Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

domingo, 30 de novembro de 2014

Saiba mais sobre o câncer de próstata

Atualmente o câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e mesmo assim ainda falta muito que os homens se conscientizem da importância de sua prevenção. Os dados acerca da doença são assustadores: quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista, segundo dados do site Novembro Azul. No Brasil, a doença é a 2ª causa de morte por câncer entre os homens perdendo apenas para o câncer de pulmão.


O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima que em 2014, cerca de 69 mil homens serão diagnosticados com a doença.

Mas, o que é o câncer de próstata? A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que está localizada abaixo da bexiga, a frente do reto envolvendo a porção inicial da uretra. Tem a função de produzir parte do sêmen (líquido espesso que contém espermatozóides). O câncer é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata.

Sintomas – Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Alguns sintomas são:

-Dificuldade para urinar;

-Sangramento na urina;

-Urinar com frequência principalmente à noite (levantar várias vezes);

-Urinar pouco de cada vez;

-Dor e a sensação de ardência ao urinar.

Fatores de risco – As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 50 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.

Prevenção – O consumo de dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais; Evitar gorduras (animais); Realizar exercícios físicos no mínimo 30 minutos diários; Diminuir consumo de álcool e não fumar podem interferir positivamente no não surgimento da doença.

Diagnósticos:

Toque retal – Dura aproximadamente 10 segundos, é simples e praticamente indolor, além de não afetar a masculinidade. É sempre recomendável e também fundamental para detectar o estágio da doença, bem como para definição do tratamento.

Dosagem de PSA – Um exame de sangue específico que verifica o antígeno prostático específico. PSA (antígeno prostático específico) é a dosagem de uma proteína do sangue por meio de exame de sangue. É um exame usado para orientar a biópsia da próstata.

Ultrassom transrretal – E um exame usado para orientar a biópsia da próstata.

Cintilografia óssea – É um exame é fundamental na identificação do estágio do câncer da próstata, sendo altamente sensível, porém pouco específica.

 Tratamento – Para o tratamento do câncer de próstata pode ser utilizada à cirurgia convencional, laparoscópica ou robótica; Radioterapia; Quimioterapia ou até mesmo a vigilância ativa (observação semestral ou anual do crescimento do tumor). Vale lembrar que a escolha do tratamento deve ser individualizada e definida após discussão (com o médico) dos riscos e benefícios que o tratamento pode causar.

Fonte: Site Novembro Azul e Instituto Nacional do Câncer (INCA) 2014.

DADOS DO ESPECIALISTA:

Profª Rita de Cássia Freitas Bandeira, professora do corpo docente do curso de Pós-graduação em ENFERMAGEM ONCOLÓGICA da Universidade Estácio. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia, especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela escola de Enfermagem da USP e mestranda em Adaptação trans-cultural e validação do UCLA Prostate Cancer Index – PCI (questionário de qualidade de vida específico para câncer de próstata).

SOBRE A ESTÁCIO

Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, a Universidade Estácio de Sá está presente em 20 Estados e no Distrito Federal.

Colaboração de Fabiana Cardoso

Fonte: EcoDebate

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros