Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

Maioria dos resíduos de eletroeletrônicos pode ser recuperada, revela estudo

O Brasil deve gerar aproximadamente 1,100 mil toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (Reee) pequenos em 2014, número que deve aumentar para 1,247 mil toneladas em 2015. A previsão é do estudo Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos – Análise de Viabilidade Técnica e Econômica encomendado pela secretaria de desenvolvimento da produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SDP/MDIC) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Chico Bento é nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal

Como parte do trabalho desenvolvido pelo WWF-Brasil para recuperar e proteger os rios da bacia hidrográfica do Paraguai, Chico Bento será nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal. A iniciativa é fruto da inédita parceria da ONG e a Mauricio de Sousa Produções. Por ser um amante da natureza, o personagem foi escolhido para envolver o maior número de pessoas, entre adultos e crianças, e transmitir a importância da preservação da água doce. Para isso, foi produzida uma animação de 30 segundos em que Chico Bento usa seu jeito caipira para conscientizar a população sobre a importância dos rios para conservar o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Torre Eiffel vai produzir energia limpa e filtrar água da chuva

O primeiro andar da Torre Eiffel será completamente restaurado até o final de 2014, num conjunto de obras que inclui a instalação de painéis solares, turbinas eólicas e sistemas de reaproveitamento da água das chuvas. O objetivo é fazer com que a adoção das fontes de energia limpa diminua a pegada ecológica do local, que também terá novas medidas de acessibilidade, melhorando a experiência de turismo das pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida.

Bitucas de cigarro das ruas de São Paulo lotariam um apartamento de 70m² por dia

As bitucas, guimbas, tocos ou xepas de cigarro, como são chamados nas diferentes regiões brasileiras, estão por toda a parte. Só em São Paulo, a maior cidade do Brasil, são descartadas nas ruas 34 milhões por dia, o equivalente ao consumo de 1,7 milhão de maços – dariam para encher um apartamento de 70 m².

A gestão dos recursos hídricos, um problema constante

Diante de uma possível crise no abastecimento, o tema água virou uma constante nas rodas de discussões. Como sempre, a preocupação com o assunto aparece quando o risco do racionamento surge. Talvez por estar ao alcance da mão, basta girar a torneira e ela aparece, na maior parte do tempo, a questão da água é invariavelmente ignorada tanto pela população quanto pelos agentes públicos, e dificilmente notamos que a disponibilidade dela no Brasil é mais crítica do que geralmente aparenta.

Pimentas ajudam a aliviar a dor e diminuir inflamações no organismo

Comer pimenta ainda não é um hábito disseminado por todo o Brasil, mas em muitas regiões – como Norte e Nordeste – esse é um alimento indispensável à mesa. Para destacar os benefícios da pimenta e esclarecer os mitos e verdades sobre ela, o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a agrônoma Claudia Ribeiro estiveram presentes no estúdio do Bem Estar desta quinta-feira (20).

Pesquisa expõe problemas na formação de leitores

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) possibilitou que as instituições de educação infantil públicas no país passassem a contar, nos últimos 17 anos, com um acervo de livros com quantidade e qualidade suficientes para a realização de atividades voltadas a contribuir para a formação de leitores.

Relator do PNE destina 10% do PIB exclusivamente para a educação pública

Angelo Vanhoni apresentou ontem seu parecer à comissão especial da Câmara que analisa o Plano Nacional de Educação (PNE). Texto aprovado pelo Senado previa a meta de investimento de 10% do PIB para o ensino, mas não garantia a aplicação das verbas necessariamente na rede pública.

Investigação do MPF/MS revela que controle de agrotóxicos na água potável é deficiente no país

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) participou de audiência na Justiça Federal de Dourados para discutir os parâmetros de análise da água que abastece o município, fruto de processo ajuizado pelo MPF/MS, que encontrou indícios de contaminação na água consumida pela segunda maior cidade do estado.

Relatório da ONU aponta que população mundial vai precisar de 40% a mais de água em 2030

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), a Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, em 2030, a população global vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Neste ano, as celebrações giram em torno do tema Água e Energia e a relação arraigada entre esses dois elementos foi destaque na reunião da ONU, em Tóquio, para celebrar o dia.

Uma dieta globalizada, artigo de Esther Vivas

O que a Índia, Senegal, Estados Unidos, Colômbia, Marrocos, o Estado espanhol e muitos outros têm em comum? Que a alimentação é cada vez mais parecida, apesar das importantes diferenças que ainda persistem. Para além da McDonaldização das nossas sociedades e do consumo globalizado de Coca-Cola, a ingestão mundial de alimentos depende, progressivamente, de poucas variedades de cultivos. O arroz, a soja, o trigo, o milho se impõem, em detrimento de outras produções como a do milho, da mandioca, do centeio, da batata, do sorgo ou da batata-doce. Se a alimentação depende de poucas variedades de cultivos, o que pode acontecer diante uma colheita frustrada ou de uma praga? Teremos o prato garantido?

Energia solar concentrada, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O sol é um astro produtor de energia que libera, anualmente, 4 milhões de vezes a energia que consumimos. A terra recebe do sol uma quantidade diária 10.000 vezes o consumo mundial de energia. Uma parte da energia emitida pelo sol que chega ao nosso planeta é refletida de volta para o espaço, outra parte se perde na evaporação da água, mais um tanto é absorvido pelas plantas, pela terra e oceanos.
quinta-feira, 20 de março de 2014

Como o ensino socioemocional pode mudar a escola

Garantir que os alunos se mantenham engajados e motivados durante todo o período escolar é um desafio que vem atravessando décadas no setor educacional. Para um grupo de educadores, a resposta está em criar um ambiente seguro onde eles aprendem não só o conteúdo regular, mas também a como se comportar diante de diferentes situações da vida, transformando-os em indivíduos mais confiantes e independentes.

Em 2013, orçamento destinado à área ambiental foi menor que 3%

Do orçamento previsto pelos estados para 2013, a média de destinação à área ambiental foi 2,24%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa de Informações Básicas Estaduais – Perfil dos Estados Brasileiros (Estadic). O trabalho se baseou em um questionário respondido pelos gestores estaduais no ano passado e apontou Minas Gerais como o que mais previu recursos para a área, com 7%, enquanto Goiás ficou na outra ponta, com 0,13% do orçamento.

Vandalismo prejudica projetos de compartilhamento de bicicletas

Replicados da Europa com o objetivo de oferecer uma alternativa sustentável de transporte à população, os sistemas de compartilhamento de bicicletas sofrem, atualmente, com a falta de civilidade de vândalos, que depredam o patrimônio público e prejudicam os usuários.

Por que é tão difícil ser brasileiros: economia, cultura, sociedade e política

A rede social é um dos grandes fenômenos para se identificar pensamentos coletivos e tendências da sociedade, trazendo a tona o que Manuel Castells chamou de ‘a sociedade em rede’. Outro dia acessando o Facebook li a seguinte mensagem em minha linha do tempo: “ser brasileiro não é para amador, é preciso ser herói para viver aqui”. Refletindo sobre aquele sentimento de um dos membros da minha rede, resolvi escrever este artigo, a fim de construir diferentes conexões entre as dificuldades econômicas, sociais e políticas que os brasileiros encaram todos os dias.

Biocombustível deve crescer 200% no Brasil em 20 anos

A produção atual de biocombustível no Brasil é de 1,3 milhão de barris e a Agência Internacional de Energia (IEA) projeta, para até 2035, um salto neste número para 4,1 milhões. A Agência afirma, ainda, o crescimento no uso do etanol no transporte de 3% para 8% no mesmo período.

Relatora da ONU alerta para aumento do risco da exploração sexual infantil

Em um mundo cada vez mais interligado, as crianças correm um risco ainda mais alto de serem exploradas sexualmente ou vendidas, alertou uma relatora especial independente das Nações Unidas na última quinta-feira (13), pedindo medidas decisivas globais para impedir crimes como a prostituição e o tráfico infantil.

Solidariedade: substantivo feminino?

Em uma definição literal, a palavra solidariedade quer dizer dependência mútua entre indivíduos. Essa é a descrição que se encontra nos dicionários. O termo vem do latim solidare, que significa solidificar, tornar sólido. Quando uma pessoa toma uma atitude solidária, ela cria um vínculo com aquela que foi objeto de sua boa ação.

Falta de saneamento afeta educação e produtividade do país, diz estudo

Estudo brasileiro divulgado nesta quarta-feira (19) indica que a falta de saneamento básico nas cidades pode afetar a economia nacional por reduzir a produtividade do trabalhador, impactar o aprendizado de crianças e jovens, além de afastar o interesse turístico de regiões que sofrem com o despejo de esgoto e ausência de água encanada.

Estatinas podem ajudar a conter evolução de tipos de esclerose

As estatinas, medicamentos utilizados para reduzir a taxa de colesterol no sangue, podem desacelerar a evolução de certas formas de esclerose em placas (ou esclerose múltipla, de acordo com estudo publicado nesta quarta-feira na revista médica britânica ‘The Lancet’.

Pobres e sem qualificação são contratados para limpar Fukushima

Em Fukushima, a medida se traduziu em empregos mais escassos e com salários mais baixos, o que afugentou os trabalhadores qualificados. Por isso, segundo informaram operários e outras pessoas, só ficaram em Fukushima funcionários que geralmente são contratados por empresas de recrutamento aventureiras que têm pouco conhecimento técnico e sobre as normas de segurança –isso sem falar na preocupação quase inexistente em relação à contratação de pessoas desesperadas. A polícia e ativistas sindicais dizem que algumas das empresas de recrutamento mais agressivas mantêm laços com a máfia local.

Até tu, Marina? artigo de Heitor Scalambrini Costa

Gosto de dar minha opinião através de textos singelos sobre temas que me interessam particularmente, como política energética, fontes renováveis de energia, (in)justiça social, meio ambiente, política universitária. E não deixo de escrever quando determinado assunto me deixa indignado. Particularmente, quando existe o interesse notório de iludir, enganar, ludibriar a boa vontade das pessoas.

Maternidade precoce e violência contra meninas e adolescentes, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

“A sociedade culpa muito frequentemente apenas a garota por ficar grávida, mas a realidade é que a gravidez na adolescência muitas vezes não é uma opção, mas sim o resultado de ausência de escolhas e de circunstâncias que fogem do controle das meninas. ” Babatunde Osotimehin, diretor-executivo do UNFPA

ANA lança rede para monitorar qualidade das águas do Brasil


Na próxima quinta-feira (20), a Agência Nacional de Águas (ANA) lançará a Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA). O objetivo é monitorar, avaliar e disponibilizar à sociedade as informações de qualidade das águas superficiais e gerar conhecimento para subsidiar a gestão dos recursos hídricos do Brasil. Além disso, a RNQA vai identificar áreas críticas em termos de poluição hídrica e de apoiar ações de planejamento, outorga, licenciamento e fiscalização das águas do País.

Circuito Tela Verde exibirá este ano 39 vídeos com tema socioambiental

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) selecionou 39 vídeos socioambientais que serão exibidos este ano em 1.314 espaços durante a 5ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, o Circuito Tela Verde. Os filmes tratam de resíduos sólidos, preservação da fauna, consumo sustentável, biodiversidade, comunidades tradicionais, indígenas, unidades de conservação, agricultura familiar, desmatamento, entre outros temas.

Biópsia de congelação auxilia diagnóstico do câncer de bexiga

Um exame de resultado rápido conhecido como biópsia de congelação pode tornar o diagnóstico do câncer de bexiga mais preciso e possibilitar o tratamento precoce de lesões invasivas, mostrou estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Designer brasileiro cria sala a partir de lixo

Alguns economistas continuam prevendo uma “recuperação” da zona do euro, enquanto outros apontam para o fim do crescimento, tal como o conhecemos. A austeridade é uma condição política justificada pela escassez e é normalmente vista como a falta ou a limitação de recursos. Mas é realmente escassez ou a limitação é mais uma questão de percepção e contexto? É essa reflexão que levou o designer brasileiro Paulo Goldnstein a lançar o Scarcity Project.

IBGE: Norte e Nordeste se preocupam pouco com a água

Apesar de a água ser um recurso finito, mas fundamental para a vida, algumas unidades da federação seguem ignorando sua importância. A conclusão é da pesquisa de Perfil dos Estados Brasileiros divulgada pelo IBGE e que indica que cinco unidades não possuíam em 2013 qualquer tipo de monitoramento da qualidade da água, sendo que três estão na região Norte: Acre, Roraima e Amazonas. Outros nove não participam da proteção de nascentes, despoluição e desassoreamento de recursos hídricos ou gestão de aquíferos, principalmente quatro da região Nordeste (Maranhão, Ceará, Alagoas e Sergipe), onde o recurso é primordial.

Material de hemodiálise deverá ser descartável para quem tem hepatite

Uma resolução da Anvisa publicada nesta sexta-feira (14) proíbe o reuso de um material que faz parte do procedimento de hemodiálise em pacientes com hepatite B e C. Antes da nova regra, isso só era feito no caso de pacientes com HIV. A medida tem o objetivo de tornar o procedimento mais seguro.

Discurso sobre o sonho pode ajudar no diagnóstico de doenças mentais

A pista dada por Sigmund Freud (1856-1939) no livro “A intepretação dos sonhos", de 1899, de que “os sonhos são a estrada real para o inconsciente”, chave para a Psicanálise, também pode ser útil na Psiquiatria, no diagnóstico clínico de transtornos mentais, como a esquizofrenia e a bipolaridade, entre outras.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros