Supermercado britânico reaproveita alimentos para gerar sua própria energia

Uma das maiores redes de supermercado do Reino Unido tem investido em energia limpa para abastecer suas lojas. O primeiro teste será feito na unidade de West Midlands, Inglaterra, e a eletricidade usada no estabelecimento será proveniente da biomassa.

MMA revê capacitação de gestores e educadores ambientais para 2015

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores e Conselheiros Ambientais (PNC), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), está passando por uma revisão dos seus materiais didáticos. A nova versão, que será lançada em 2015, está sendo feita de forma participativa, com a contribuição de diversos segmentos.

Palestrante defende alternativas ao uso de animais em pesquisas

O uso de animais em pesquisas científicas é um assunto controverso. Há quem seja contra e há quem defenda a prática. O tema polêmico foi discutido nesta quinta-feira (24), durante 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Rio Branco.

Terras indígenas brasileiras são exemplo no combate a mudanças climáticas

“Fortalecer os direitos florestais comunitários é uma estratégia essencial para reduzir bilhões de toneladas de emissões de carbono, sendo uma maneira efetiva para os governos cumprirem com as metas climáticas, proteger as florestas e proteger a subsistência de seus cidadãos.” Esse é o resultado de um estudo publicado pelo World Resources Institute (WRI) em parceria com o Rights and Resources Initiative (RRI), que coloca gestão das terras indígenas brasileiras como modelo de sucesso.

Institutos no AM arrecadam dinheiro para campanha contra caça de botos

A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lançaram a campanha “Alerta Vermelho” para combater a caça de boto-vermelho na Amazônia. Além de buscar assinaturas onlines, o movimento está recebendo doações, em dinheiro.

Com investimento militar, estudo copia mecanismo auditivo de mosca

Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveu um aparelho auditivo extremamente sensível que copia o mecanismo de audição de uma mosca parasitária oriunda da América Central. O estudo foi publicado nesta terça-feira (22) na revista “Applied Physics Letters”.

São Paulo integra projeto internacional de megatelescópio

Um dos principais telescópios do mundo terá a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em suas operações, resultado da integração da FAPESP no consórcio internacional do Giant Magellan Telescope (GMT), que começará a ser construído em 2015, nos Andes chilenos.

Alemanha tem quatro das cinco usinas térmicas a carvão mais poluentes da União Europeia


Um relatório da organização ambiental WWF indica que quatro das cinco usinas térmicas a carvão da União Europeia ficam na Alemanha. A associação cobra mais esforços do país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, já que esse tipo de energia é o mais poluente de todos.

A dança da vitória, artigo de Montserrat Martins

Uma imagem que merece ficar gravada na história, pelo seu simbolismo: a seleção campeã coloca a Copa do Mundo no gramado do Maracanã e com os jogadores em círculo faz uma dança pataxó ao redor da taça. Ninguém imaginava essa cena final na Copa de 2014 no Brasil, ao mesmo tempo em que nenhuma outra comemoração seria tão representativa das nossas origens.

Ciclo de vida do produto, logística reversa e ecodesign, artigo de Roberto Naime

Ecodesign atualmente expressa muito charme entre os projetistas de produtos. Objetivamente busca procurar matérias-primas que sejam recicláveis ou utilizar materiais que sejam reaproveitáveis, já disponíveis desenvolvendo produtos de forma que as misturas de materiais não inviabilizem futuros reaproveitamentos. E com inspirações e motivações envolvendo temas naturais ou temas de reaproveitamento e reciclagem.

Tecnologias estimulam construção sustentável no Brasil

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais se destaca no panorama internacional da construção sustentável. Segundo o Green Building Council Brasil (GBC Brasil), conselho que procura desenvolver a indústria da construção sustentável no país, o Brasil ocupa o quarto lugar entre as nações que mais concentram edificações feitas a partir de critérios ambientalmente adequados, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, e tem perspectivas de melhorar ainda mais a sua posição.

A pacífica transição da era nuclear para a solar

A proposta de paz – que o presidente japonês da organização budista Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda, realizará este ano – levou minha atenção das notícias do dia para preocupações de longo prazo por uma sociedade humana mais pacífica, equitativa e sustentável que assegure nosso futuro comum.

O Pico do Petróleo na Grã-Bretanha, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O pico da produção de petróleo e gás na Grã-Bretanha aconteceu na virada do milênio. Entre 1975 e 1985 houve uma grande disponibilidade de hidrocarbonetos propiciadas pelas reservas do Mar do Norte, em que o gás natural e petróleo possibilitaram ao Reino Unido se tornar um país exportador de energia.

Carne bovina é dez vezes mais custosa ao meio ambiente, diz estudo

O gado bovino demanda 28 vezes mais terra e 11 vezes mais irrigação que os suínos e as aves, e uma dieta com sua carne é dez vezes mais custosa para o meio ambiente, segundo um estudo publicado esta semana pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”.

Brasil compensa dez vezes mais emissão de carbono no Mundial

O Brasil compensou quase dez vezes mais do que as projeções de emissões diretas de gases de efeito estufa geradas pela Copa do Mundo FIFA 2014 – número de gols que a Seleção levou apenas nos últimos dois jogos da competição. Com o encerramento, na última semana, de chamada pública do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foram compensadas 545,5 mil toneladas de carbono equivalente (tCO2eq), unidade de medição das substâncias que interferem no aquecimento global. O número supera as 59,2 mil tCO2eq estimadas para atividades como obras, uso energético nos estádios e deslocamento de veículos oficiais.
terça-feira, 22 de julho de 2014

Sapato é feito 100% com material retirado de um rio

A ONG Everything You Buy is Rubbish (Tudo que você compra é lixo, em tradução livre) transforma resíduos encontrados nas margens do rio Tâmisa – o segundo maior do Reino Unido – em novos objetos capazes de simbolizar nosso desperdício desenfreado.

O grande desafio de sustentabilidade para a geração Y

“Millennials”, “Geração da Internet”, “Geração Y”, não importa o nome, mas o desafio que têm pela frente: eles mesmos. Já ouvi muitas expressões, como “esses jovens são dinâmicos e cheios de ideias para transformar as empresas” ou “são as pessoas que nasceram em época de grande prosperidade econômica e tecnológica”.

Vai ter água para todo mundo?

Em 2014, o Estado de São Paulo entrou na maior crise hídrica de sua história. Com sucessivos recordes negativos desde que foram iniciadas suas medições, o Sistema Cantareira, responsável por 45% do abastecimento de água da maior região metropolitana da federação, atingiu suas maiores baixas justamente no verão, época em que mais deveria chover.

O ensino a qualquer custo e a falta de compromisso com a educação brasileira. Entrevista com Daniel Cara

“O Plano Nacional de Educação – PNE foi aprovado praticamente por unanimidade por todos os partidos, e tanto nos programas de governo da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff, como também dos candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos, o PNE é quase totalmente marginalizado. Então, não existe um compromisso de fato em fazer com que o PNE seja um instrumento basilar da área de educação e da própria gestão pública como um todo”, adverte o cientista político.

Alunos especiais de escola de Santa Maria (DF) terão oficina de educação ambiental sobre o Cerrado

Cerca de 120 alunos portadores de necessidades especiais do Centro de Ensino Especial 01 (CEE01) localizado na cidade satélite de Santa Maria (DF) receberão educação ambiental, no dia 23 de julho (quarta-feira), de forma adequada às condições de aprendizado das quais dispõem.

Consumo de carne bovina é 10 vezes mais custoso para o meio ambiente, diz estudo

O gado bovino demanda 28 vezes mais terra e 11 vezes mais irrigação que os suínos e as aves, e uma dieta com sua carne é dez vezes mais custosa para o meio ambiente, segundo um estudo [Land, irrigation water, greenhouse gas, and reactive nitrogen burdens of meat, eggs, and dairy production in the United States] publicado nesta segunda-feira pela revista “Proceedings” da National Academy of Sciences. Matéria da EFE, no Yahoo Notícias, com informações adicionais do EcoDebate.

Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU não podem ignorar os povos indígenas

A omissão dos povos indígenas no rascunho dos objetivos pós-2015 das Nações Unidas preocupa um grupo de especialistas, que instou os estados-membros a escutar as reivindicações dessa população e incluí-los no documento final. Esse apelo aconteceu na última sexta-feira (18) durante o encontro do Grupo de Trabalho Aberto sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Nova York, onde se debateu o rascunho dos objetivos que será apresentado à Assembleia Geral da ONU em setembro.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros