Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Política Estadual de Resíduos Sólidos e superação dos gargalos ambientais no RS. Entrevista com Antônio Silvio Hendges

“O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do RS, assim como os planos municipais, são instrumentos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos e, portanto, embora apresentem especificidades e características regionais, devem manter os instrumentos, diretrizes, objetivos e metas de responsabilidade compartilhada entre os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores”, diz o biólogo.

Biólogo entrega 160 mil assinaturas ao ICMBio pela preservação do tatu-bola

Estádios, obras de mobilidade e turismo são benefícios frequentemente citados como legados da Copa do Mundo no Brasil. Porém, mais que isso, um grupo de mais de 160 mil pessoas quer, como legado, um parque de conservação para o tatu-bola – animal que, na figura do Fuleco, virou símbolo do Mundial, e está na lista de espécies brasileiras ameaçadas de extinção.

A Copa 2014 e o sentimento ‘Mais Brasil’, artigo de Nei Alberto Pies

Desde a Copa de 98, escrevo sobre a realização das Copas do Mundo e a participação da Seleção Brasileira neste grande evento esportivo. Acredito que estádios de futebol representam para os brasileiros “espaços de construção de identidade, de cultivo de bons valores humanos e espaço para viver e experimentar os melhores relacionamentos”. Acredito que, em todas as Copas do Mundo, brasileiros e brasileiras fazem uma revisão de si mesmos, jogando com seu orgulho, sua cidadania e seu amor à Pátria como componentes fundamentais da identidade brasileira.

Cientistas descobrem diagnóstico precoce e simples para Alzheimer

O Mal de Alzheimer poderá ser, a partir de agora, diagnosticado de forma precoce e confiável, graças a novos marcadores biológicos, segundo um estudo feito por um grupo internacional de neurologistas. O estudo foi publicado na revista britânica “The Lancet Neurology”.

ONG alerta para inundações causadas pela ação do homem em Brasil, Paraguai e Argentina

O desmatamento para o cultivo de soja e as represas são os culpados pelas mais recentes inundações que assolam Brasil, Paraguai e Argentina, com cerca de 700.000 pessoas afetadas, denunciou nesta quarta-feira a Fundação Vida Silvestre, em Buenos Aires.

Aquicultura sustentável, uma opção para a segurança alimentar

A pesca está com os dias contados? Diante do alarmante esgotamento das reservas pesqueiras do planeta, a aquicultura e outras tecnologias oferecem uma alternativa mais sustentável para explorar os oceanos, com o objetivo de garantir a segurança alimentar, garantem especialistas.

Para queimar o filme, artigo de Bruno Peron

Somos espectadores do desentendimento que há entre educadores e educandos no Brasil. Gestores e legisladores, alguns dos quais sugeriram “revoluções” na maneira de educar, propuseram medidas improcedentes e polêmicas para a educação. Entretanto eles poucas vezes desceram da frente do púlpito para sentir a necessidade de quem está atrás de uma escrivaninha.

Mulheres brasileiras perdem posição relativa na política mundial, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O ano de 2014 marca o aniversário dos 82 anos do direito de voto feminino no Brasil. Desde a conquista de 1932, as mulheres brasileiras obtiveram diversas vitórias: tornaram-se maioria da população e do eleitorado; conquistaram maior esperança de vida e menores taxas de mortalidade; adquiriram níveis crescentes de educação, ultrapassando os homens em todos os níveis de ensino; elevaram as taxas de participação no mercado de trabalho, reduzindo os diferenciais de gênero nos rendimentos totais; são maioria dos beneficiários da previdência e do Programa Bolsa Família; trouxeram duas das três medalhas de ouro nas duas últimas olimpíadas (Pequim e Londres) e conquistaram diversas vitórias na legislação nacional.

Estudo dos EUA diz que vacinas têm efeitos colaterais, mas muito raros

A preocupação com os efeitos das vacinas que as crianças tomam durante a infância tem feito com que alguns pais deixem vacinar seus filhos. Esse fenômeno vem ocorrendo nos EUA há alguns anos e tem acontecido também no Brasil. A revista americana “Pediatrics” publicou uma revisão de 67 estudos sobre vacinas nos EUA que conclui que algumas delas podem estar associadas a efeitos colaterais graves, mas eles são muito raros e não incluem o autismo, alergias alimentares ou câncer.

Experimento demonstra decaimento do bóson de Higgs em componentes da matéria

O decaimento direto do bóson de Higgs em férmions – corroborando a hipótese de que ele é o gerador das massas das partículas constituintes da matéria – foi comprovado no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o gigantesco complexo experimental mantido pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) na fronteira da Suíça com a França.
terça-feira, 1 de julho de 2014

O preço das mudanças climáticas para os EUA

As mundanças climáticas, que os Estados Unidos relutaram a enfrentar, poderão custar bilhões de dólares à economia do país já nos próximos 20 anos. Segundo o relatório Risky Business, divulgado hoje, as empresas americanas deveriam tratar a crise ambiental como ameaça real à sua sobrevivência. Esta é a primeira vez que um estudo quantifica os prejuízos associados ao aquecimento global nos EUA.

Carvão mineral, o combustível fóssil mais poluente e mais caro de todos, por Tadêu Santos

Estamos perdendo as batalhas e se continuar neste ritmo perderemos a guerra contra o poderoso setor carbonífero do sul de Santa Catarina, pois minas de carvão continuam sendo abertas para a extração do minério e continuam poluindo todos os recursos naturais por onde passam, principalmente a água. Depois de explorado e beneficiado vai para a queima no Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda 857MW, em Capivari de Baixo/SC, o maior da América Latina, promovendo as emissões de gases que causam chuva ácida e o efeito estufa, sem nenhum controle confiável, pois são os próprios funcionários da multinacional Tractebel/Suez que fazem o monitoramento das emissões.

Flora e meio ambiente, artigo de Roberto Naime

A flora representa o conjunto de vegetais de uma determinada área e está relacionada com as funções de regulação ambiental, armazenamento de água e de energia. A flora reflete de forma muito sensível os conceitos clássicos de fatores limitantes desenvolvidos por Odum (1988). Variáveis como temperaturas, altitude, disponibilidade de nutrientes nos solos e outras, são demarcados com extrema precisão pelas espécies vegetais que interpretam as condições dos locais.

Molécula mostra potencial contra insuficiência cardíaca

Uma molécula sintética descoberta por pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou, em ensaios pré-clínicos, potencial para se tornar uma aliada no tratamento da insuficiência cardíaca e de outras doenças. Os primeiros testes com humanos, apenas para atestar a segurança do composto, devem ter início no segundo semestre deste ano, com apoio privado.

Eletrosul inaugura usina de energia solar para venda no mercado livre

A Eletrosul, subsidiária da Eletrobras, inaugurou, na sexta-feira (27), em Florianópolis uma usina de energia solar acoplada ao prédio da sede administrativa da empresa. O projeto tem 4,2 mil painéis fotovoltáicos instalados em uma área de 8,3 mil metros quadrados no teto do edifício. Apesar de o prédio absorver parte da energia, o objetivo principal não é atender ao consumo da empresa e de unidades vizinhas, e sim vendê-la no mercado livre.

Promessas: imagina na campanha eleitoral!!! artigo de Heitor Scalambrini Costa

Em Pernambuco, terra do “caçador de raposas políticas” – o ex-governador e candidato a presidente da Republica pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos – a disputa eleitoral tem como marca o “racha” no aglomerado de partidos políticos denominado Frente Popular, que garantiu sua base de apoio durante os dois mandatos consecutivos, de 2006 a 2014.

ONU: mundo não pode seguir os atuais padrões de consumo

Ao encerrar a sessão da primeira Assembleia do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em Nairóbi, capital do Quênia, o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse que é hora de “mudar a forma como o mundo encara a questão do desenvolvimento sustentável”.

Índios que saíram da Aldeia Maracanã vão trocar contêineres por apartamentos

Os índios que estão há um ano e quatro meses morando em contêineres na Colônia Curupaiti, na zona oeste, esperando por uma habitação definitiva, acertam os últimos detalhes para se mudarem em julho para seu próximo endereço: um prédio do Programa Minha Casa, Minha Vida no centro do Rio.

Alteração nos ciclos de carbono e nitrogênio preocupa pesquisadores

Para atender à crescente demanda por alimento e energia, a humanidade vem alterando o ciclo de dois importantes nutrientes para a vida no planeta: o nitrogênio e o carbono. Entre os efeitos indesejáveis da mudança estão a chuva ácida, o aumento na concentração de gases-estufa na atmosfera e a consequente elevação da temperatura global.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros