Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Barraca inteligente usa energia solar e recarrega smartphone

Quem foi que disse que não pode haver um pouco de conforto em uma barraca de acampamento? O conceito da Orange Solar Tent, desenvolvido em 2009 pelos designers da Kascope, consiste em uma barraca cujo tecido traz células de captação de energia solar.


A energia coletada é empregada em quatro pontos: iluminação, aquecimento, comunicação e carregamento de gadgets, como smartphones. A barraca, na qual cabem quatro pessoas, possui chão aquecido e um sistema de iluminação ativado por cartão RFID. Para recarregar celulares e tablets, nada de fios. Um bolsão específico permite o carregamento wi-fi dos aparelhos, ao gerar um campo magnético para alimentar as baterias.

Inicialmente, a barraca ‘inteligente’ foi projetada para o Glastonbury Festival, maior evento de música a céu aberto do mundo, que reúne anualmente milhares de pessoas. Retirados da cidade (Worthy Farm, na Inglaterra), os participantes usam barracas como alojamento.

A barraca conta com o “Glo-cation”, um sistema que permite encontrar a barraca correta na área de alojamento ao enviar um SMS ou utilizar um cartão RFID. Caso a pessoa tenha bebido umas cervejas a mais e não lembre qual é a sua barraca, por exemplo, basta ativar o sistema para que ela brilhe.

Você gostaria de ter uma assim? Seguinte: por enquanto, a Orange Solar Tent não passa de um conceito. Contudo, segundo a empresa de design, a ideia será colocada para crowdfunding (financiamento coletivo) no Kickstarter ainda este ano.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros