Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Exame sobre ebola pode não sair em 24h, diz vice-diretor de instituto no PA

O vice-diretor do Instituto Evandro Chagas (IEC), Willer Melo, disse que é precipitado esperar que o exame da amostra retirada do paciente Souleymane Bah, que está internado com suspeita de ebola no Rio de Janeiro, seja divulgado em 24 horas, conforme afirmou o ministro da saúde Arthur Chioro. “Não podemos prever o tempo. É precipitado falar em 24 horas”, pondera.


O Instituto Evandro Chagas irá examinar, no Pará, a amostra do africano que está com suspeita da doença. Bah chegou por volta das 6h30 desta sexta-feira (10) na base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. O paciente de 47 anos, que é de Guiné, na África Ocidental, estava internado em Cascavel, no Paraná.

De acordo com o instituto, o material coletado do paciente será trazido ao estado em avião da Força Aérea Brasileira, que ainda não confirmou recebimento de solicitação do Ministério da Saúde para transporte deste tipo de carga.

Na manhã desta sexta-feira o IEC não teve expediente: os funcionários foram liberados para acompanhar a primeira romaria do Círio de Nazaré, cuja principal procissão acontece no domingo (12). Porém, segundo o diretor, a festa não irá alterar o cronograma de plantão, e também não representa risco de contaminação. “O laboratório está em situação de emergência e irá fazer o exame. É o laboratório de referência com biossegurança máxima. O instituto está preparado para lidar com esta amostra”, disse o diretor.

O ebola – O vírus do ebola só é transmitido por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse que, apesar da suspeita, a situação está sob controle. “Todos os procedimentos indicados no nosso protocolo foram efetivamente aplicados com muito êxito”.

Entenda o caso – O paciente Soulemayne Bah chegou ao Brasil na condição de refugiado e, de acordo com o documento expedido pela Coordenação Geral de Polícia de Imigração, pode permanecer no país até 22 de setembro de 2015.

De acordo com o governo, o hospital paranaense recebeu o paciente classificado como suspeito de infecção por ebola na quinta-feira (9). Ele relatou que na quarta (8) e na manhã desta quinta (9) teve febre.

O ministério da Saúde destacou que, por estar no 21º dia, limite máximo para o período de incubação da doença, o caso foi considerado suspeito, de acordo com os protocolos internacionais para o ebola – a Guiné é um dos três países que concentram o surto da doença na África. 

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros