Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Desigualdade, pobreza e os mais ricos, artigo de Junior Garcia

O relatório das Organização das Nações Unidas (ONU) mostra a Humanidade dividida: confrontando a desigualdade nos países em desenvolvimento mostra que 1% da população mais rica concentra mais de 40% da riqueza global, e que mais da metade da população pobre detém apenas 1% dos recursos. Os dados do Banco Mundial mostram que 20,6% da população mundial era pobre em 2010 – ou seja, 1,2 bilhão de pessoas. Essa realidade é reflexo da manutenção da desigualdade e da população pobre no mundo.

Medidas contra o tabaco evitariam 13 milhões de mortes na China até 2050

A aplicação por parte da China de medidas contra o tabagismo, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), deve evitar 13 milhões de mortes até 2050, de acordo com estudo publicado na publicação “British Medical Journal” desta quarta-feira (19).

Sensor criado na Unesp Araraquara detecta hepatite C em seis minutos

Um sensor desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara (SP) é capaz de detectar a presença do vírus da hepatite C em bolsas de sangue em apenas seis minutos. A tecnologia pode reduzir o desperdício de material não aproveitado em doações, além de facilitar o diagnóstico da doença em pacientes.

Região de Manaus torna-se ‘laboratório modelo’ para pesquisadores

Para entender como o processo de urbanização das regiões tropicais do planeta afetará os ecossistemas locais e o clima global, cerca de 100 pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos que integram o projeto Green Ocean Amazon (GOAmazon) transformaram a região de Manaus, no Amazonas, em um laboratório modelo.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Riscos só podem ser geridos com redução dos gases-estufa, alerta Nicholas Stern

Ele foi um dos primeiros economistas a dar números ao clima mundial. Autor do conceituado relatório de 2006 sobre a relação da economia com as mudanças climáticas, o britânico Nicholas Stern analisou na segunda semana de fevereiro os eventos extremos que têm assolado diversas regiões do planeta.

Audiência de sites é convertida no plantio de árvores por empresa

Converter o number of visualizações local de hum na internet los arvores plantadas, com o Objetivo de neutralizar a QUANTIDADE de Dióxido de carbónico (CO2) emitida no Processo de armazenamento pï ¿½ gina centros de dados EM Dessa. ESSE É O Trabalho da Empresa Brasileira GreenClick, voltada AO Setor de Tecnologia da Informação.

Exploração dos oceanos deve ser repensada, dizem cientistas

Pesquisadores de diversos centros científicos se reuniram no último domingo (16) no encontro anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência para alertar sobre o atual ritmo de exploração dos oceanos e pedir por uma nova administração dos recursos marinhos.

Os ventos favoráveis da energia eólica, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Ao longo da história, a humanidade foi aprendendo a utilizar a força dos ventos seja nos moinhos, rodas d’água, veleiros, barcos à vela, ventilação das casas, etc. A utilização do vento para produzir energia é antiga. Os primeiros moinhos de vento apareceram na Pérsia e se espalharam por outras partes do Oriente Médio, Europa e Ásia. Mas a utilização da força dos ventos sempre foi limitada.

Imazon aponta aumento de 206% no desmatamento da Amazônia Legal em janeiro de 2014

O Último Boletim do Desmatamento (SAD) do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) indica houve Que hum aumento de 206% no desmatamento da Amazônia Legal los janeiro dEste Ano com Relação AO MESMO PERÍODO los de 2013, totalizando 107 quilómetros quadrados. No Mês MESMO do Ano anterior, O desmatamento somou 35 quilómetros quadrados.

Canadenses criam helicóptero movido a pedaladas

São tantas invenções impensáveis que chegam ao mercado, que é impossível não se surpreender com a criatividade e o desenvolvimento tecnológico. Uma dupla de canadenses, por exemplo, conseguiram financiamento para criar um veículo que permita ao homem voar usando sua própria energia.

Física dos Sistemas Complexos pode prever impactos das mudanças ambientais

Além da aplicação em áreas como a Engenharia e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Física dos Sistemas Complexos – nos quais cada elemento contribui individualmente para o surgimento de propriedades somente observadas em conjunto – pode ser útil para avaliar os impactos de mudanças ambientais no planeta, como o desmatamento.

Brasil e Argentina: respostas distintas das centrais sindicais aos desempregados

Os índices de desemprego no Brasil e na Argentina alcançaram patamares elevados no final dos anos 1990 e início da década de 2000, superando aqui os 12% e chegando lá a mais de 20%, em 2002. Na época, no entanto, a reação a esse quadro social foi bem diferente nas duas nações, de acordo com um estudo publicado em livro.

Entenda os riscos do uso inadequado de ’shakes’ e chás para emagrecer

O consumo excessivo de produtos que prometem emagrecimento rápido, como misturas conhecidas como “shakes”, que contêm fibras e visam substituir refeições, além de chás diuréticos, oferece risco à saúde por reduzir o nível de vitaminas e minerais do corpo.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Indústria do coco cresce, mas cada casca gera cerca de 1,75 kg de resíduo com alto desperdício

Em parte pelo calor, em parte pelo apelo saudável, o consumo de água de coco tem crescido no Brasil entre 10% e 20% ao ano, de acordo com Sindcoco (sindicato nacional dos produtores de coco). Mas não raro o destino da casca do coco verde é uma pilha de lixo em alguma praia brasileira.

Aumento da pobreza está ligado ao desperdício de alimentos, avalia especialista do Banco Mundial

O desperdício de alimentos e o aumento da pobreza têm relação direta, afirma o especialista Banco Mundial na área de pobreza, José Cuesta. Quanto mais comida as pessoas jogam fora, mais caros ficam os alimentos, o que obriga as famílias a gastarem mais com comida e menos com outras atividades, como educação e previdência.

Soja transgênica apresenta alterações nutricionais e bioquímicas

Ao comparar a variedade de soja transgênica mais cultivada no Brasil com um equivalente natural, pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) observaram que as sementes geneticamente modificadas apresentam teores mais elevados e mais biodisponíveis dos micronutrientes cobre e ferro.

Brasil é o 2º país que mais cultiva transgênicos, diz relatório

O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais cultivam variedades geneticamente modificadas de grãos e fibras do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo relatório do Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA, na sigla em inglês).

Alemanha lidera consumo de orgânicos na Europa, mas sofre baixa na produção

No segundo maior mercado de orgânicos do mundo, na Alemanha, a demanda por esse tipo de alimento cresce, mas a área de cultivo está caindo. Apenas 6,3% da terra disponível para plantio é dedicada aos orgânicos no país – ao mesmo tempo, vendas triplicaram. A liderança da produção mundial para esse tipo de produto é da Austrália, os Estados Unidos são os maiores consumidores do globo.

Acidentes vasculares cerebrais podem estar associados a mudanças no clima, diz estudo

Alterações de temperatura podem elevar o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente quando está mais frio, alertam os pesquisadores. Um novo estudo constatou que os seres humanos têm mais probabilidade de ter um AVC e morrer em decorrência dele em ambientes onde há grandes mudanças na temperatura e alta umidade. A pesquisa foi apresentada em uma conferência internacional sobre o tema, realizada pela American Stroke Association, em San Diego.

Universalizar saneamento básico em SP exige R$ 35 bilhões, diz estudo

Estudo feito pelo Instituto Trata Brasil divulgado nesta quinta-feira (13) mostra que seriam necessários investimentos na ordem de R$ 35 bilhões para se atingir a universalização dos serviços de água tratada e esgotamento sanitário em todo o Estado de São Paulo até 2020. O Trata Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que coordena uma mobilização nacional para que o Brasil atinja a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.

Energia para os neurônios

Em um final de tarde de janeiro, o psiquiatra Leandro Valiengo abriu um dos armários do já quase deserto quarto andar do Hospital Universitário (HU) da Universidade de São Paulo (USP), retirou uma mala preta, colocou-a sobre o colchonete azul de uma maca e apresentou o equipamento que está sendo visto como uma nova forma de tratamento contra depressão e outros distúrbios neuropsiquiátricos: é um aparelho de estimulação transcraniana de corrente contínua (ETCC). “É muito simples”, ele diz.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros