Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Empresas globais se comprometem com o manejo sustentável da água

Para promover uma estrutura global e garantir o manejo sustentável dos recursos hídricos mundiais, Nestlé, General Mills, Fundação FEMSA junto a outras 27 grandes organizações privadas e não governamentais, como Water Footprint Network, WaterAid, WWF e a The Nature Conservancy, firmaram compromisso com a Aliança para Water Stewardship (AWS).

ONU: 28% dos estoques de peixes são sobreexplorados

Atualmente, cerca de 17% da proteína animal consumida no mundo vem da pesca e da aquicultura, e a demanda por essa proteína proveniente dos mares deve duplicar nos próximos 20 anos. Mas mesmo com essa grande dependência que temos dos oceanos, grandes problemas ameaçam o uso dos recursos marinhos.

Você sabia? São Paulo tem lei para otimizar o uso da água

Em 2005, quase 10 anos atrás, o então prefeito José Serra decretou e promulgou a lei que instituiu o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água em Edificações. Ela determina a instituição de medidas que induzem à conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas de água em edificações comerciais, públicas e particulares – além da adaptação das novas construções para a captação e utilização de água de reuso.

A tempestade perfeita: crise da comida, água, emprego, energia e clima, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

No dia 22 de abril, além do aniversário da chegada de Cabral e data de início da exploração portuguesa do Brasil, se comemora o Dia da Terra. Na verdade há pouco a se comemorar pois as condições ambientais do Planeta pioram dia a dia. O solo, a água e o ar estão sendo poluídos e degradados pelo progresso da civilização humana. O homo sapiens, com seu padrão econômico, se tornou antagonista do meio ambiente e as atividades antrópicas estão reduzindo a biodiversidade da vida na Terra.

Elevados níveis de CO2 afetam ciclos de crescimento das plantas

A concentração de elevados níveis de dióxido de carbono (CO2) poderia estender o período de crescimento de plantas, um fenômeno anteriormente atribuído à mudança climática, segundo um estudo [Elevated CO2 further lengthens growing season under warming conditions] divulgado nesta quarta-feira. Matéria da EFE, no Yahoo Notícias, com informações complementares do EcoDebate.

RJ: Secretaria do Ambiente deflagra operação para reprimir baloeiros

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) deflagrou, nesta quarta-feira (23/4), operação para reprimir a soltura e o resgate de balões no Estado do Rio de Janeiro. A prática é crime (artigo 41 de Lei de Crimes Ambientais nº 9.605/98) e causa acidentes graves nas florestas e é um risco constante aos moradores. Durante a operação, uma fábrica clandestina de balões foi fechada, seis balões de grande porte, um deles com mais de 20 metros de altura, foram apreendidos, uma embarcação para resgate desses artefatos foi apreendida e uma pessoa foi detida. A blitz aconteceu na data comemorativa a São Jorge, quando começa a aumentar a incidência desta atividade criminosa.

Cientistas descobrem no Brasil nova superbactéria resistente a antibiótico

Cientistas brasileiros e americanos identificaram no sangue de um paciente que morreu em São Paulo uma nova superbactéria que é altamente resistente ao antibiótico vancomicina, remédio comum e de baixo custo utilizado para tratar infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus resistentes à metilicina (SARM).

Esterco de vaca pode ser fonte de bactérias resistentes a antibióticos

O esterco de vacas leiteiras, que frequentemente é utilizado como fertilizante para solos de cultivo, contém grande quantidade de genes recém identificados que são resistentes aos antibióticos, segundo um artigo publicado nesta terça-feira (22) pela revista “mBio”.
terça-feira, 22 de abril de 2014

Pesquisa da USP de São Carlos ajuda tetraplégicos a recuperar movimentos

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos (SP), ajuda na recuperação dos movimentos das partes do corpo de tetraplégicos. O estudo está sendo aplicado em pacientes no Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp). Segundo os pesquisadores, é a primeira vez que os impulsos elétricos conseguem recuperar o movimento dos membros sem cirurgia, apenas com eletrodos colocados na pele.

Documentário mostra riscos dos agrotóxicos nos alimentos

No país que mais consome agrotóxicos no mundo, há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. É o que procura mostrar o filme O Veneno Está na Mesa 2, novo documentário do cineasta Silvio Tendler, lançado quarta-feira (16), no Teatro Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio.

Ribeirinhos da Amazônia apostam na pesca sustentável e no manejo florestal

Não basta dar o peixe ou a vara. Também não basta ensinar a pescar. Um dos grandes desafios pelos quais passam diversas comunidades ribeirinhas da Amazônia tem sido o de pescar de forma sustentável. E, assim, evitar que a fartura de um ano resulte em escassez de pescado no ano seguinte. O princípio pode ser aplicado a várias outras atividades típicas desenvolvidas pelos ribeirinhos da Amazônia. Entre elas, o manejo florestal – utilização racional e ambientalmente adequada dos recursos da floresta.

Comunidade cria pousada com foco em turismo ecológico

Uma das principais apostas das comunidades da Reserva Mamirauá para garantia de renda às gerações futuras é o turismo ecológico de base comunitária. A exemplo do que fazem em outras atividades, o turismo é desenvolvido tendo como pilar a questão da sustentabilidade e tem como carro chefe a Pousada Uacari, um empreendimento flutuante administrado pelas próprias comunidades com a ajuda do Instituto Mamirauá. O local é frequentado, principalmente, por estrangeiros.

Poluição do ar atinge nível crítico em cidades alemãs

Nos primeiros quatro meses do ano, o nível de poluição no ar em algumas cidades da Alemanha já atingiu a quantidade máxima permitida para o ano todo. A última medição da Agência Federal do Meio Ambiente (UBA) alemã revelou que a concentração de material particulado na atmosfera aumentou significativamente em 2014.

Cidade dos EUA deve descartar milhões de litros d’água por causa de mijão

A cidade americana de Portland (Oregon, noroeste) considera descartar 143 milhões de litros d’água potável armazenada após a difusão de um vídeo em que um adolescente aparece urinando no reservatório que a armazenava, informaram as autoridades nesta quinta-feira.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros