Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Terremoto sentido em Jaraguá foi percebido também em JoinvilleTerremoto sentido em Jaraguá foi percebido também em Joinville

Janelas de casas tremeram na madrugada de segunda-feira. Defesa Civil confirma fenômeno


Morador do bairro Vila Nova, em Joinville, Alexsander Gonçalves disse ter sentido tremor de terra por volta das 4h30 da última segunda-feira. Ele mora na Estrada Blumenau. 

Ele percebeu que as janelas tremeram e sentiu a cama mexendo também. Quando ouviu o barulho, pensou que fosse trovoada. Mas, quando olhou pela janela, percebeu que o céu estava limpo e estrelado. Nenhum objeto chegou a cair no chão. Outros dois vizinhos dele também teriam sentido o tremor. 

— Moro há tantos anos no sítio e nunca vi uma coisa dessas. Mas foi rápido, coisa de três segundos e não chegou a quebrar nada — relatou.

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Antônio Edval Pereira, os tremores têm relação entre si. 

— Houve uma acomodação do solo em uma região próxima aos municípios de Jaraguá do Sul, Joinville e Schroeder, que fez com que alguns bairros dos diferentes municípios sentissem o tremor —, afirma. 

Como explica Antônio Edval, o período de chuvas acaba provocando descolamentos de rochas no subsolo. O que acontece é que os rios subterrâneos começam a aprofundar e o subsolo se acomoda neste espaço que fica sobrando. 

Tremor assusta moradores da região de Jaraguá do Sul

O tremor de terra na madrugada da segunda-feira atingiu magnitude 3,5 — considerada pequena na escala que vai até 9. Para o coordenador, a hipótese de um novo tremor está descartada. Ele compara o tremor sentido pelos moradores a um tremor de um caminhão passando pela estrada. Portanto não há motivo para preocupação.   

Segundo o professor e pesquisador George Sand de França, o tremor é considerado um terremoto.

Não é a primeira vez

Em 2010, tremores foram sentidos na localidade Tifa Theilacker, no bairro Três Rios do Norte, em Jaraguá. Na época, A Defesa Civil descartou a hipótese de terremoto e trabalhou com a com a tese de acomodação do solo por conta das chuvas.  

Em Pirabeiraba, foram 11 tremores em menos de 24 horas no ano de 2012, também em função da acomodação do solo.

Fonte: A Notícia

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros