Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de março de 2014

Gira-giras produzem energia para escolas e lanternas, na África

Já imaginou sua vida sem energia elétrica? Sem aquele delicioso banho quente no inverno ou a luz para driblar a escuridão à noite. Mas a gente sabe que esse privilégio ainda não é para todos. Em 2012, a ONU fez campanha mundial para chamar a atenção para essa realidade e ajudar a ampliar o acesso no mundo. Segundo a organização, uma em cada cinco pessoas no mundo – o equivalente a 1,3 bilhão de pessoas – não dispõe de eletricidade. Na África Subsariana, a situação é ainda mais dramática: 71,5% de sua população não tem abastecimento de energia e, em áreas rurais, a porcentagem chega a 92%.

Recursos naturais: combater o desperdício

Muitas civilizações pereceram pela incapacidade de lidar com o meio ambiente e recursos naturais, mas na escala planetária de hoje, pode se dizer que o tema entrou na agenda basicamente há quarenta anos. Na década de 70 surgiram os primeiros alertas, a exemplo do “Limites do Crescimento” do Clube de Roma e da realização da Conferência de Estocolmo.

Hortas salvadorenhas abrem uma saída para a pobreza

A horticultura floresce no departamento de Cuscatlán, no centro do país, o menor de El Salvador, graças a um programa nacional para promover a agricultura familiar e tirar da pobreza centenas de milhares de pessoas. Em seu terreno de um hectare e meio, quatro irmãos da família Ramírez plantavam apenas milho, e sem muita técnica. Hoje vendem hortaliças e frutas para a rede varejista Walmart.

Nova parceria global apoiará 30 países a tornarem suas economias mais verdes

Dubai – Países como Burkina Faso, Peru, Ilhas Maurício, Mongólia e Senegal, entre outros, poderão impulsionar suas economias com uma variedade de investimentos e de políticas para tecnologias limpas, eficiência de recursos, empregos verdes, conservação de ecossistemas e boa governança. A transformação, por meio da Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE, na sigla em inglês) da ONU, vai gerar dividendos sociais, ambientais e econômicos. A PAGE espera ampliar seu apoio a 30 países até 2020.

Mais eólica e mais solar sem medo

Novo relatório da IEA (Agência Internacional de Energia) mostra que já é possível ter elevadas porcentagens de energia eólica e solar – contribuindo com até mais de 30% da produção de eletricidade de um país – sem problemas de segurança energética e sem custos elevados. Hoje, a participação destas fontes na matriz brasileira não chega a 1%, no entanto, o cenário [R]evolução Energética prevê 40% para 2050.

A bike deixou de ser moda, é tendência de mobilidade

Com o trânsito cada vez mais congestionado, emissão crescente de gases de efeito estufa, tempo maior para percorrer pequenas distâncias nas grandes e médias cidades brasileiras e que tiram nossa paciência – que já anda no limite, foram inspiração para o jovem empresário Cristian Trentin, de Curitiba (PR).

As desigualdades de gênero na América Latina e Caribe, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A relação entre população e desenvolvimento não é neutra em termos de gênero. Em geral, o desenvolvimento tende a reduzir as desigualdades de gênero e o empoderamento das mulheres tende a beneficiar o desenvolvimento. Os dados da América Latina e Caribe (ALC) confirmam a ocorrência de grandes transformações sociais e de gênero na região. Houve uma transição epidemiológica, com ganhos na esperança de vida ao nascer para ambos os sexos, mas com as mulheres ampliando a vantagem em relação aos homens. Houve uma grande migração rural-urbana e as mulheres são maioria crescente na população das cidades. Houve também redução das taxas de fecundidade.

Dietas globais semelhantes ameaçam segurança alimentar, diz estudo

O aumento da similaridade nas dietas em todo o mundo é uma ameaça à saúde e à segurança alimentar, com muitas pessoas abandonando alimentos tradicionais em seus países, como mandioca, sorgo ou milheto, mostrou um estudo internacional na segunda-feira (3).

Abuso de medicamentos supera o consumo de drogas ilícitas

O consumo abusivo de medicamentos vendidos com prescrição médica aumenta no mundo e representa uma ameaça crescente para a saúde pública, alertou a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) em um relatório publicado nesta terça-feira (4) em Viena.

Vacinação contra o HPV começa na próxima semana

O Ministério da Saúde inicia na próxima segunda-feira (10) a vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 anos a 13 anos devem ser imunizadas em três momentos distintos, sendo a segunda dose aplicada seis meses após a primeira. A terceira deve ocorrer cinco anos depois. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos.

Combate à desertificação é necessário para garantir segurança, diz ONU

Combater a desertificação é necessário também em termos de segurança, alertou na segunda-feira (3) a Organização das Nações Unidas (ONU) no lançamento de um estudo que mostra uma ligação entre a desertificação, as alterações climáticas e as crescentes ameaças à segurança nacional e internacional.

Unicef lança campanha: 10 minutos sem celular = 1 dia de água a uma criança necessitada

Os smartphones se tornaram verdadeiros vícios e há quem não consiga desgrudar os olhos da pequena tela por um minuto sequer. Uma campanha da Unicef pretende ajudar a curar esse hábito, ao mesmo tempo em que ajuda crianças que não têm acesso à água potável.

Baixo nível de reservatórios de água aumenta procura por energia alternativa

Os dias mais quentes dos últimos 70 anos fizeram o nível dos reservatórios no sul e no sudeste baixar e impulsionar o consumo de energia elétrica. Esta equação com resultado negativo já preocupa governo e consumidores com o iminente risco de apagões e falta d’água. Assim, surgem questionamentos sobre alternativas para a produção de energia elétrica, que sejam eficientes, gerem menos impactos ambientais e consigam atender à demanda crescente.

Hidrelétricas Jirau e Santo Antônio trocam acusações por cheia no Rio Madeira

A cheia do Rio Madeira renovou a rivalidade entre as hidrelétricas Jirau e Santo Antônio, que ficam no próprio Madeira, em Rondônia. A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), que detém a concessão de Jirau, atribui parte dos estragos na região – especialmente nas cidades de Jaci-Paraná e Porto Velho – à operação da Santo Antônio Energia (SAE).

Hiato de aquecimento não afetou o aumento de temperaturas quentes extremas, indica novo estudo

Legenda: Esta imagem mostra uma série temporal de anomalias de temperatura para os extremos de calor (vermelho) e temperatura média global (preto, azul). As anomalias foram calculadas no período 1979-2010. Crédito: Nature Climate Change

Suape: promessas não cumpridas (1), artigo de Heitor Scalambrini Costa

Promessas são compromissos assumidos por quem as faz. Seus ouvintes, em princípio, acreditam que serão cumpridas. Na política, lamentavelmente, não é assim. Faz parte de nossa cultura prometer algo que muitas vezes, sabe-se de antemão, não será cumprido. Mesmo assim se promete.

Karl Marx ou Sigmund Freud? A grande questão, artigo de Valdeci Silva

O eleitorado dos países capitalistas não elege candidatos aos cargos legislativos e executivos, de todos os níveis (municipal, estadual e federal) para que estes, ocupando os cargos, desenvolvam projetos que tenham por objetivos a abolição do capitalismo e a implantação do socialismo. Não, isto nem passa pela cabeça do eleitorado dos países capitalistas.

Consumo de energia nas residências do país sobe quase 8% em janeiro

Devido ao forte calor deste verão, o consumo de energia elétrica nas residências em janeiro ficou 7,9% maior do que no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (28) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estatal federal que atua no planejamento do setor energético. Dos 866 gigawatts-hora (GWh) consumidos a mais no mês, 257 GWh foram na Região Sul, uma das mais afetadas pela onda de calor.

Aquecimento global causará perda de colheitas e mais danos, diz painel

O aquecimento global vai reduzir a produção mundial de cereais em até 2% a cada dez anos e poderá representar perdas de US$ 1,45 trilhão até o fim deste século, segundo um projeto de relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado por um jornal japonês nesta sexta-feira (28).

Mar cor de ‘chocolatão’ não afugenta turistas na praia de Tramandaí/RS


O mar apresenta uma coloração escura na tarde deste domingo (2) na praia de Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A coloração que ganhou dos turistas gaúchos o apelido de “chocolatão” não afugentou os banhistas, que aproveitam o dia ensolarado.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros