Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ONU alerta que mudanças climáticas podem se tornar irreversíveis

“O tempo não está do nosso lado, os líderes precisam agir”, disse secretário-geral da ONU no lançamento de novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC).


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou, neste domingo (02), o Relatório Síntese do Quinto Relatório de Avaliação da instituição. O documento alerta que as mudanças climáticas, se não forem controladas logo, vão aumentar a probabilidade de impactos graves, invasivos e irreversíveis para os ecossistemas, ao mesmo tempo em que ressalta a influência “clara e crescente” do ser humano no clima.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participou do lançamento na capital da Dinamarca, Copenhague, e lembrou aos participantes que se o mundo continuar agindo da maneira atual no que se refere às mudanças climáticas, a oportunidade de manter o aumento da temperatura global abaixo da meta internacional de 2 graus Celsius não será mais possível em menos de dez anos.

“Com este último relatório, a ciência se pronunciou novamente e com ainda mais clareza. O tempo não está do nosso lado, os líderes precisam agir”, declarou Ban.

Classificando o relatório como a “avaliação mais abrangente sobre mudanças climáticas já realizada”, o secretário-geral pediu que o mundo se mobilize, dizendo que “mesmo se pararmos as emissões amanhã, continuaremos lidando com as mudanças climáticas por algum tempo”. Ban disse também que o mundo não está preparado para os riscos das mudanças climáticas, destacando os mais pobres e vulneráveis, que são os que menos contribuíram para a potencialização deste problema e, ao mesmo, suas maiores vítimas.

“A boa notícia é que se agirmos agora, teremos condições de construir um mundo mais sustentável”, afirmou, explicando que as ações rápidas e decisivas se baseiam em tecnologias e ferramentas já disponíveis para colocar “o mundo nos trilhos certos”. O secretário-geral da ONU afirmou que fontes de energia renováveis são cada vez mais competitivas economicamente e já comprovaram seu valor. “Foi-se o mito de que a ação climática seria cara; a inércia vai custar muito mais caro”, acrescentou.

O relatório volta a confirmar que as mudanças climáticas estão sendo registradas em todo o mundo e que o aquecimento global é inevitável.

“Nossa avaliação considera que a atmosfera e os oceanos têm aquecido, a quantidade de neve e gelo tem diminuído, o nível do mar subiu e a concentração de CO² aumentou para um patamar não registrado em pelo menos 800 mil anos”, disse o co-presidente do grupo de trabalho responsável pelo documento, Thomas Stocker.

O chefe do IPCC, Rajendra Pachauri, ressaltou que os meios para limitar as alterações climáticas existem. “As soluções são muitas e permitem a continuação do desenvolvimento humano e econômico. Tudo o que precisamos é ter vontade de mudar”.

A íntegra do documento do IPCC pode ser baixada neste link

Fonte: ONU Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros