Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Conheça o primeiro shopping para moradores de rua

A primeira coisa que pensamos quando lemos shopping é a experiência de comprar roupas novas, de acordo com a tendência e melhores do que as que temos no armário – ou seja, um desejo que as marcas de moda atendem. Só que antes da aparência, vem a necessidade básica que as roupas atendem: a de termos o que vestir

Comida jogada no lixo em Manaus daria para alimentar 100 mil pessoas

A Secretaria Municipal de Limpeza (Semulsp) informou que recolhe diariamente 95,4 toneladas de alimentos nas lixeiras, em 39 feiras e mercados. Por mês, os alimentos desperdiçados somam 2.862,9 toneladas. Em janeiro do ano passado, a média mensal era 270 toneladas.

Governador de São Paulo sanciona lei que proíbe o uso de animal em teste para cosmético

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou nesta quinta-feira (23) lei que proíbe a utilização de animais no desenvolvimento de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. O texto não prevê o veto ao uso de animais para o desenvolvimento de remédios. A lei deve ser publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (24).

Material poderá realizar cálculos matemáticos com a luz

As indústrias de telecomunicações, óptica e aeroespacial, entre outras, começam a apostar em metamateriais para desenvolver estruturas com capacidades sem precedentes, tais como lentes planas, estruturas que curvam a luz e dispositivos ópticos capazes de manipular a luz, a exemplo de circuitos eletrônicos que controlam o fluxo de elétrons.

Cientistas propõem usar capivaras como modelo natural para o estudo do AVC

Além de ser o maior roedor do mundo, a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) possui outra característica anatômica bastante peculiar. Quando atinge a maturidade sexual, por volta de um ano de idade, uma das duas principais artérias que vascularizam seu cérebro se fecha. A outra, simultaneamente, dobra de tamanho e passa por um processo de remodelamento para suprir a demanda cerebral por oxigênio e nutrientes.
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Arena das Dunas é exemplo de reaproveitamento de resíduos e captação da água da chuva

Inspirada na paisagem paradisíaca de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, a Arena das Dunas será inaugurada na quarta-feira, 22 de janeiro, depois de 29 meses de obras. Palco de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, o equipamento esportivo contou com práticas sustentáveis em sua construção, a partir da demolição do antigo estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, o “Machadão”, inaugurado em 1972.

Reciclagem de plásticos ganha nova certificação

Foi implantado nesta segunda-feira (20) o Selo Nacional de Plásticos Reciclados (SENAPLAS), nova certificação de qualidade para os produtos derivados da reciclagem. Instituída pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a regulamentação vai trazer mudanças para toda a cadeia produtiva de pós-consumo, incentivando a população a reaproveitar os materiais, além de trazer benefícios aos catadores e às indústrias que transformam os resíduos.

Fumar pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia, aponta relatório

O tabagismo pode causar ainda mais problemas de saúde do que se sabia anteriormente, inclusive câncer de cólon e fígado, cegueira, diabetes e disfunção erétil, advertiu um importante relatório do governo americano, publicado nesta sexta-feira.

Resíduos plásticos e agrícolas estão transformando os oceanos em lixões invisíveis

Os cientistas ficaram horrorizados ao entrar no chuveiro e encontrar pequenas bolinhas coloridas, de 2 a 3 mm de diâmetro, misturadas ao sabonete líquido oferecido pelo hotel. Era o prenúncio de uma crise no início da conferência sobre poluição nos oceanos promovida pelas Nações Unidas em Montego Bay, na Jamaica, no fim de 2013, e que acontecia no mesmo lugar onde todos os 250 participantes estavam hospedados.

Demanda por água pode exceder em 44% os recursos disponíveis até 2050, prevê ONU-Água

A demanda por água pode exceder em 44% os recursos anuais disponíveis até 2050, enquanto a demanda de energia pode experimentar um aumento de 50% até o mesmo ano. Isso por que a necessidade de água para gerar energia primária está crescendo de acordo com o crescimento econômico, as mudanças demográficas e as mudanças de estilos de vida.

Ação da Comlurb mostra montanha de lixo deixado em Copacabana durante o feriado

Os moradores de Copacabana acordaram na manhã desta terça-feira (21/01) com uma surpresa na areia da praia: uma montanha de lixo com um laço de fita vermelho. A ação da Comlurb, em parceria com o movimento Rio Eu Amo Eu Cuido, teve como objetivo mostrar para a população como ficou a Praia de Copacabana sem limpeza, em apenas um dia de praia lotada. No total, foram amontoadas 40 toneladas de resíduos, largados na areia pelos banhistas neste feriado de São Sebastião (20/01).
A crescente poluição do ar na China e em outros países asiáticos de rápido crescimento intensificaram os ciclones de inverno no noroeste do Pacífico, anunciaram cientistas nesta terça-feira (21). Segundo os especialistas, os ciclones de inverno em latitudes que incluem o noroeste da China, Coreia e Japão trouxeram ventos mais potentes e mais chuvas, como resultado dos níveis crescentes de poluição por particulados.

Geladeira criada por indiano dispensa eletricidade e custa R$ 135

Além de representar uma das fatias da conta mensal de luz, a geladeira é um eletrodoméstico que não é acessível a 100% da população, sobretudo nas regiões mais afastadas e vulneráveis de muitos países. Ao pensar nisso, o artesão indiano Mansukhbai Prajapati idealizou um refrigerador que dispensa a eletricidade para funcionar. Batizado de MittiCool, o aparelho funciona à base do mesmo princípio de resfriamento dos velhos filtros de cerâmica.

Que temos a propor para nossas crises? artigo de Washington Novaes

No momento em que a comunicação relembra os 30 anos do início do movimento Diretas-Já – reprimida pelo Ato Institucional n.º 5, a mudança de regime pretendida só ocorreria mais de uma década depois, com a Constituição de 1988 -, sucedem-se hoje no País sinais de profunda insatisfação na sociedade, protestos populares nas ruas e reivindicações pontuais, crises em muitas áreas de governo em todos os níveis, mudanças ou perda de valores sociais ou individuais.

Energia solar e a falta de interesse do poder público, artigo de Heitor Scalambrini Costa

Nesse ano que passou havia muita esperança de que a energia solar fotovoltaica de uso residencial pudesse deslanchar no Brasil, após a edição da Resolução Normativa (RN) no 482/2011, da Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Eu mesmo cheguei a escrever um artigo, em 19/12/2012, intitulado “A hora e a vez da geração distribuída”.

Genética impulsiona produção de etanol de segunda geração

Para aumentar a produção de bioetanol no Brasil, sem estender a área de plantio de cana-de-açúcar, pesquisadores do Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas (Lafieco) do Instituto de Biociências (IB) da USP estão desenvolvendo um modo de a palha e o bagaço da planta também serem aproveitados no processo de fabricação industrial do combustível.

Guia do consumo consciente para evitar desperdícios de alimentos

Dados da pesquisa realizada em parceria pela UN Food and Agriculture Organization (FAO), Stockholm International Water Institute e a International Water Management Institute (IWMI) revelaram que quase metade de todo o cultivo mundial de alimentos é desperdiçado após a sua produção

Exposição ao sol é capaz de reduzir pressão sanguínea, segundo estudo

Uma sessão de 30 minutos de sol tem a capacidade de reduzir de forma significativa a pressão sanguínea, de acordo com estudo britânico publicado na revista científica “The Journal of Investigative Dermatology”, do grupo Nature. O efeito ocorre graças à alteração dos níveis de óxido nítrico na pele e na corrente sanguínea provocada pelos raios UVA, que faz parte da radiação solar.

Estudo: poluição de produtos feitos na China “retorna” aos EUA

Um estudo indica que a poluição do ar na China que é levada pelo vento através do Pacífico até os Estados Unidos é geralmente causada pela produção de bens que serão exportados para os americanos e europeus. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (20) na publicação especializada Proceedings of the National Academy of Sciences.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Calor faz manchas e águas-vivas aparecerem em praias do Rio

Mudanças bruscas de temperatura na costa do Rio de Janeiro têm provocado uma série de fenômenos nas praias que chamam atenção de banhistas. Depois da espuma que se alastrou por várias praias, nas primeiras semanas do ano, agora é a vez das águas-vivas, que apareceram mortas aos milhares na faixa de areia entre Ipanema e Leblon, e também na Barra da Tijuca.

Pesquisa investiga inovação tecnológica na agricultura orgânica

A agricultura orgânica tem crescido a taxas elevadas no Brasil. Segundo dados divulgados em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, o mercado de produtos orgânicos se expande de 15% a 20% ao ano, abastecido por cerca de 90 mil produtores, dos quais aproximadamente 85% são agricultores familiares.

Bateria orgânica pode ser solução para armazenar energia renovável

Uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e destacada pelo periódico especializado Nature promete ser uma alternativa aos componentes das baterias que são caros e pouco eficientes para armazenar energia renovável, como a solar e a eólica.

Despertar precoce

Há cerca de 7 anos a médica Ana Claudia Latronico atendeu no ambulatório de endocrinologia pediátrica do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo um caso que lhe chamou a atenção e acabou por conduzir à identificação, em meados de 2013, do primeiro gene associado à puberdade precoce de origem hereditária.

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros