Tecnologia do Blogger.

Siga-nos por Email

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

Degradação ambiental leva a crise na saúde pública, diz pesquisa

Uma abordagem “sistemática e abrangente” é necessária para entender o impacto do comportamento humano na saúde pública do mundo, de acordo com um novo relatório. Escrito pelo consórcio Heal (Health & Ecosystems Analysis of Linkages – Análises de Vínculos entre Saúde e Ecossistemas), o estudo destaca vários exemplos do impacto na saúde humana da degradação ambiental, incluindo doenças, mortes e até a redução do QI na infância.

Raios ultravioletas atingem níveis perigosos para saúde no Brasil

Que o sol está forte, o Brasil inteiro já percebeu. O sol deste verão está fazendo a temperatura bater recordes. É gente derretendo para todo lado. “Esse calor está terrível”, afirma um pedestre.
Se você está sofrendo com o sol forte, está sentindo que ele está queimando muito, pode se preparar porque vai piorar. De acordo com os meteorologistas, nestes próximos dias, a radiação dos raios ultravioleta sobre várias regiões do Brasil vai aumentar.

Tese relaciona hábitos alimentares a câncer de mama

“As mudanças de hábitos e estilo de vida do mundo moderno, a maior longevidade e as demandas enfrentadas pelas mulheres na sociedade atual contribuem para que as doenças crônicas não transmissíveis estejam entre as principais causas de morte”. A partir dessa observação, a aluna do doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente da Escola Nacional de Saúde Pùblica (Ensp/Fiocruz) Rita de Cássia Albuquerque elaborou sua tese, intitulada Padrões de consumo de alimentos de mulheres – análises dos registros alimentares da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009 e revisão sistemática da relação com o câncer de mama. A pesquisa, orientada por Dirce Maria Lobo Marchioni, teve como objetivo principal a investigação de padrões de consumo alimentar na população brasileira feminina com idade superior a 35 anos e a análise da relação entre os padrões de consumo alimentar e o câncer de mama. A partir do estudo, a aluna espera colaborar fornecendo evidências científicas para subsidiar ações programáticas que levem à efetiva melhora nas condições de saúde e de qualidade de vida das mulheres.

Queda da produtividade reduz crescimento econômico mundial, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

Após a recessão mundial de 2009 houve recuperação do PIB mundial em 2010, com aumento acima de 5%. Diversas firmas de consultoria projetaram crescimento acima de 4% para os anos vindouros. Mas os dados de 2011 e 2013 mostram que o crescimento ficou abaixo deste patamar e abaixo de 3% em 2013. O ano de 2014, mesmo que um pouco melhor que 2013, não apresenta grandes esperanças aos desenvolvimentistas. Cresce a impressão de que a economia mundial vai entrar em uma fase de baixo desempenho, o que só deve se agravar nas próximas décadas.

Transgênicos: a importância de abrir o debate

O Ministério Público Federal (MPF) realizou em 12 de dezembro de 2013, em Brasília, uma audiência pública sobre a iminente liberação de sementes transgênicas de milho, soja e algodão resistentes ao herbicida 2,4-D, componente do famoso “Agente Laranja” que tanto prejuízo causou ao Vietnã. O MPF, a AGAPAN e o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) já haviam solicitado à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTN-Bio) a realização da Audiência, para discutir com maiores detalhes os riscos da utilização dessa tecnologia. No entanto, a comissão recusou a proposta, e o MPF decidiu realizar o evento em suas próprias dependências.

Nova Iorque vai usar restos de alimentos para aquecer residências

Os restos de alimentos e outros resíduos orgânicos encontrados no lixo todos os dias em Nova Iorque vão se transformar numa alternativa sustentável para driblar o frio intenso na cidade. Isso porque, depois de serem coletados, os resíduos serão incorporados a um sistema de geração de biogás, planejado para fornecer energia aos aquecedores de residências e edifícios.

Plataforma propõe que pessoas troquem serviços sem usar dinheiro

No passado, para sobreviverem, as pessoas se ajudavam mutuamente com a prática do escambo de bens e serviços. Pela necessidade de repensar os hábitos de consumo, observa-se atualmente um retorno da prática em todo o mundo – sendo a tecnologia agora uma grande aliada deste cenário.

Gasolina que reduz emissões de carbono já substitui versão convencional

Uma nova gasolina menos agressiva ao meio ambiente começou a ser comercializada nesta terça-feira (7), em vários postos de todo o país, para substituir a versão comum. Chamado de S-50, o novo combustível de alta eficiência possui menor concentração de enxofre, e, ao ser queimado, libera até 60% menos de gás carbônico e de óxido de nitrogênio na atmosfera do que as versões convencionais.

China constrói maior parque solar do mundo

A China deu início à construção da maior usina solar do mundo, segunda megausina fotovoltaica do país, que possui capacidade instalada de dez mil megawatts e será erguida na remota localidade de Xinjiang. O projeto levará quatro anos para ser finalizado, mas os primeiros painéis começarão a operar ainda em 2014, contribuindo para uma matriz energética mais sustentável em meio ao preocupante cenário de degradação ambiental encontrado no país asiático.

2014, Iansã e Xangô, artigo de Montserrat Martins

2014 vai ser regido por Iansã e Xangô, um ano de lutas por causas justas. Iansã é guerreira e Xangô é o orixá que luta por justiça. Não sei o que diz o I-Ching ou algum outro tipo de oráculo chinês que exista, o que seria recomendável para saber os rumos da economia mundial, ditada pela China. Já os orixás tem tudo a ver com a brasilidade e é interessante saber o que eles dizem sobre esse ano.

Queima de carvão bate recorde na Alemanha em 2013

Apesar da meta de suprir 80% da sua demanda de energia com fontes renováveis até 2050, a Alemanha continua dependendo fortemente do carvão. Em 2013, o país produziu 162 bilhões killowatts/hora a partir do linhito, um tipo de carvão. Desde 1990, época de reunificação do país, o consumo dessa matriz fóssil não era tão elevado. Naquele ano, quando as termelétricas da antiga Alemanha Oriental ainda operavam, foram 171 bilhões killowatts/hora. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (07/01) pelo Ageb, um centro de estudos que monitora o setor no país.

Depois da contaminação do solo, USP Leste suspende atividades em razão de infestação de piolhos de pombo

Foi prorrogada, até a próxima segunda-feira (13), a suspensão das atividades no campus Ermelino Matarazzo, da Universidade de São Paulo (USP), em razão de uma infestação de piolhos de pombos e de contaminação da água. A previsão era de que o retorno ocorreria hoje (6), mas, de acordo com a instituição, o prazo não foi suficiente para concluir a limpeza do prédio. A paralisação das atividades começou no dia 16 de dezembro.

Cultivo orgânico de morango permite obter frutos com maior teor de sólidos solúveis e polpa mais firme

As diferenças entre o morango (Fragaria spp) cultivado nos sistemas convencional e orgânico são demonstradas em pesquisa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O fruto obtido no cultivo orgânico apresenta polpa mais firme e maior quantidade de sólidos solúveis, além de apresentar coloração mais intensa nas análises em laboratório. As diferenças entre as formas de cultivo foram estudadas no trabalho Pós-colheita de morangos produzidos no sistema de cultivo orgânico versus sistema convencional em repetidas avaliações, realizado pela engenheira agrônoma Carolina Amanda Wippich Andrade.

Crise financeira na Espanha: Adeus eletricidade, luz e aquecimento, artigo de Esther Vivas

A pobreza, atualmente, já não implica apenas não ter trabalho, o dinheiro não chegar até ao fim do mês, não poder pagar a renda da casa ou a prestação do empréstimo, mas também, não poder acender a luz, tomar uma ducha ou ter aquecimento. A nossa pobreza é invisível.

A armadilha do PET, artigo de Norbert Suchanek

Foi na última semana, quando uma amiga me enviou uma foto de seu quintal de permacultura, e com orgulho ela escreveu: “Olha estou reciclando garrafas de PET, utilizando no viveiro para as minhas plantinhas.” A minha amiga se acha ecologicamente correta e consciente, mas sem querer ela entrou na armadilha da grande indústria do plástico e do petróleo.

Espuma na orla do Rio é fenômeno natural, diz Instituto do Ambiente

A espuma amarelada encontrada na orla das zonas oeste e sul da capital na manhã desta segunda-feira é um fenômeno natural comum no verão, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que atribui a ocorrência à decomposição de algas. O instituto coletou água para análise, e o resultado será divulgado amanhã.

Os Limites da Ilha de Santa Catarina ou O Princípio de Exaustão da Mesma

Esta situação escabrosa de falta de água para os moradores e visitantes da Ilha de Santa Catarina exige que haja as perguntas: qual o futuro da população desta Ilha? Que futuro é ou foi planejado?  Ele serve para todos? Todos nela terão condições de vida normal?
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

O funesto império mundial das corporações

O individualismo, marca registrada da sociedade de mercado e do capitalismo como modo de produção e sua expressão política o neoliberalismo, revelam toda sua força mediante as corporações nacionais e multinacionais. Nelas vigora cruel competição dentro da lógica do ganha-perde.

Clima, alimentação, saúde e biodiversidade, artigo de Washington Novaes

Tem sido muito farto, nas últimas semanas, o noticiário sobre vários temas que se inter-relacionam – perdas em várias áreas com mudanças climáticas, inclusive na biodiversidade; valor dessa biodiversidade na alimentação humana, na saúde e em outros setores; perdas de safras brasileiras por causa de “pragas” novas e antigas. 

Doenças crônicas nasceram do descompasso entre vida moderna e nossa evolução

O bioantropólogo Dan Lieberman, da Universidade Harvard, resolve concluir a entrevista sobre seu novo livro, “The Story of the Human Body” (“A História do Corpo Humano”), com uma espécie de grito de guerra: “A medicina precisa da teoria da evolução!”, brada ele.

Orgânicos apresentam expansão na produção e interesse de consumo

Comer mais saudável é um dos desejos mais encontrados nas listas de fim de ano de muitas pessoas. Uns cortam o chocolate, outros frituras, refrigerantes etc. Tudo isso segue aliado ao consumo maior de frutas, legumes e verduras, assim recomendam os nutricionistas. Mas e quando estes alimentos são cultivados com agrotóxicos que também podem, em longo prazo, fazer mal à saúde?

Consumo de água devido à temperatura elevada pode crescer até 200% neste verão no Rio

As altas temperaturas no Rio de Janeiro têm ampliado o consumo de água na capital carioca. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), historicamente o consumo fica 30% maior no verão e, em alguns pontos ou regiões, o aumento pode chegar a 200%. Não foi feito ainda, entretanto, pela empresa, nenhum levantamento sobre a expansão do consumo de água nos últimos dias, em relação ao mesmo período do ano passado.

Sistema criado em São Carlos/SP reduz o gasto de água na lavoura em 70%

Uma nova tecnologia, desenvolvida por pesquisadores da Embrapa de São Carlos (SP), quer aumentar o controle na irrigação. O sistema, que aumenta em 40% a produtividade na lavoura e reduz em até 70% o consumo de água, é formado por um sensor de cerâmica, que indica o nível de umidade da terra, ligado a um sistema de gotejamento preciso, que mostra quanto o solo precisa de água.

Eco & Ação

Ecologia

Loading...

Postagens populares

Parceiros