Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cultivar biofortificado rende mais que a média nacional, apesar da seca

Pequenos agricultores rurais do município de Magé, que receberam da Embrapa Agroindústria de Alimentos ramas de batata-doce biofortificada para plantio, obtiveram colheitas acima da média, apesar da estiagem que se estendeu por cerca de 40 dias na região, no início deste ano. O cultivar enriquecido pode representar  nova opção de renda para esses agricultores.

Obras Viárias: Cortes, Aterros, Túneis ou Viadutos? artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

Marcando a transição da tração animal para a tração motorizada (advento do trem e do automóvel), agitado período que se estendeu da segunda metade do séc. XIX às primeiras décadas do séc. XX, procedeu-se em todo o mundo uma verdadeira revolução técnica no que diz respeito aos parâmetros básicos de projeto para as obras de infraestrutura viária.

O drama da migração em Lampedusa e o fosso demográfico entre Europa e África, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A ilha de Lampedusa, no arquipélago das Ilhas Pelágias, no Mediterrâneo, pertence à Itália e é um dos pontos geográficos mais próximos entre os continentes africano e europeu. A ilha tem cerca de 5 mil habitantes e uma área de 20,2 km². A atividade econômica divide-se entre a agricultura, a pesca e o turismo. Lampedusa é um lugar pequeno e não tem muito a oferecer. Mas como fica a cerca de 100 km de distância da Tunísia se tornou uma porta de entrada dos migrantes não documentados que buscam abrigo na Europa.

Reino Unido planeja realizar primeira fertilização com ‘duas mães’

A Grã-Bretanha publicou nesta quinta-feira (27) uma proposta de regulamento para que o país se torne o primeiro a permitir tratamentos de fertilização em que os bebês resultantes tenham um pai e “duas mães”, evitando assim a transmissão de doenças incuráveis.

Chegada de frente fria pode dissipar nuvem de poluição em Pequim

A poluição em Pequim e boa parte da região norte da China, envoltos em uma densa névoa tóxica há uma semana, alcançou nesta quarta-feira (26) níveis alarmantes, de acordo com meteorologistas, que também preveem a chegada de uma frente fria esta noite com fortes ventos, que devem dissipar o nevoeiro.

É melhor passar o filtro solar antes de se vestir, alerta dermatologista

Todo mundo sabe que precisa passar protetor solar, mas será que são todos que sabem o jeito certo de usá-lo? Muita gente diz que usa o filtro, mas mesmo assim fica com partes do corpo queimadas e ardendo no dia seguinte – isso geralmente acontece porque o produto foi usado do jeito errado e não foi aplicado em todo o corpo. Partes como orelhas, nuca, peito dos pés, dorso das mãos e axilas, por exemplo, são frequentemente esquecidas, como explicou a dermatologista Márcia Purceli no Bem Estar desta quarta-feira (26).

Força-tarefa investiga se ‘oceano verde’ da Amazônia está em risco

As nuvens que pairam sobre a Floresta Amazônica possuem características similares às das nuvens existentes em regiões de alto mar. Como há muita umidade na atmosfera e baixíssima concentração de material particulado – que oferece superfície para condensação do vapor d’água – as gotas aumentam de tamanho rapidamente e logo adquirem massa suficiente para precipitar.

Monitoramento brasileiro de florestas inspira plataforma internacional

O sistema de monitoramento de devastação da Amazônia inspirou um projeto internacional desenvolvido pelo Google, Programa das Nações das Nações Unidas para Meio Ambiente (Pnuma) e Word Resources Institute (WRI). No ar desde a semana passada, a plataforma Global Forest Watch oferece um mapa interativo, mostra os pontos de ganho e perda de áreas verdes e oferece um quadro geral sobre o desmatamento no mundo.

Heliópolis recebe cinema movido a energia solar

Considerada uma das maiores favelas de São Paulo, Heliopólis recebe um convidado especial no mês de março: o CINESolar, primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil. O projeto realiza uma sessão de cinema gratuita no dia 15 de março, às 19h30, na Associação Comunitária Paquistão Social. O filme exibido será o documentário “Qual é o teu negócio?”, do diretor Sérgio Gagliardi, que estará presente para um bate papo com o público.

Google investe mais de 1 bilhão de dólares em energias renováveis

Empresas de tecnologia são uma das maiores consumidoras de energia do planeta. Os gigantescos data centers consomem quantidades imensas de eletricidade, e a demanda por estruturas desse tipo é cada dia maior, ou seja, o consumo cresce exponencialmente. E o impacto ambiental também aumenta muito, fora os custos dessa energia.

Saúde representa só 8% do total de investimentos públicos no Brasil



Dos R$ 47,3 bilhões gastos com investimentos pelo Governo Federal em 2013, o Ministério da Saúde foi responsável por apenas 8,2% dessa quantia, segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM). Dentre os órgãos do Executivo, a Saúde aparece em quinto lugar na lista de prioridades no chamado “gasto nobre”. Isto significa que as obras em rodovias, estádios, mobilidade urbana e até armamento militar como blindados, aviões de caça e submarinos nucleares ficaram a frente da construção, ampliação e reforma de unidades de saúde e da compra de equipamentos médico-hospitalares para atender o Sistema Único de Saúde (SUS).

Estudo da EACH mostra que solados de calçados podem ser feitos a partir da fibra de coco verde


A fibra de coco pode ser usada na indústria calçadista, na forma de solados de sapatos. Essa nova possibilidade dada ao material é conclusão de pesquisa realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP pela bacharel em têxtil e moda Célia Regina da Costa. O estudo conta com uma análise histórica do setor calçadista, englobando todos os tipos de calçados usados pela humanidade e reunindo informações sobre a fabricação, os materiais já usados, ergonomia e outros fatores relevantes para a fabricação do produto, o que oferece respaldo para melhorias no campo.

Agrotóxicos: Fiocruz publica carta alertando para os perigos de mudanças na lei

A Fiocruz divulgou uma carta aberta à sociedade brasileira, na qual alerta para os riscos das recentes mudanças na legislação que regula o uso de agrotóxicos, e no perigo de projetos de lei que flexibilizem a função regulatória do Estado. O texto reforça como estudos científicos têm comprovado os danos provocados pelos agrotóxicos à saúde das populações, afetando sobretudo segmentos sociais de grande vulnerabilidade, como moradores e trabalhadores de áreas rurais, populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.

Consumo de agrotóxicos cresce e afeta saúde e meio ambiente, artigo de Claudio Oliveira

Quando o Governo Federal aprovou a implantação do Sistema Nacional de Crédito Rural, em 1965, esperava estimular a industrialização dos produtos agropecuários e possibilitar o fortalecimento econômico dos produtores rurais. Era a entrada do Brasil na revolução verde, programa criado para aumentar a produção agrícola no mundo por meio de pesquisas em sementes, fertilização do solo, mecanização, redução do custo de manejo e aplicação de defensivos agrícolas, hoje chamados de agrotóxicos.

Pesquisadores brasileiros desenvolvem modelo sobre a origem da água na Terra

Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Guaratinguetá, em colaboração com colegas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto de Astrobiologia da agência espacial norte-americana (Nasa), desenvolveram um modelo mais preciso para determinar a origem da água e da vida na Terra.

Memória no cérebro é gerada em 300 milésimos de segundo, diz estudo

Apenas 300 milésimos de segundo são suficientes para o cérebro humano gerar uma lembrança, o tempo que os “neurônios de conceito” levam para relacionar imagens, segundo uma recente descoberta de cientistas argentinos publicada na revista “Current Biology”.

Erupções vulcânicas explicam redução do aquecimento global, diz estudo

Dos 14 anos mais quentes já registrados, 13 foram neste século. Mas desde 1988, o ritmo do aumento da temperatura da Terra está mais devagar. As contas dos cientistas não fecham: a velocidade do aquecimento global está muito inferior ao nível de emissões de gases estufa. Essa fase de “silêncio” ficou conhecida como hiato.

Cientistas do Japão criam recipientes portáteis para células-tronco

A universidade japonesa de Kioto apresentou nesta segunda-feira (24) um protótipo de recipiente portátil para as células-tronco usadas na medicina regenerativa, que permite sua conservação durante 24 horas e facilita assim seu transporte por grandes distâncias.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE


 A pedido da deputada Ângela albino, a ALESC encaminhou para o governador Raimundo Colombo e para a FATMA – Fundação Estadual do Meio Ambiente - ofícios solicitando que sejam tomadas medidas  a fim de evitar possível ocorrência de dano ambiental no município de Criciúma.

Os caminhos das águas, sem tantos atropelos, artigo de Washington Novaes

O noticiário da primeira quinzena de fevereiro foi dominado pelas notícias de apagões e suas ameaças, racionamentos e desabastecimentos de água, crises da matriz energética, etc. O racionamento já estava em quase 150 cidades, onde vivem mais de 6 milhões de pessoas. O uso médio de água ficava de 15% a 20% acima da média habitual de 150 litros diários por pessoa. O nível dos reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste, abaixo da média do ano do racionamento, 2001. A questão da matriz energética já foi tratada em artigos anteriores – não é caso de retornar. Melhor tentar ver com que caminhos poderão ser enfrentadas de imediato as ameaças na área do fornecimento de água à população.

Grupo deve propor gestão integrada na baía do Araçá, no litoral paulista

A baía do Araçá, entre as cidades de Ilhabela e São Sebastião, no litoral paulista, oferece ao homem serviços ambientais como provisão de alimentos (por meio da pesca), depuração de efluentes, ciclagem de nutrientes e área para ocupação urbana e turística. Oferece também benefícios menos tangíveis, relacionados, por exemplo, ao vínculo que a população estabelece com ela em termos de identidade e herança cultural.

Que tal encher o tanque com combustível de plástico?

Sacolas plásticas são uma fonte abundante de lixo em terra e mar. Mas uma equipe de cientistas encontrou uma solução inteligente para o problema: transformar as embalagens usadas em combustível. O processo, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Tecnologia Sustentável da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, envolve o aquecimento dos sacos em uma câmara livre de oxigênio, um processo chamado pirólise.

Estudo aponta que imunoterapia cura leucemia em 88% dos casos

Uma nova abordagem para tratar a leucemia, que consiste em usar o próprio sistema imunológico para matar as células cancerígenas, conseguiu resultados positivos contra a doença em 88% dos adultos afetados e submetidos ao procedimento, de acordo com pesquisa publicada nesta quarta-feira (19) na revista “Science Translational Medicine”.

Urbanização e poluição ameaçam jacarés que sobrevivem no Rio

Os jacarés que sobrevivem em margens de lagoas e rios do Rio de Janeiro estão ameaçados pelo crescimento urbano descontrolado da cidade e pela poluição de seus habitats. Apesar das consequências da expansão de uma cidade de 6 milhões de habitantes, ainda é possível encontrar répteis na Zona Oeste, principalmente de exemplares do jacaré-de-papo-amarelo.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros