Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

‘Encontro com pacientes humaniza o pesquisador’, diz oncologista

Com o objetivo de conhecer e prestar contas a parte dos voluntários que contribuíram para pesquisas realizadas desde 2002, o grupo autodenominado Gencapo (Genoma do Câncer de Cabeça e Pescoço) – consórcio que reúne pesquisadores de diversas instituições – promoveu em 2013 o 1º Encontro com a Ciência. A experiência foi relatada em um artigo publicado este mês na revista The British Medical Journal (BMJ).


“Nosso objetivo era explicar o que tem sido feito com as amostras de sangue e de tumores doados pelos pacientes, bem como falar sobre as expectativas e as limitações das pesquisas em andamento”, contou Eloiza Helena Tajara, professora da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e coordenadora do Projeto Temático FAPESP que financia os trabalhos do grupo.

O Gencapo é composto por 50 pesquisadores e mais de 30 estudantes. Tem como objetivo realizar análises clínicas, genéticas e epidemiológicas em carcinomas de cabeça e pescoço, em busca de marcadores que ajudem no diagnóstico precoce e no tratamento da doença. Os cientistas também atuam na prevenção.

Cerca de 30 integrantes do grupo estiveram presentes no encontro, realizado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Também compareceram 40 dos 3 mil pacientes que já contribuíram para as pesquisas do grupo. Segundo Tajara, foram convidados apenas aqueles que já haviam sido tratados e estavam sem sinais de recaída.

“Selecionamos um grupo pequeno porque era uma experiência piloto e havia a limitação do auditório, que comporta apenas 90 pessoas. Sabíamos que muitos viriam acompanhados de familiares”, explicou a pesquisadora.

Durante o evento, os cientistas transmitiram informações sobre o câncer de cabeça e pescoço. Também falaram sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas com auxílio das amostras doadas e responderam às dúvidas dos pacientes.

Além de Luisa Lina Villa (Faculdade de Medicina da USP e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e do oncologista Marcos Brasilino de Carvalho (Hospital Heliópolis), também autores do artigo da BMJ, participaram da apresentação os pesquisadores do Gencapo Fabio Nunes, Patricia Severino, Raquel Moysés, Rossana López, Tatiana Toporkov e Victor Wünsch Filho.

“Estamos sempre prestando contas às agências de fomento. Mas também devemos ter a preocupação de prestar contas ao paciente que responde aos longos questionários de pesquisa, doa sangue e amostras de tumor”, comentou Carvalho, idealizador do encontro.

Para o oncologista, além de desmistificar a pesquisa científica para os pacientes, esse tipo de experiência contribui para a humanização dos pesquisadores. Essa também é a avaliação de Tajara. “Muitos de nós, no dia a dia do laboratório, nos esquecemos de que por trás daquele fragmento de tecido existe uma pessoa que sofreu ou que está sofrendo com o câncer”, disse a pesquisadora.

De acordo com Tajara, parte dos jovens cientistas ainda não havia tido contato direto com os pacientes afetados pelo câncer de cabeça e pescoço, doença que pode comprometer a fala e desfigurar a face.

“Acredito que todos os grupos de pesquisa que trabalham com amostras biológicas deveriam promover encontros com os voluntários. Esse tipo de experiência ajuda a manter os pesquisadores motivados, mas principalmente diminui a distância entre o paciente e o pesquisador”, avaliou Tajara.

Para a sua realização, disse Tajara, o evento contou com a ajuda de todos os membros da equipe do Gencapo, especialmente seus bolsistas, e a colaboração de José Eluf Neto, Roger Chammas e da enfermeira Maria Luiza Baggio.

O artigo Research interests: behind the biological sample (doi:10.1136/bmj.g5231) pode ser lido em: www.bmj.com/content/349/bmj.g5231

Fonte: Fapesp

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros