Colaboradores

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Aplicativo estimula o consumo consciente de água aliado a educação financeira

Foi lançado na última segunda-feira, dia 15, em São Paulo, o aplicativo Nossa Água, resultado de uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Instituto Akatu, ONG em prol do consumo consciente.
O objetivo é estimular o consumo consciente da água aliado à educação financeira. O app está disponível para smartphones Android e, em breve, será lançado também para iOS.

Segundo Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Febraban, a meta foi desenvolver “um aplicativo que pudesse aliar a educação financeira, que é uma grande bandeira da Febraban, a consumo consciente, que é uma grande bandeira do Instituto Akatu. A gente entende que consumo consciente e educação financeira se complementam.”

Para atingir este objetivo de maneira lúdica e engajar o consumidor, os dois parceiros optaram pela gamificação.

O aplicativo oferece uma calculadora de banho que contabiliza o consumo de água conforme o tempo no chuveiro e mostra um ranking em relação ao banho anterior, assim mostrando o quanto está contribuindo para o meio ambiente e também para o seu bolso, através da economia na conta de água.
Outra característica é o jogo O Encanador, em que o usuário deve emendar vazamentos em canos até ligar todas as extremidades para que a água flua pela tubulação.

A cada vez em que usa qualquer uma das duas ferramentas do aplicativo, o usuário recebe uma dica de economia, podendo optar por ler mais sobre o assunto e compartilhar nas redes sociais.

Segundo a Febraban, é importante aliar as dicas de consumo consciente à educação financeira para tornar concretas as vantagens da economia de água. Uma das dicas do aplicativo, por exemplo, informa que uma torneira pingando aumenta em R$1200 a conta de água no período de um ano. E sugere: que tal consertar aquele pinga-pinga e usar esse dinheiro para fazer uma viagem?

Segundo Claudio Tieghi, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias do Instituto Akatu, o lançamento do aplicativo neste período de crise hídrica no Estado de São Paulo é uma coincidência, mas veio em hora providencial e espera-se que possa ajudar a enfrentar a situação. De acordo com Claudio, a economia de cada cidadão parece pequena, mas no conjunto pode fazer uma grande diferença.

Este lançamento é o primeiro de uma série de quatro. Durante os próximos meses serão lançados os aplicativos Nossa Energia, Nossa Alimentação e Nosso Transporte. Todos terão o mesmo objetivo de aliar educação financeira a consumo consciente de maneira lúdica e engajadora.

Visite o Google Play e baixe o aplicativo Nossa Água.

Fonte: Mercado Ético

0 comentários:

Postar um comentário

Eco & Ação

Postagens populares

Parceiros