Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Famílias de baixa renda vão economizar 70% de energia com aquecedor solar

Retorno de investimento em até três anos, redução do consumo de energia elétrica causado pelo vilão chuveiro (responsável por 20 a 30% da energia de uma casa) e um custo menor na conta de luz. Sobram motivos para instalar um aquecedor solar. No noroeste gaúcho, uma iniciativa de 3,7 milhões vai beneficiar cerca de mil famílias de baixa renda dos municípios de Santa Rosa, Giruá, Cruz Alta e Santo Ângelo.

Programa incorpora dimensão espiritual a tratamento médico

Embora trabalhe diariamente com a questão da saúde humana, o que com frequência é sinônimo de lidar com o sofrimento alheio, a dor e a morte, o exercício da medicina e a formação na área raramente levam em consideração aspectos como religião e espiritualidade no contato com os pacientes. Mas para o psiquiatra Frederico Camelo Leão, independentemente das crenças pessoais do médico, ele deve estar preparado para lidar com a dimensão espiritual. “O paciente demanda isso”, afirma o pesquisador do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

SP é o estado que mais deve registrar casos de câncer em 2014, diz Inca

São Paulo é o estado que mais deve registrar novos casos de câncer este ano, principalmente tumores na próstata, nos homens, e na mama, em mulheres, de acordo com estimativa divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Nacional do Câncer, o Inca, no Dia Mundial do Câncer.
terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As projeções sobre o futuro da água

Há uma crescente preocupação com a disponibilidade da água nas próximas décadas. A apreensão tem sentido, já que grande parcela da população mundial ainda vive sem acesso à água potável e ao saneamento básico, situação que tende a piorar com o aumento populacional esperado. Entre as soluções propostas está a da precificação dos recursos hídricos, o que poderia implicar em custos significativos para diversos setores da indústria. Mas será esta solução puramente econômica é a definitiva?

Novos formatos para ver o mundo e a vida

Não é uma proposta de ambientalista radical, ativista político, esquerdista militante, é do próprio presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, no recente Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça: as emissões de dióxido de carbono ameaçam comprometer os avanços do desenvolvimento econômico nas duas últimas décadas; governos, corporações de negócios e empresas deveriam cancelar seu provimento de recursos para empresas de petróleo, gás e carvão, além de apoiar a criação de tributos para essas áreas; também será preciso obrigar esses setores a revelar seu nível de contribuição para os impactos climáticos.

Estudo sugere que amor faz paladar humano sentir mais sabores doces

O amor pode fazer a vida ficar, literalmente, mais doce. Um novo estudo —conduzido por um pesquisador ligado à Radboud University Nijmegen, na Holanda, e destacado pelo periódico especializado em psicologia Emotion— sugere que ao estarmos apaixonados o nosso paladar muda e passa a sentir sabores doces quando eles não estão presentes no que ingerimos.

Normas para rotular alimento como ‘light’ ou ’sem sódio’ já estão em vigor

Fabricantes de alimentos estão obrigados desde o dia 1º a cumprir novas regras para embalagens de produtos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de facilitar a leitura de valores nutricionais pelo consumidor e controlar a quantidade de substâncias presentes no alimento.

Estudo aponta que antioxidantes não contribuem no combate ao câncer

Os antioxidantes, muito populares nas últimas décadas entre as pessoas preocupadas com a saúde, aceleram a progressão do câncer de pulmão em roedores e não trazem benefícios para as pessoas saudáveis, aponta artigo publicado nesta quarta-feira pela revista “Science Translational”.

Brasil fiscaliza agrotóxico só em 13 alimentos, enquanto EUA e Europa analisam 300

Num momento em que se disseminam os benefícios de uma alimentação saudável, com frutas, verduras e legumes, especialistas alertam para os riscos dessa opção. Isso porque o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, mas a fiscalização é falha.

Agrotóxico pode causar câncer e alterações na puberdade

Especialistas em saúde apontam uma correlação direta entre o acúmulo de agrotóxico no organismo e a propensão a desenvolver câncer de mama, de testículos e de fígado. No caso de crianças, com sistema imunológico menos desenvolvido, a contaminação pode ocorrer durante a gestação, ainda na placenta pelo leite materno. Os maiores riscos são de leucemia e linfoma.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros