Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cientistas desenvolvem primeiro cromossomo totalmente sintético

Uma equipe de cientistas internacionais desenvolveu o primeiro cromossomo totalmente fabricado em laboratório, o que representa um avanço fundamental na área da biologia sintética, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (27) na revista “Science”.

Agência ambiental dos EUA defende corte em meta de biocombustível para 2014

Os mercados de energia dos EUA não podem absorver os níveis de biocombustíveis exigidos por lei para serem misturados em 2014 ao combustível fornecido, disse nesta quinta-feira (27) a chefe da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), Gina McCarthy, defendendo uma controversa proposta de redução da meta para este ano.

Novas tecnologias buscam aprimorar procedimentos de hospital psiquiátrico

As rotinas de uma equipe do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Clemente Ferreira, hospital que atende indivíduos com distúrbios neurológicos e psiquiátricos em Lins, no interior de São Paulo, foram transformadas com o uso de tecnologias desenvolvidas em uma pesquisa realizada com apoio da FAPESP no âmbito de um acordo de cooperação com a Microsoft Research.

Trabalho, agrotóxicos e morte no campo: uma longa espera por justiça, por Cláudio Silva

Vanderlei Matos da Silva trabalhava na empresa multinacional Del Monte Fresch Produce Brasil LTDA (Del Monte), uma das maiores empresas de produção e comercialização de frutas do mundo. Iniciando seu contrato em abril de 2005, o trabalhador tinha como função, auxiliar no preparo da solução de agrotóxicos utilizado para ser borrifado sobre a lavoura de fruticultura da empresa Del Monte. 

BA: Grupo de Trabalho quer legislação mais rígida contra uso de agrotóxicos

O Grupo de Trabalho de combate aos efeitos dos agrotóxicos, lançado nesta quinta-feira (27) pela Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, defendeu o aperfeiçoamento da legislação com normas protetivas que limite o uso indiscriminado dos agrotóxicos na produção de alimentos. 

MP-SP vai apurar riscos da transposição de águas do Rio Paraíba do Sul

O Ministério Público Estadual de São Paulo (MP-SP) pretende investigar eventuais danos ao meio ambiente que poderão ocorrer por causa das obras que o governo paulista quer executar para captar água da bacia do Rio Paraíba do Sul. O MP está levantando dados com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), para decidir sobre a abertura de um inquérito civil.

Podemos continuar a comer tanta carne? artigo de Esther Vivas

A carne tornou-se indispensável na nossa comida. Parece que não podemos viver sem ela. Se até há poucos anos, o seu consumo era um privilégio, uma comida de dias de festa, hoje se tornou num ato quotidiano. Quiçá, inclusive, demasiado quotidiano. Precisamos comer tanta carne? Que impacto tem no meio ambiente? Que consequências para o bem-estar animal? Para os direitos dos trabalhadores? E para a nossa saúde?

Geração nem-nem e violência contra jovens na América Latina, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgou o relatório “Trabalho Decente e Juventude na América Latina: Políticas para Ação”, em fevereiro de 2014, onde mostra que 21,8 milhões dos latino-americanos entre 15 e 24 anos não estudam, nem trabalham, o que representa 20,3% dos jovens. Destes 21,8 milhões denominados “geração nem-nem”, 30% são homens e 70%, mulheres.

Sedes da Copa do Mundo trocam experiências em gestão de resíduos

As cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 trocaram, nesta quinta-feira (27), em Brasília, experiências no gerenciamento de resíduos da Copa das Confederações, realizada no ano passado, e apresentam projetos para o próximo evento, em junho. Os dois dias do encontro, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), proporcionarão aos municípios a oportunidade de conhecerem os acertos e os desafios vivenciados em 2013, além de facilitar o alinhamento entre os governos municipais, estaduais e federal.
quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto aproxima escolas de temáticas energética e ambiental

Despertar nos estudantes do ensino médio o interesse e a compreensão sobre as áreas tecnológicas relacionadas ao setor de biocombustíveis, além de promover a interação entre o conhecimento produzido na Universidade e os conteúdos do ensino médio, por meio do eixo transversal bioenergético e ambiental. Este é um dos objetivos do projeto Ensino médio, Biocombustíveis e Meio Ambiente, desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba.

Em tom apocalítico, estudo da Nasa vê planeta Terra à beira de um colapso

Civilizações baseadas em uma cultura avançada, sofisticada, complexa e criativa também podem ser frágeis e constantes. Alguns exemplos foram os impérios Romano, Mesopotâmico, Máuria, Gupta e Han, entre outros. A constatação foi utilizada por um estudo recente da Nasa para demonstrar que a nossa civilização também corre risco e estaria próxima a um abismo, devido a fatores como crescimento da população e mudanças climáticas.

‘Devemos nos questionar sobre o que há por trás do que comemos’, afirma Esther Vivas

Esther Vivas (foto), jornalista e pesquisadora de movimentos sociais, políticas agrícolas e de alimentação, denuncia que “a busca do lucro a todo custo, por algumas poucas multinacionais, é a explicação para que o sistema produza mais alimentos do que nunca e, apesar disso, gere fome”. Ela afirma que “a crise econômica e ecológica estão intimamente relacionadas” e considera que o capitalismo “se veste de verde” para nos fazer acreditar que a tecnologia resolverá o aquecimento global. Em sua opinião, mudar de modelo não é uma utopia, mas depende de um esforço coletivo: “Sozinho não é possível, com amigos, sim”.

USP São Carlos desenvolve sistema que detecta dengue em 20 minutos

Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, pode trazer agilidade no diagnóstico da dengue. Por meio de um exame de sangue do paciente, o sistema consegue identificar a doença no estágio inicial e informa o resultado em 20 minutos. Outro benefício é que o método amplia a chance de disponibilizar os kits de exame em postos de saúde dos municípios. O biossensor será produzido por uma empresa de biociência em São José do Rio Preto. O custo estimado deve ser de R$ 100.

Lixo “importado” deixa o Porto de Santos e vai para aterro industrial

Foi iniciada na terça-feira (25) a operação para remover 140 toneladas de resíduos perigosos do Porto de Santos para um aterro industrial em Tremembé, interior paulista. O trabalho está sendo feito em conjunto pelo Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A ação atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que a União dê destinação adequada aos resíduos importados ilegalmente.

Uso incorreto das lentes de contato pode provocar problemas na visão

O olho é a parte exposta mais frágil do corpo e, por isso, deve ser protegido. No Bem Estar desta quarta-feira (26), o oftalmologista Samir Bechara deu dicas de como prevenir problemas como a conjuntivite e também mostrou o jeito certo de cuidar das lentes de contato.

Estudo defende harmonia entre floresta e agricultura viável para o Brasil

A agricultura brasileira cresce acima da média mundial e o país pode se tornar a principal potência do setor até 2020. Esse aumento na produção impulsiona a mudança do uso da terra e coloca o setor como um dos maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção agrícola – uso de fertilizantes e manejo das áreas agricultáveis – quanto na pecuária – uso de áreas desmatadas e emissão de metano pelo rebanho bovino.

Pesquisa aprimora método de detecção de mercúrio em peixes

Metal potencialmente tóxico e com capacidade de se acumular no organismo, o mercúrio é encontrado em rios amazônicos como resquício da atividade de mineração e, em alguns pontos, como ocorrência natural. Essa presença afeta a fauna aquática e pode atingir humanos que consomem o pescado com mercúrio.
quarta-feira, 26 de março de 2014

Produtos orgânicos: heróis da saúde ou vilões do meio ambiente?

Os resultados de alguns estudos chocarão as pessoas que escolheram consumir produtos orgânicos a fim de evitar produtos químicos e os malefícios de embalagens e aditivos. Mas o meio ambiente e a sua saúde podem não estar tão protegidos assim por esses produtos.

África do Sul se volta contra a tuberculose resistente

Cidade do Cabo, África do Sul, 14/3/2014 – Apesar da melhora e da rapidez dos diagnósticos, a África do Sul sofre um aumento de tuberculose polifarmacorresistente (MDR-TB), pelo fato de poucos pacientes se submeterem ao tratamento. Entre 2007 e 2012, quase duplicaram os casos dessa doença, resistente a pelo menos dois dos principais medicandos contra a tuberculose.

Lixo eletrônico aproxima o Zimbábue da crise ambiental

Os dejetos eletrônicos estão se convertendo em uma “emergente crise ambiental” no Zimbábue, alertou Steady Kangata, gerente de educação e publicidade da Agência de Manejo Ambiental. “Pode fugir do controle se não houver uma ação firme”, destacou à IPS. O especialista explicou que os cidadãos, grandes companhias e negócios informais lançam “indiscriminadamente” nos lixões artigos eletrônicos usados, como televisores, rádios, computadores e fornos de micro-ondas, nos quais há substâncias perigosas.

Um olhar interdisciplinar sobre a seca em São Paulo

No momento em que a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) amarga as consequências de um período prolongado de estiagem, que levou o Sistema Cantareira a níveis recordes de baixa das reservas, o IEA voltou-se para a conjuntura dessa falta d’água no debate Verão 2013/2014 e Cenários de Estresse Hídrico. Realizado no dia 19 de março, o evento integrou as comemorações da Semana da Água 2014, que antecedem o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

ANA quer mais regras na renovação de outorga do Sistema Cantareira

A renovação da outorga do Sistema Cantareira, o maior complexo de abastecimento de água de São Paulo, prevista para ocorrer em agosto deste ano, vai precisar conter mais regras para atender à população e evitar disputas políticas, defendeu ontem (25) o diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, durante audiência pública de cinco horas de duração, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que debateu o racionamento de água.

UTI ambiental: política brasileira de recursos hídricos, artigo de Osvaldo Ferreira Valente

O Brasil tem uma legislação bastante moderna com relação às nossas águas, datada de janeiro de 1997. Trata-se da Lei Federal 9.433, que instituiu a Política Nacional de Recurso Hídricos, com os fundamentos listado em seu Art. 1o: I) a água é um bem de domínio público; II) a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III) em situação de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; IV) a bacia hidrográfica é a unidade territorial para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; V) a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

100% Energia Renovável, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Os combustíveis fósseis são uma fonte de energia não renovável e, necessariamente, vão se esgotar algum dia. Enquanto não acabam, vão poluindo o ar, as águas e o solo e aumentando os efeitos negativos do aquecimento global. Portanto, quanto mais cedo o mundo eliminar a dependência dos combustíveis fósseis, melhor. Cresce a consciência de que é preciso construir uma sociedade livre do petróleo, carvão e gás. Para tanto, a alternativa é ter 100% de energia renovável e com baixa emissão de carbono, construída com o menor impacto ambiental possível (embora o caminho não seja tão tranquilo segundo ZEHNER, 2012 e TVERBERG, 2014).

Turbina eólica voadora é até 3x mais eficiente que modelo tradicional

A indústria eólica tem feito grandes progressos em termos de tecnologia para aumentar a eficiência na produção energética. Um dos exemplos dessa evolução é o sistema BAT – Buoyant Airborne Turbine, uma espécie de turbina flutuante, mais parecida com um enorme balão de gás hélio.

Rio consumirá até 2030 cerca de 100% da vazão do Paraíba para o Guandu

A Região Metropolitana do Rio de Janeiro consumirá até 2030 95% da vazão mínima do Rio Paraíba do Sul para o Guandu, que corresponde a 120 metros cúbicos por segundo. A projeção faz parte do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERHI) elaborado pela Coppe/UFRJ para o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O Plano tem por objetivo orientar as políticas públicas destinadas à utilização dos recursos hídricos do Estado do Rio de Janeiro.

Falta de assistência do governo pode afetar meta brasileira contra efeito estufa

O Brasil terá de intensificar a integração de lavoura, pecuária e florestas se quiser atingir a meta proposta pelo governo federal de reduzir as emissões de 166 milhões de toneladas de CO2 por hectare até 2020. O objetivo – apresentado em 2009 na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 15), em Copenhague (Dinamarca) – enfrenta o atraso do governo federal em oferecer assistência técnica para essa integração.

Pesquisadores desenvolvem sensores de papel para detectar explosivos

Investigadores de polícia e agentes de segurança de aeroportos poderão contar, em breve, com dispositivos mais baratos, portáteis e que fornecem resultados mais rapidamente do que os métodos utilizados atualmente para a detecção de explosivos em bagagens ou em locais considerados alvos potenciais de ataques terroristas.
terça-feira, 25 de março de 2014

Relatório da ONU adverte que a crescente demanda de energia afetará os recursos de água potável

Os recursos mundiais de água potável sofrerão devido aos esforços para atender à crescente demanda de energia – é o que conclui o Relatório das Nações Unidas de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2014 (2014 United Nations World Water Development Report – WWDR). Lançado em Tóquio hoje, por ocasião do Dia Mundial da Água, o relatório faz a revisão crítica da falta de coordenação e planejamento entre os dois domínios, e insiste na melhora da gestão e do planejamento em todos os níveis, para se evitar a escassez de energia e de abastecimento de água, e assim como mais deterioração dos recursos naturais.

Debaixo do tapete, artigo de Nara França

Se houve alguma época em que dava para acumular sujeiras, debaixo do tapete, já foi, já era – hoje, já não dá mais. Sujeiras continuam procriando, mas não existe tanto tapete, para cobri-las. Apesar do esforço, ninguém mais consegue colocar problemas sociais, debaixo de tapete, simplesmente. Pior é que a sujeira mesmo está nas mãos de quem ainda tenta varrer para debaixo do tapete.

Vai faltar água, artigo de Montserrat Martins

No Dia Mundial da Água, saibam as novas gerações urbanas que já nasceram sob o gosto ruim das águas de torneiras, mas nem sempre foi assim. Sinal dos tempos, de uma crise anunciada: esta semana, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em conflito pelo abastecimento de água. A falta de água e sua perda de qualidade são uma crise anunciada “para o futuro” que já está batendo na porta.

Transparência: quesito ausente no setor de energia, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Nesse momento de ampla discussão sobre os graves problemas provocados pela atual política energética brasileira, não se pode deixar discutir o papel e a atuação do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE, órgão de assessoramento da Presidência da República para formulação dessa política.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros