Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Manchester junta-se à campanha da ONU sobre cidades resistentes

A Grande Manchester, no norte da Inglaterra, tornou-se nesta semana a primeira cidade britânica a participar da campanha da ONU sobre Cidades Resilientes.


Manchester foi reconhecida por ser “modelo de resiliência total”. A cidade implementou na íntegra os 10 pontos sobre o enfrentamento de desastres.

Em comunicado, a chefe do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desatres (Unisdr), Margareta Wahlström, afirmou que Manchester passa a integrar uma rede de mais de 2 mil membros em todo o globo.

A cidade inglesa, segundo a ONU, harmoniza o uso da terra, do planejamento e a redução de desastres.

Para Wahlström, a nova integrante da lista representa um grande impulso para a campanha e deve incentivar outras cidades a aprender ainda mais com o manual britânico.

Passo fundamental

O vereador Mike Conolly lembrou que Manchester tem grandes rios e está exposta a uma série de riscos de mudanças climáticas e de temperatura.

Além disso, Manchester corre riscos de cheias, de ondas de calor, tempestades e vendavais. Conolly ressaltou ainda que compreender a importância de se preparar para os desastres em vez de responder a eles é um passo fundamental para as cidades do século 21.

Uma das áreas da Grande Manchester, o condado de Trafford, dedicou parte do orçamento para apoiar até 400 pessoas que não tinham dinheiro para aquecer suas casas durante o inverno.

Os centros de atendimento oferecem garrafas de água quente, sopas, meias e chapéus, além de detectores de fumaça para os moradores.

Saiba mais

A construção de uma cidade resiliente envolve 10 providências essenciais a serem implementadas por prefeitos e gestores públicos locais. Cinco delas tem como origem as prioridades estabelecidas em 2005 pelo Marco de Ação de Hyogo (Japão), quando 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres até 2015.

Entre as medidas estão: a criação de programas educativos e de capacitação em escolas e comunidades locais, o cumprimento de normas sobre construção e princípios para planejamento e uso do solo, os investimentos em implantação e manutenção de infraestrutura que evitem inundações e o estabelecimento de mecanismos de organização e coordenação de ações com base na participação de comunidades e sociedade civil organizada.

Capacidade resiliente

A campanha define “Cidade Resiliente” como sendo aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente os efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

Uma das finalidades da campanha é mostrar que a redução de riscos e desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos, de oportunidades comerciais e a igualdade social, além de garantir ecossistemas mais equilibrados e melhorias nas políticas de saúde e educação.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros