Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jogos olímpicos de inverno na Rússia evidenciam violência homofóbica

Os jogos olímpicos de inverno de Sochi na Rússia tiveram início no último dia 7 deste mês e, para além de evidenciar o momento esportivo, passaram a chamar a atenção do mundo pelo desrespeito do país sede à Carta Olímpica, que tem em um dos seus princípios o da não discriminação. A Rússia continua omissa em relação aos casos de discriminação conta grupos LGBT (Lésbicas, Gay, Bissexuais e Transexuais).

Pesquisadores patenteiam composto contra bactéria da febre reumática

Depois de cerca de 20 anos estudando a Streptococcus pyogenes, capaz de provocar condições como febre reumática e doença reumática cardíaca, pesquisadores brasileiros obtiveram o deferimento da patente nos Estados Unidos de um composto eficaz contra a bactéria, que poderá se transformar em vacina.

Modelo pode ajudar a prever como espécies da Mata Atlântica responderão às mudanças climáticas

Compreender os processos evolutivos, geológicos, climáticos e genéticos por trás da enorme biodiversidade e do padrão de distribuição de espécies da Mata Atlântica e, com base nesse conhecimento, criar modelos que permitam prever, por exemplo, como essas espécies vão reagir às mudanças no clima e no uso do solo.

Descoberto gene que regula potencial de formação de tumores das células-tronco embrionárias

Em testes feitos com animais, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que o silenciamento específico de um gene – o E2F2 – reduz significativamente o risco de células-tronco embrionárias induzirem a formação de tumores sem diminuir sua pluripotência (capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de tecido).
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sustentabilidade ajuda no consumo consciente

O consumidor está mais consciente. E a sustentabilidade ajuda nesse aspecto. Sinteticamente, é o resultado de uma pesquisa inédita com diretores e gerentes de comunicação, marketing, comercial e de sustentabilidade de 314 dos 500 maiores varejistas com atuação no Brasil. A pesquisa foi feita pela DOM Strategy Partners.

Temperaturas elevadas fazem escolas catarinenses adiar início das aulas

Cerca de 279 mil estudantes da rede pública de Santa Catarina tiveram o início das aulas adiado em função do forte calor no estado. Em escolas onde o ano letivo teria início no dia 13 de fevereiro, a data foi alterada para o dia 17. De acordo com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, as atividades de educação física devem ser suspensas. O estado tem cerca de 585 mil estudantes matriculados.

Estudo associa depressão infantil e dificuldades comportamentais ao baixo peso ao nascer

A ciência vem mostrando que o baixo peso ao nascer, como um risco biológico associado a outras variáveis biológicas, clínicas e sociodemográficas, pode se configurar numa vulnerabilidade para a presença de dificuldades comportamentais e de depressão infantil. De acordo com um estudo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, de modo geral, crianças expostas ao fator de risco biológico relativo ao “muito baixo peso ao nascer” mostraram-se mais vulneráveis às dificuldades comportamentais, especialmente à hiperatividade, e à depressão infantil.

Nível dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste é o menor desde 2001

O nível dos reservatórios de água das hidrelétricas do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste caiu de 40,1% para 37,6% desde o início de fevereiro. Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), este é o menor percentual para o período desde 2001. Nesse ano, quando foi determinado um racionamento de energia pelo governo federal, foram registrados, entre o fim de janeiro e o fim de fevereiro, índices de armazenamento entre 31,4% e 33,4% na região.

Produção, utilização, descarte e reciclagem do PET no Brasil, artigo de Antonio Silvio Hendges

O politereftalato de etileno ou PET é o resultado da reação entre o ácido tereftálico (ácido 1,4-benzoldicarboxílico, C6H4(COOH)2, para-dicarboxil-benzeno) e o etileno glicol (etano 1, 2-diol, HOCH2CH2OH) que formam um polímero termoplástico, ou seja, que pode ser reprocessado diversas vezes através do mesmo ou outros processos. Foi desenvolvido em 1941 pelos ingleses Whinfield e Dickson e seu principal uso é em embalagens e fibras para tecelagem. A popularização dos produtos embalados em PET, principalmente bebidas, aconteceu a partir dos anos 70 do Século XX e as primeiras ações de reciclagem aconteceram no EUA e Canadá na década seguinte.

Modelo pode ajudar a prever como espécies da Mata Atlântica responderão às mudanças climáticas

Compreender os processos evolutivos, geológicos, climáticos e genéticos por trás da enorme biodiversidade e do padrão de distribuição de espécies da Mata Atlântica e, com base nesse conhecimento, criar modelos que permitam prever, por exemplo, como essas espécies vão reagir às mudanças no clima e no uso do solo.

O que é a soberania alimentar? artigo de Esther Vivas

Comer: mastigar e esmigalhar o alimento na boca e passá-lo ao estômago, segundo a definição da Real Academia Espanhola. Comer, no entanto, é bem mais que engolir alimentos. Comer de maneira sã e consciente implica interrogar-se sobre de onde vem o que consumimos, como se elaborou, em que condições, porque pagamos um determinado preço. Significa tomar o controle sobre os nossos hábitos alimentares e não delegar. Ou por outras palavras, significa ser soberanos, poder decidir, quanto à nossa alimentação. Esta é a essência da soberania alimentar.

Chega de ser bom, artigo Montserrat Martins

Os rodoviários em greve prolongada em Porto Alegre cansaram de se preocupar em serem “bonzinhos” com patrões ou mesmo com a população toda, pois só eles sentem na pele a violência produzida pelo trânsito na sua saúde e na sua qualidade de vida – a diminuição da carga horária é uma das principais reivindicações. Doenças como infarto, AVC, hipertensão arterial, estresse, depressão, são bem mais frequentes em algumas categorias profissionais, como a deles, as dos professores, policiais, trabalhadores da saúde, entre outras.

Pesquisadores da USP usam corrente elétrica para tratar depressão

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma nova técnica para o tratamento da depressão. Uma estimulação elétrica indolor feita com a ajuda de dois eletrodos, colocados na cabeça do paciente, poderá servir como alternativa para quem sofre da doença, mas não toma os medicamentos antidepressivos devido aos fortes efeitos colaterais.

Pesquisa avaliará os impactos socioambientais de Belo Monte

Uma pesquisa científica vai avaliar os impactos sociais e ambientais da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, próxima à cidade de Altamira, no Pará.  A pesquisa, intitulada “Processos sociais e ambientais que acompanham a construção da hidroelétrica de Belo Monte, Altamira, PA”, tem apoio da FAPESP por meio do SPEC - São Paulo Excellence Chair, que visa propiciar a vinda ao Brasil de pesquisadores de primeira linha do exterior para criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas.

Amazonas vai se transformar em emissor de CO2, indica estudo

A bacia amazônica deixará de resfriar a atmosfera e se transformará em mais uma fonte de emissão de dióxido de carbono (CO2) se as alterações climáticas, como os extremos nas precipitações, continuarem, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira na revista britânica Nature.

Resíduos florestais viram joias e móveis, e ganham mercado externo

O desenvolvimento sustentável já deixou de ser apenas teoria para alguns marceneiros e designers de joias no Amazonas. A partir de resíduos florestais, profissionais estão produzindo biojoias e móveis com características genuinamente amazônicas. As peças feitas com madeiras, sementes e fibras, conquistaram espaço no mercado internacional, com exportações para países europeus e da América do Norte. Em 2013, numa instituição que fabrica móveis e peças de decoração, o lucro girou em torno de R$ 1,8 milhão.

Consumo de energia bate recorde no Sul por causa do calor

Um recorde de demanda instantânea de energia foi registrado na terça-feira no Subsistema Sul, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A demanda máxima de energia na região atingiu 17.412 megawatts (MW) às 14h. De acordo com o Boletim de Carga divulgado pelo ONS, o pico de consumo se deve à continuidade das altas temperaturas e ao índice de desconforto térmico nessa região, na hora de maior insolação. A falta de energia que afetou consumidores no Sul, Sudeste e Centro-Oeste na tarde de ontem começou às 14h03.

Amazônia mais verde na seca é ilusão de ótica, diz estudo

A última edição da revista “Nature” tem dois artigos sobre a Amazônia. A maior floresta tropical do mundo é também tema da capa da publicação. Uma das pesquisas, liderada por Douglas Morton, da Nasa, aponta que o fenômeno observado em imagens de satélite em que a floresta fica mais verde em época de seca pode ser uma ilusão de ótica.

Falta de chuva afeta a capacidade da Amazônia de absorver carbono

A seca que atingiu a Bacia Amazônica em 2010 foi tão severa que comprometeu até mesmo a capacidade da floresta de absorver o excesso de dióxido de carbono (CO2), considerado o principal gás de efeito estufa. No ano seguinte, com chuva acima da média, a vegetação conseguiu não apenas absorver toda a emissão oriunda de processos naturais como também a resultante de atividades humanas, entre elas as queimadas.

Políticas de inclusão atreladas apenas ao vestibular são insuficientes, aponta pesquisador

Apesar de importantes, as políticas de inclusão social ou de ação afirmativa no ensino superior atreladas somente ao vestibular – ou a processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – são insuficientes para solucionar o problema da exclusão de jovens oriundos de escola pública.

Cegueira simulada melhora capacidade do cérebro de processar sons

A redução da visão de uma pessoa por apenas uma semana pode ajudar o cérebro a melhorar sua capacidade de processar sons, segundo um estudo publicado na quarta-feira pela revista Neuron. O estudo, que examina a relação entre a visão e a audição no cérebro, foi feito por Hey Kyoung Lee, professor de neurociências no Instituto da Mente e o Cérebro na Universidade Johns Hopkins, e Patrick Kanold, um biólogo da Universidade de Maryland em College Park.

A armadilha do PET

Foi na última semana, quando uma amiga me enviou uma foto de seu quintal de permacultura, e com orgulho ela escreveu: "Olha estou reciclando garrafas de PET, utilizando no viveiro para as minhas plantinhas." A minha amiga se acha ecologicamente correta e consciente, mas sem querer ela entrou na armadilha da grande indústria do plástico e do petróleo.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros