Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Os monstros no seu armário

Em julho de 2011, quando o Greenpeace lançou a campanha Detox, 18 grandes empresas do setor de vestuário comprometeram-se em diminuir a presença de substâncias tóxicas identificadas em suas peças. Tais partículas, frequentemente disruptores endócrinos, são conhecidas por inibir ou alterar o funcionamento de hormônios, promover a obesidade e até mesmo induzir a formação de câncer. Em janeiro de 2013, no entanto, um novo relatório divulgado pela organização aponta que diversas destas marcas ainda não atingiram os resultados esperados.

Hoje a revolução significa puxar os freios de emergência

Atribui-se a Karl Marx esta frase pertinente: “só se fazem as revoluções que se fazem”. Quer dizer, a revolução não configura um ato subjetivo e voluntarista. Quando assim ocorre, é logo vencida por imatura e falta de consistênica. A revolução acontece quando as condições da realidade estão objetivamente maduras e simultaneamente existe nos grupos humanos a vontade subjetiva de querê-la. Então ela irrompe com chance, nem sempre garantida, de vencer e se consolidar.

Cooler aproveita energia solar para resfriar bebidas

Uma tecnologia que usa raios solares para resfriamento é algo curioso. É justamente para impedir que o calor esquente as bebidas que o cooler é levado para a praia, por exemplo. Mas, a empresa Solar Cooler mostrou que o calor pode sim ser aproveitado para a finalidade menos óbvia, desenvolvendo um objeto ecológico e criativo.

Brasil está entre os 53 países que não atingiram e nem estão perto de atingir os Objetivos de Educação para Todos até 2015

A educação é um direito humano fundamental e é essencial para o exercício de todos os direitos. Mesmo assim, o mundo ainda tem cerca de 774 milhões de analfabetos e aproximadamente 57 milhões de crianças fora da escola primária. Muitos jovens e adultos continuam sem aprender o que precisam saber para dirigir suas vidas com saúde e dignidade e essa crise na aprendizagem mundial está custando 129 bilhões de dólares por ano.

Capacitações em boas práticas agrícolas da cultura estimulam produção de cupuaçu

Cultivar o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), árvore que produz o cupuaçu, pode ser uma boa alternativa para o agricultor familiar. A valorização no mercado e o aproveitamento total do fruto por diversos segmentos da agroindústria comprovam isso. No entanto, a incidência de pragas e doenças tem desencorajado alguns produtores a investir na fruteira. Neste contexto, a Embrapa Amazônia Ocidental, em parceria com instituições como o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), tem realizado capacitações em boas práticas agrícolas da cultura, com o objetivo de ajudar o agricultor a identificar as principais ameaças aos plantios e as formas de controle destes problemas.

Neutralidade da internet e a decisão judicial americana, artigo de José Rodrigues Filho

Não há dúvidas de que a recente decisão de uma Corte Americana pode quebrar a neutralidade da internet, após julgamento de uma ação judicial movida pela Corporação Verizon contra a Comissão Federal de Comunicações, denominada de FCC, a qual foi aceita pela justiça. Temos que levar em consideração ainda os interesses dos gigantes privados, que buscam caminhos para monetizar e justificar suas presenças no campo da internet. Porém, não se deve permitir que estas grandes corporações privadas tentem sequestrar a utilidade pública do que já foi criado em termos de internet, que é parte fundamental da economia não só nos Estados Unidos, mas do resto do mundo, e da nossa vida cívica, social e pessoal.

Obama: “os EUA são o país que mais reduziu a poluição nos últimos anos”

O presidente Barack Obama disse nesta terça-feira (28) que nos últimos oito anos os Estados Unidos reduziram suas emissões de carbono “mais do que qualquer outra nação na Terra”, mas garantiu que é preciso agir “com mais urgência” contra a mudança climática.

Pesquisadores desenvolvem espectrômetro multifuncional

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um espectrômetro de ressonância magnética digital e multifuncional, capaz de desempenhar diferentes funções de maneira mais amigável e eficiente que um espectrômetro convencional.

Relatório mostra que meninas são 54% da população fora da escola

As meninas representam 54% da população mundial fora da escola. A situação é mais grave nos estados árabes, onde essa proporção é 60% e não sofreu alterações desde 2000. O desequilíbrio que prejudica as matrículas de meninas nas escolas é maior nos países de baixa renda. Os dados estão no 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado hoje (29) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Reciclagem de gesso traz solução sustentável para a construção civil

Uma empresa de Canoas (RS), cidade da região metropolitana de Porto Alegre, resolveu investir em um negócio que está beneficiando geradores de resíduos da construção civil, a economia e o meio ambiente: a reciclagem de gesso. Atualmente, a Sebanella recebe cerca de 1.000 toneladas do material por mês e o reutiliza, por exemplo, como fertilizante na agricultura.

Vaticano verde

O meio ambiente é o novo alvo do furacão Francisco, o papa-rockstar que está revirando todas as pedras e pedros do Vaticano. Após semanas de boatos, o padre Federico Lombardi, porta-voz do líder dos católicos, anunciou que a Igreja está produzindo uma encíclica sobre “a ecologia humana”, ainda no seu esboço inicial.

Agricultura Urbana: Hortas comunitárias se popularizam cada vez mais em Berlim

Seja no telhado de um shopping, seja em um antigo aeroporto, as hortas estão se espalhando por Berlim. Cada vez mais, moradores trabalham a terra para cultivar tomates, batatas e… vínculos sociais, em uma cidade onde ainda parece haver espaço para tudo. Matéria da AFP, no UOL Notícias.

Valorização do salário mínimo e a cesta básica, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

O Brasil apresentou um grande crescimento populacional e econômico entre 1950 e 1980. Nestes 30 anos, a população cresceu em média 2,8% ao ano e a economia cresceu 7,0% ao ano. O crescimento médio da renda per capita foi de 4,2% ao ano, o maior crescimento para um período de 30 anos em toda a história brasileira.

Descoberto novo biomarcador para a nefropatia diabética

Uma nova pesquisa revelou que a análise dos níveis de uma proteína conhecida como angiotensinogênio, produzida nos rins e detectada na urina, pode ser uma forma de diagnosticar mais precocemente a nefropatia diabética – uma das complicações mais graves do diabetes.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Reciclagem de entulho é um empreendimento viável

As cidades brasileiras podem fornecer brita e areia recicladas para a indústria da construção civil de forma complementar aos agregados naturais a partir de Resíduos de Construção e Demolição (RCDs), aponta pesquisa da Escola Politénica (Poli) da USP. 

Terno impede o suor para ciclistas que vão de bike ao trabalho

Com objetivo de aumentar o número de pessoas que usam a bicicleta para chegar ao trabalho, a marca de roupas masculinas Parker Dusseau desenvolveu um terno de alto desempenho que impede o ciclista de suar durante o trajeto. Além de diversas adaptações que garantem o conforto térmico dos usuários, o traje também conta com sinalizadores em diversos pontos, a fim de garantir que o ciclista seja visto nas pedaladas noturnas.

A difícil identificação do trabalho doméstico infantil

Passar roupa, lavar o chão, cozinhar, cuidar de crianças e idosos não é coisa de gente grande no Brasil. Em 2011, havia cerca de 258 mil crianças e adolescentes de 5 a 13 anos no país fazendo o trabalho que, por lei, deveria ser destinado apenas a adultos. Esse número correspondia a 7% do total de crianças e adolescentes envolvidos com trabalho infantil e a quase 4% (6,7 milhões) do total de trabalhadores domésticos do país, segundo informações do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Geografia (IBGE).

Petróleo: um pilar da expansão do capitalismo

O petróleo é uma mescla homogênea de compostos orgânicos que, junto com o carvão e o gás natural, formou-se há cerca de 300 milhões de anos, durante o Período Carbonífero da Era Paleozóica. Convertido em “combustível fóssil” na era moderna, é o resultado da ação de milhões de anos sobre restos de animais e plantas cobertos por argila, terra e minerais, submetidos a grandes pressões, altas temperaturas e a ação de bactérias anaeróbicas, ou seja, aquelas que só se desenvolvem em ambientes carentes de oxigênio.

PEC 10, missão civilizatória, artigo de Montserrat Martins

A PEC 10/2011 obriga os governos eleitos a cumprir as promessas de campanha. Isso através de um Plano de Metas com indicadores, metas quantitativas e relatórios quadrimestrais, com ampla divulgação. Mas um detalhe “sui generis” ocorreu durante a tramitação: Um dos mentores, Oded Grajew, pediu a retirada da sanção de inelegibilidade aos governantes que não cumprissem tal plano. Porque?

Plataforma ‘verde’ é lançada para compartilhar informações sobre o crescimento sustentável

Foi lançada nesta quarta-feira (22), em Genebra, a Green Growth Knowledge Platform (GGKP), uma plataforma de compartilhamento de informações sobre o crescimento sustentável. O projeto conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Banco Mundial.

Tecnologia Terminator, de restrição de uso, compromete segurança alimentar, alertam técnicos

Além da possibilidade da contaminação genética de lavouras não transgênicas, a tecnologia terminator, de restrição de uso, pode comprometer a segurança alimentar, alertam especialistas contrários à adoção dessa prática. Especialistas e representantes da sociedade civil temem que a permissão para aplicar tal tecnologia em sementes usadas na produção de fármacos seja o passo inicial para esterilização de sementes destinadas à alimentação.

Produção de gás de xisto (shale gás) por fracking: aquíferos em risco

O Ministério Público Federal entrou com uma ação civil pública para anular parcialmente a 12ª rodada de leilão de gás natural promovida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) no final de novembro e que arrematou 72 áreas para exploração do produto, informou o site Carta Maior (3/12). 

Estudo contribui para melhor compreensão do processo de diferenciação celular

Apesar dos notáveis avanços científicos das últimas décadas, uma das grandes interrogações da biologia permanece intrigando os pesquisadores: como ocorre o processo de diferenciação celular – que faz com que o zigoto, uma célula capaz de originar qualquer tecido do organismo e placentário, dê origem às células especializadas que formam o indivíduo?

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros